sexta-feira, janeiro 27, 2017

Fernando Pessoa

India - Old Manali

E estamos chegando ao final de janeiro...Corre depressa o tempo...Corre depressa a vida...Que venha o fevereiro ... se possível com esperança de mais solidariedade entre os humanos; se possível com o planejamento de uma sonhada viagem. Desejo-lhes bonito fim de semana e agradável final de mês.

SAUDADE
Fernando Pessoa

Cartago - Tunísia
"Em horas inda louras, lindas
Clorindas e Belindas, brandas,
Brincam no tempo das berlindas,
As vindas vendo das varandas,
De onde ouvem vir a rir as vindas
Fitam o frio as frias bandas.



Portugal
Mas em torno à tarde se entorna
A atordoar o ar que arde
Que a eterna tarde já não torna!
E em torno de atoarda todo o alarde
Do adornado ardor transtorna
No ar de torpor da tarda tarde.



Índia - Rishikesh

E há nevoentos desencantos
Dos encantos dos pensamentos
Dos santos lentos dos recantos
Dos bentos cantos dos conventos...
Prantos de intentos, lentos,tantos
Que encantam os atentos ventos."

Fernando Pessoa


Tunísia - Sidi Bou Said

terça-feira, janeiro 24, 2017

Intervalo de Viagens....

Montevideo 
"Arrumar a vida, pôr prateleiras na vontade e na ação.
Quero fazer isto agora, como sempre quis, com o mesmo resultado;
Mas que bom ter o propósito claro, firme só na clareza, de fazer qualquer coisa!"


Fernando Pessoa



Sofia - Bulgária

Organizar as gavetas desta vida andarilha é minha principal ocupação nestes dias. Seleciono livros, revistas e recortes relacionados a destinos aonde ainda sonho chegar.. Reviso meus guardados onde estão antigos diários de viagem. Olho - os com nostalgia e relembro detalhes, mesmo os detalhes só grafados  na   minha memória..




Itália - Alberobello

Encontro muitas fotos. Copiei-as e selecionei algumas para postar no Correndomundo, já que elas me recordam inesquecíveis viagens com seus belos cenários. São, na sua maioria,  anteriores ao blog - algumas ilustram os já referidos diários -  grossos cadernos com muitos textos e colagens. Estou consciente da minha antiguidade e da transitoriedade da vida.



Jerusalém - Muro das Lamentações

Encontro inúmeras recordações da Itália, para onde fui dezenas de vezes. Identifico fotos e reconheço cidades. A marcação de tempo só se torna possível pelas roupas que uso - e , mesmo assim, de forma imprecisa, porque alguns modelitos ( ou trapos, como se diz na minha região)  foram usados por mais de uma década.



Egito

Minha aparência  indica que muitos anos já se passaram. E não só os vincos mostram essa passagem do tempo, mas também uma certa resignação no olhar, que talvez nem seja resignação seja sim uma certa paciência histórica, onde antes havia uma paciência histérica. 


Monte Sinai

quinta-feira, janeiro 19, 2017

Fernando Pessoa com fotos da Costa da Califórnia




"Boiam leves, desatentos
Meus pensamentos de mágoa,
Como no sono dos ventos,
As algas, cabelos lentos






Do corpo morto das águas.
Boiam como folhas mortas,
A tona de águas paradas.
São coisas vestindo nadas,









Pós remoinhando nas portas
Das casas abandonadas.
Sono de ser, sem remédio,





Vestígio do que não foi,
Leve mágoa, breve tédio,
Não sei se para, se flui;
Não sei se existe ou se dói."
Fernando Pessoa



quinta-feira, janeiro 12, 2017

Viagem Peru/Colômbia/Equador: informações solicitadas


Lima - Parque do Amor - O Beijo
Decidi fazer um resumão que respondesse  a perguntas que me são feitas sobre o roteiro  Peru, Colômbia e Equador. Espero que  minhas informações lhes sejam úteis e facilite boas viagens a esses países tão interessantes e bons de visitar.


Lima - Miraflores
A viagem toda foi feita pela AVIANCA, uma empresa sem luxo, mas  com bom atendimento tanto na aeronave, quanto no check-in. Tem funcionários bem treinados.  Telefone geral dessa empresa é : 0800 286 - 6543 ou em:  https://www.avianca.com.br/informacoes_sobre_viagens. É membro da Star Alliance. Pontuei as milhas para a TAP.


