quarta-feira, dezembro 28, 2011

Torres - 2011/2012

Casa organizada. Cardápio escolhido. Hóspedes chegando. Tudo pronto para a virada do ano em Torres. 
Constato que , neste final de dezembro, apesar de a cidade estar recebendo muita gente, não irá além da sua capacidade como em anos anteriores. 
Torres está bonita porque é bonita. Parece que a Prefeitura está tentando deixá-la limpa e acolhedora. Também algumas obras públicas estão em andamento, seguindo a lógica de mostrar aos proprietários - a maioria mora longe - o que está sendo feito. Se fossem feitas durante o ano, poderiam não ser notadas, conforme me explicou um trabalhador dessas obras.
Com a expectativa de receber 500 mil visitantes para Natal e Ano Novo, a cidade preparou  não só a infraestrutura, como também uma ampla programação, que iniciou dia 2 de dezembro e que apresentou, por exemplo, no dia 17 do mesmo mês, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, na Praça da Prainha, diversificando, assim, os espaços para espetáculos públicos.
No dia 31 , a partir das 21 horas, serão apresentados shows na Praia Grande, culminando com a tradicional queima de fogos de artifício - momento excelente para fazer-se belas fotos. Acompanharemos também as festividades no Passo de Torres, local que se tem desenvolvido muito.
Pessoalmente, mais do que o charme desta praia e de ser o  4o. maior réveillon do País, é a minha sensação de pertencimento : estou na minha casa, onde estive mais da metade das férias da minha vida, onde vivi alegrias e tristezas de longo tempo e longa história.Este é o meu lugar.
Nossa programação familiar será a mesma de tantos anos. Após o jantar, iremos todos à praia - moramos muito perto dela - para participar da contagem regressiva e ver chegar 2012, assistir à queima de fogos, jogar rosas e flores brancas no mar e molhar o pé na água salgada. Será um ritual de esperança, esperança de um ano com saúde, alegria, paz e muitas e muitas viagens. Que os Anjos digam Amém!