sábado, março 17, 2012

Parque Nacional dos Aparados da Serra








Recebi hoje as fotos feitas por Ricardo Amaral, durante um agradável passeio que fizemos  - Mile, Cláudio Zoppi, Ricardo, Ronald e eu - em fevereiro último, no feriado de carnaval. Fomos, de carro, a um dos lugares  mais bonitos  do Rio Grande do Sul : o Parque Nacional dos Aparados da Serra.







Saindo de Torres, entramos na BR 101 e , logo, logo, ao passar pela ponte do Rio Mampituba, já estávamos em Santa Catarina, onde percorremos uns 10 km e tomamos o acesso - bem sinalizado - para a cidade de São João do Sul e para o Caminho dos Cânions ( Canyons). A pequena e bonita Praia Grande é a cidade que fica aos pés do trecho mais abrupto e difícil da subida da serra. As paisagens desse caminho são deslumbrantes e por ele se chega aos cânions Malacara e Itaimbezinho. Informações podem ser obtidas em www.praiagrande.sc.gov.br


Fotos: Ricardo Amaral




























"O Cânion do Itaimbezinho é o mais famoso do parque e também um dos maiores do Brasil. Sua extensão chega a 5.800 metros e sua largura máxima alcança os 2000 metros. As paredes rochosas têm uma altura máxima de 720 metros e são cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. São formações rochosas de pelo menos 130 milhões de anos, que parecem ter sido "aparadas" de maneira minuciosa. O nome do cânion vem do Tupi-Guarani: Ita significa pedra e Aí'be significa afiado". Essas informações e muitas outras você encontra em http://www.bemtevibrasil.com.br/aparados.




Muita gente visita Canela e Gramado sem saber que, não muito longe dali , a uns 120 km, estão paisagens fantásticas, cânions feitos há milhões de anos, fendas abertas que a água se encarregou de aprofundar. A partir de Canela, passa-se por São Francisco de Paula e vai-se a Cambará do Sul, principal acesso aos cânions, entre eles, o deslumbrante Fortaleza, com seus 980 metros de profundidade, de onde, em dias claros, pode-se avistar Torres, já que, em linha reta, essa praia fica distante apenas 25 km.




Já se vêem por aqui alguns turistas, não tantos quanto merece a beleza do lugar. Provavelmente os 20 km de estrada de terra, bastante precária, assuste um pouco. Apesar disso, vale a pena ir - pelos Aparados, pelas bromélias, pelas cascatas, pelas trilhas, pela grandiosidade das árvores e por tudo o mais que se pode ver.





3 comentários:

  1. Anônimo2:01 PM

    Aldema, é inacreditável,mas não conheço os Aparados, talvez por receio à estrada. Mas teu post deixou-me com mais vontade de chegar até estes lindos lugares tão pertinho de nós
    Abraços
    MT

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Ainda não conheço esse canyon, apesar de ser na minha terrinha querida. Preciso programar numa ida ao sul. Lindo mesmo!!!
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )4:14 PM

    MT e Cláudia
    Visitem os Aparados! Fortaleza é um canyon fantástico.Depois, podem retornar pela Rota do Sol e me visitar em Torres!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.