Colômbia - Bogotá - Candelária


Como qualquer outra companhia, paga-se muito menos se as passagens forem compradas com antecedência. Costumo comprá-las ao menos três meses antes e fazer os textos intermediários  com a mesma empresa, salvo quando encontro boas ofertas em Vôos low cost - os de baixo custo. Desta vez, também foi assim : antecedência e todos os trechos pela AVIANCA. Viajei somente com bagagem de cabine.


Jardim interno do Museu Botaro em Bogotá

Informo, a seguir, o tempo de duração dos vôos que fizemos. De Porto Alegre a Lima, são, aproximadamente, cinco horas de vôo ( direto);  de Lima para Bogotá, cerca de três horas; de Bogotá a Quito, uma hora e 40 minutos. Na volta, do Equador a Lima, duas horas e vinte minutos e de Lima a Porto Alegre, cerca de cinco horas. Fiz esse último trecho à noite: dormi um bom sono...


Colômbia - Bogotá - Bairro Usaquen

Por lembrar que o uso de táxi era um pouco complicado nesses países, contratei transfers aeroporto / hoteis. Fiz bobagem. Não era necessário isso. Poderia ter utilizado táxi comum, desde que fosse oficial - o que se identifica até pela fila onde eles estão. Paguei na  chegada o dobro do que paguei na saída. Nos três países, foram os hoteis que providenciaram nosso translado. Não esqueçam, entretanto, de acertar o preço antes - regra de que não se deve fugir.


Quito , visto da Fundação Oswaldo Guayasamin

Tanto no Peru, quanto na Colômbia, para translados frequentes, chamávamos sempre o mesmo carro, com o mesmo motorista. Na Colômbia, foi uma senhora muito gentil, disponível e educada. No Peru, um menino tranquilo e bom motorista, acredito que funcionário do próprio hotel, conduzia-nos aos lugares mais distantes. O custo é pouco mais que um táxi comum, mas a segurança é bem maior. No Equador, contratamos tours de um dia inteiro.


Bogotá - Quinta onde viveu Simão Bolívar

Há bons restaurante nos três paises, com preços iguais ou menores que os preços praticados no Brasil. Como não vivo sem café, considerei a rede de cafeterias Juan Valdéz, na Colômbia, o melhor lugar para ir. Também na Colômbia, o famoso André Carne de Res, é excelente. No Equador, fomos a restaurantes ótimos na região de Mariscal. No Peru, eu poderia viver só comendo batatinhas amarelas e carne de pato. Arepas eram sempre bem - vindas, no café da manhã ou nas refeições - deliciosas!


Equador - Passeio tradicional  à Metade do Mundo

Minha sugestão do que ver restringe-se apenas às capitais - penso retornar a esses países para um minucioso recorrido a outras cidades, que listarei no último tópico desta postagem. Em Lima, parece - me indispensável visitar Praça das Armas, Praça San Martin, Convento de San Francisco, Catedral de Lima, Palácio do Governo, Museu do Ouro, Huaca Pucllana, Parque do Amor, Mercado Inca, Museu Larco,  Biblioteca Nacional,  Centro Histórico e os  bairros Miraflores, Barranco e San Isidro. E não deixe de visitar as espetaculares Fontes de Lima.


Peru - Fontes de Lima

Os Museus de Arte  justificam , por si só, uma viagem a Bogotá. Não se pode deixar de ver o Museu Botero, o Museu do Ouro e o Museu de Arte do Banco da República e, ainda,  o Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez. Não se pode deixar de percorrer a Zona Rosa  o Histórico Bairro da Candelária, com suas construções coloniais, igrejas, museus, praças, bares e cafés. Convém visitar o Cerro de Monserrate, que se pode acessar por teleférico ou funicular. Convém visitar também a Quinta de Simón Bolívar e caminhar por seus jardins.


Equador - Agricultura em cratera de vulcão, próximo ao Pacífico

Não é por acaso que a cidade de Quito está no início das indicações de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Tem um Centro Histórico belíssimo, campacto e muito bem preservado. Para encantar-se já no primeiro passeio, vá à Praça da Independência e veja a Catedral, o Palácio e a Igreja da Companhia de Jesus - toda decorada com ouro é a mais importante obra do período Barroco. Caminhe pelo Centro, observando a bonita gente do país.


