segunda-feira, fevereiro 19, 2018

2018 : roteiros e "gente como a gente" ....1a. Parte




Estão terminando minhas férias do Correndomundo, as primeiras depois de 12 anos. Foi preciso dar um tempo após um final de 2017, marcado por perdas e tristezas. Recomeço valorizando a vida cada dia, cada hora, cada instante. Penso que a consciência de nossa impermanência neste mundo bonito e confuso, nos faz mais tolerantes e mais resilientes. Ainda bem.






Durante essas férias, olhei milhares de fotos de gente do mundo - a diversidade me encanta e comove. Selecionei, quase ao acaso,  algumas para mostrar-lhes enquanto escrevo sobre  espaços  que, no mês próximo, começo a percorrer. Serão, inicialmente, três meses, destinados a ver e a rever lugares, tanto na Europa, quanto no Oriente Médio. Sairei do Brasil rumo ao meu canto: Madrid.






Começarei, em março,  pela Espanha, porque esse país é minha paixão atual. Após me acomodar em Madrid, já tenho bilhetes e hoteis  - hoteis reservados pelo booking.com aqui mesmo no blog - para estar alguns dias em Santiago de Compostela, Pontevedra, Lugo, Ourense e Vigo.  Novo intervalo madrileño, e  nova pequena viagem - Santander, Bilbao  e Donastia ( San Sebastian ).






Início de abril, então juntamente com minha amiga Isolda, faremos o trecho Madrid / Budapeste, a fascinante capital da Hungria - com Buda de um lado do Danúbio,  Peste do outro, ligadas por fotogênicas e históricas pontes. Como diz Pedro, cidade grande, bonita, surpreendente e própria para belas caminhadas.







Não serão muitos dias em Budapeste, mas o tempo calculado é suficiente, por exemplo,  para ver o Parlamento, a comovente instalação Sapatos no Danúbio, o Mercado Central, o Museu do Terror, a Igreja de São Matias, a Galeria Nacional, a Praça dos Herois. É suficiente  também para traçar o calçadão da  Váci e  percorrer a Andrássy, tomar um café na Gerbeaud, experimentar a deliciosa comida húngara no Mercado, subir ao Monte Gellért e ouvir música cigana.








De Budapeste para  Zagreb, a capital de Croácia. espera-nos  uma viagem de 5h, daquelas que encantam os antropólogos pela diversidade dos passageiros. Na sequência, virão 30 dias, certamente  muito movimentados, percorrendo os países da Ex - Yugoslávia, visitando todos eles, não só as capitais, como também algumas cidades famosas por sua beleza e seu  legado histórico.








Partindo, portanto, de Budapeste, chegaremos aos Balcãs,  primeiro a Zagreb, a capital da Croácia e Lubljana, a capital da Eslovênia. Incluiremos desses países, além das capitais, mais  quatro cidades. De avião, iremos de Zagreb a Belgrado, capital da Sérvia.  Da Sérvia, provavelmente de ônibus, viajaremos para  Bósnia Herzegovina, país onde nos espera Sarajevo e Mostar.







O roteiro todo, desta etapa,  abrangerá  além da  Eslovênia, Croácia e Sérvia também  Bósnia Herzegovina, Montenegro, Kosovo e Macedônia. Albânia ainda não está incluída no roteiro - o que poderá acontecer mediante pequenos ajustes de tempo.







Saindo de Skopje, capital da Macedônia, percorrendo cerca 300 Km, provavelmente de trem,  entraremos no Norte da Grécia, chegando  à bíblica Thessaloniko.  Na continuidade, chegaremos a antiga Neapolis - hoje Kavala - e à casa de meus queridos amigos, Alex e Gisela, onde já estive diversas vezes e a partir de onde conheci muitas cidades e ilhas fantásticas, ainda pouco acessada pelo turismo internacional.






De Kavala, retornaremos para Madrid, via Thessaloniko/Bruxelas, pela Brussels Airlines. Faço sempre a comparação entre o companhias aéreas, observando não só o preço, mas também o tempo de duração da viagem. Compro os bilhetes  com uns três meses , no mínimo, de antecedência, conseguindo, assim, preços melhores. As passagens de ônibus eu as comprei na FlixBus. Como é a primeira vez que  uso essa empresa, ao retornar escreverei minhas impressões sobre ela.






















É necessário elaborar  detalhadamente roteiros quando se vai viajar. Deixa-se , no entanto, a possibilidade  de ajustes mesmo no desenrolar da viagem. Já passei por situações difíceis e completamente inesperadas, como a morte de meu marido numa viagem à Escócia. Embora planeje tudo com com muito cuidado, não esqueço o velho ditado: O Homem planeja, e Deus ri..."
























Na continuidade deste post, escreverei sobre os projetos de viagem para maio e junho próximos. A novidade da vez será a Jordânia. Já estou finalizando os preparativos para a viagem toda - bagagem cada vez menor e, com certeza,  cada vez menos compras. A maioria das companhias aéreas estão cobrando por malas despachadas. Ainda bem que posso viajar somente com bagagem de mão.

























Por e-mail ou aqui pelo Correndomundo, continuo a responder perguntas sobre possíveis roteiros e a oferecer sugestões visando a contribuir para que mais pessoas viajem com tranquilidade e alegria. Escolhi viagens como meu foco de militância na velhice - não importa para onde; importa mover-se.






















" Para ser grande, sê inteiro: nada
Exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe tudo quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda 
Brilha, porque alta vive."

Fernando Pessoa












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.