Quito visto dos jardins da Fundação Oswaldo Guayasamin

Vá ao Parque Ejido e ao Parque Mitad del Mundo e aproveite para ver os arredores de Quito. Veja, com calma, a Praça e a Igreja de São Francisco e a Basílica, que foi inspirada na Notre Dame de Paris. Gaste ao menos duas horas para a imprescindível visita a Casa - Museu de Oswaldo Guayasamin, o maior pintor equatoriano, e sua comovente Capilla del Hombre, dedicada aos povos da América Latina.

Minha melhor compra - figos deliciosos

Penso que ultrapassei a fase das compras em viagem. Aumento de bagagem me proporciona terríveis pesadelos. Vou contar, no entanto, o que poderia ter comprado. No Peru, compraria roupas, lençois e toalhas, camisas e tecidos em metro, tudo em algodão nacional. Lembrem que o algodão peruano é considerado o segundo melhor do mundo - ultrapassado somente pelo algodão egípcio.


Esmeraldas colombianas

Na Colômbia, encontram-se muitas joias com esmeraldas - grande riqueza colombiana , mas só comprem  em lugares que fornecem  certificação.  Comprar café colombiano é ação quase obrigatória - minha única compra no país foi um mix de café para experimentar em casa. No Equador, compra-se café, chocolate e roupas de inverno. As roupas são bonitas  e de excelente qualidade - comprei luvas, por muito bom preço, em Otavalo


Oswaldo Guayasamin

Sobre segurança na região, os cuidados são os mesmos que bem conhecemos. Recebi, em Quito, no Hotel Real Audiência, onde me hospedei, um folheto com alguns conselhos ao turista, tais como: Leve sempre  cópia de seu passaporte - deixe o original,  dinheiro e joias nas caixas de segurança do hotel. Continuam sugerindo:


Equador - Quito - Basílica

" Contrate o serviço de táxi desde o hotel; se vai sair à noite, contrate táxi para a ida e volta; leve seu dinheiro no bolso de dentro da roupa e na quantia estritamente necessária; quando viajar de uma cidade para outra, leve os objetos de maior valor junto com você - não os entregue a ninguém nem os deixe sobre sua cabeça; não deixe telefone, câmera ou bolsa à vista, dentro de táxi ou de carro" ( mesmo na Europa, acontece de motos pararem ao lado do carro, quebrarem o vidro e levarem bolsas ou objetos de valor, que estavam no banco traseiro do carro. Nada que a gente já não conheça...


Colômbia - Bogotá -Museu do Ouro

Fiz alguns bate-e-volta, por pouco mais de cem dólares, com duração de um dia. Os mais interessantes foram a Zipaquirá, na Colômbia e a Otavalo, no Equador. No Peru fiquei somente em Lima, por ser um país que conheço bem. Como sempre acontece - até quando.... não tenho previsão - voltei com uma listinhas de cidades para ver quando retornar à região, como Medellin, Cali, Cartagena, na Colômbia; Baños, Cuenca e Guayaquil, no Equador. Enchallah !


Peru - Fontes de Lima

sábado, janeiro 07, 2017

Fernando Pessoa: Texto

Tunisia - Oasis

" Às vezes, em sonho triste
Nos meus desejos existe
Longinquamente um país
Onde ser feliz consiste
Apenas em ser feliz.



Egito - Rio Nilo

Vive-se como se nasce
Sem o querer nem saber,
Nessa ilusão de viver
O tempo morre e renasce
Sem que o sintamos correr



Marrocos

O sentir e o desejar
São banidos dessa terra,
O amor não é amor
Nesse país por onde erra
Meu longínquo divagar



Bulgária - Sofia

Nem se sonha nem se vive:
É uma infância sem fim.
Parece que se revive
Tão suave e viver assim
Nesse impossível jardim."

Fernando Pessoa



Áustria - Viena

Tenham um fim de semana agradável, que lhes anime para continuar a jornada, ser curioso e gentil.

terça-feira, janeiro 03, 2017

Otavalo, outra atração do Equador


A caminho de Otavalo

Leva-se normalmente cerca de duas horas de Quito a Otavalo, apesar da distância ser pouco mais de cem quilômetros. A estrada é muito movimentada, mas é bastante bonita. Como o dia estava claro, foi possível ver bem dois vulcões: o Imbabura, com 4609 metros, e o Cotacachi, com 4939 metros. Fomos de carro, pois optamos por um tour individual - das 8h às 19h.


Lagoa de Cuicocha

Fomos pela rodovia Panamericana ( E35 ). No caminho, fizemos duas paradas para tomar café ( sem café, nem enxergo bem a paisagem!). Paramos , uma vez, no município de Cayambe, famoso pela produção de biscoitos, que são assados em forno a lenha e servidos com acompanhamento de queijo de folha ( fatia bem fininha), também típico da região. Outra parada foi numa cidade famosa pela produção e exportação de rosas.

Representação de danças típicas

Apesar de ser uma cidade pequena - mais ou menos 30 mil habitantes - Otavalo tem uma das maiores, se não for a maior, feira indígena da América do sul e o maior mercado a ceu aberto do mundo - assim dizem os equatorianos. O grande dia do mercado é sábado, quando turistas e habitantes locais vêm fazer suas compras. Pareceu-me que as malhas de alpaca é que fazem o maior sucesso com os turista - são lindas mesmo!


Colorido artesanato local

Quarta-feira também se pode visitar a parte do Mercado que, em barraquinhas, está localizada na Praça dos Ponchos. Há muito o que ver : roupas, em especial, as roupas de inverno, como mantas, casacos, blusões, blusas , ponchos, meias, luvas, gorros andinos e roupas infantis; bolsas e mochilas de couro e de tecido; brinquedos  feitos com madeira; alimentos, tapetes, peças de decoração, pinturas e esculturas.... e muita coisa mais...


Comprei três pares de luvas por 12 dólares

Impressionou-me bastante  a limpeza das ruas, mesmo com uma feira tão grande e visitada por tantas pessoas. Impressiona também - e encanta - a beleza das pessoas da localidade, com as roupas típicas de sua cultura, usando-as inclusive para ir à escola e para trabalhar. Homens e mulheres usam cabelos longos, em geral tranças.


Uso de trança conforme etnia

Os homens não cortam nunca os cabelos. Usam uma longa trança. Cortar os cabelos significa romper con sua etnia. Mesmo em Quinto, na capital, vê-se, o tempo todo, estudantes, operários, pessoas em geral, usando cabelos trançados e roupas tradicionais.


Uso de roupas tradicionais na escola

Considero que visitar o Mercado de Otavalo, de preferência no sábado, e conhecer o Lago de Cuicocha - que está numa cratera vulcânica - é verdadeiramente imprescindível para quem visita o Equador. Experimentar as saborosas frutas equatorianas é altamente aconselhável, incluindo as bananas, já que o país é o maior produtor mundial dessa fruta. 


Maquete da área de Cuicocha

Foi nesse passeio a Otavalo  que, pela primeira vez, comi Locro de Papas con Queso, uma sopa estupenda, tipicamente da serra equatoriana. É feita com batatas, manteiga, alho, cebola, água, leite,queijo, sal, temperos  e tiras ou quadrados de abacate. 



Locro de batatas e queijo



Quem vai ao Equador -  encantadora visita na América do Sul -  deve mesmo ir a Otavalo,  Capital Intercultural do Equador, ponto de comércio dos Incas durante o século XV, embora já existisse, no período pré-incaico como mercado de trocas. Situada na Cordilheira, sua altitude é de 2 500 metros.

Tradicional design
A partir de Quito, pode-se chegar a Otavalo de carro ou de ônibus - da Estação Rodoviária ao Mercado são quatro ou cinco quadras. Penso, no entanto, que convém contratar - por 120 dólares - um tour individual, que possibilita fazer paradas em cidadezinhas bem interessantes, tomar café e ver lagoas belíssimas. Se não resistir e comprar algumas peças de lã de lhama e  alpaca, elas vão estar no carro durante os passeios e só vão ser carregadas na chegada ao hotel. Facinho, facinho.


Artesanato feito em áreas indígenas

"Cada um cumpre  o destino que lhe cumpre,
E deseja o destino que deseja;
Nem cumpre o que deseja,
Nem deseja o que cumpre.







Como as pedras na orla dos canteiros
O Fado nos dispõe, e ali ficamos;
Que a Sorte nos fez postos
Onde houvemos de sê-lo.


Lagoa em cratera de vulcão

Não tenhamos melhor conhecimento
Do que nos coube que de que nos coube.
Cumpramos o que somos.
Nada mais nos é dado.

Fernando Pessoa


O tapete que eu tive vontade de comprar