domingo, outubro 22, 2017

Alegrete: 75ª Exposição Agropecuária/2017

Parque Dr. Lauro Dornelles

" O município de Alegrete possui o maior rebanho bovino do Estado e o segundo maior rebanho de ovinos, sendo que o produto desses animais são apresentados nas cinco feiras oficiais promovidas pelo Sindicato...


Parque Dr. Lauro Dornelles

...É com este cenário que,  há muitas décadas, no mês de outubro, o Sindicato Rural de Alegrete promove a Exposição Agropecuária de Alegrete, marca forte no campo (...) em sua 75ª edição (...), a expofeira representa tradição, inovação e qualidade..."  Reproduzido de material de divulgação do evento.


Parque Dr. Lauro Dornelles

A Exposição Agropecuária de Alegrete, com seus 75 anos de existência, mostrando mais de cinquenta raças criadas na região, é um evento que recebe tradicionalmente a visita de muita gente, mesmo de pessoas como eu, que nada vão expor e nada vão comprar.


Ovelha Crioula

Um passeio bem recomendado, tanto para adultos quanto para crianças, mesmo para aqueles que não tem, diretamente, suas raízes no campo. Para quem é da região, um evento que possibilita encontrar amigos de longa data. Encontrei lá, por exemplo,  Airton e Antônio Ângelo Amaral, Adalberto Brum Siqueira, conceituado professor da Universidade Federal de Santa Maria, de quem fui colega em 4+4 anos na Reitoria da UFSM.


Vestuário típico da Região 


Observei interessante presença de famílias - homens e mulheres,  crianças, jovens, adultos e idosos - participando do trato e do cuidado com os animais de diferentes propriedades. Muitos empregados rurais lá estavam trabalhando, usando suas elegante e tradicionais pilchas ( senti falta dos fofos nas bombachas, artesanato que parece estar desaparecendo no sul).



Aprendendo a laçar - ou começando a  pialar ou pealar..

Pareceu-me um pouco estranha a seleção de artesanatos, exibidos em setor específico da  Feira. Pouca valorização do artesanato gaúcho - pouca ou inexistente presença de tradicionais trabalhos feitos com couro e lã ( se estão desaparecendo, talvez seja o momento de incentivo ou recuperação desse item da genuína cultura gaúcha, seguindo, assim,  uma tendência mundial de valorização das peculiaridades locais. Triste ver cópias de personagens de Walt Disney entre os trabalhos artesanais mostrados.


Queria um desses! Gostei muito.

No site do Sindicato Rural ( www.conexaorural.com.br ), leio que os remates de bovinos e ovinos, realizados, na Expofeira, de 11 a 14 de outubro, já haviam movimentado cerca de 1 milhão e 300 mil reais e que o remate da raça Braford, realizado no dia 14, foi o recordista em números com a venda de 52 touros, totalizando R$ 427.920,00 com uma média de R$ 8.229,23. Não consigo avaliar se foram bons os negócios...Desculpem.


Adalberto Jr. e Simone
Do ponto de vista turístico, considero Alegrete um dos municípios gaúchos com grande potencial. Já há dois eventos que podem atrair muitos visitantes: a Exposição Agropecuária, referida nesta postagem, e a Semana Farroupilha ( penso que se deveria denominar Semana do Gaúcho ), referida em outras postagens, como : http://correndomundo.blogspot.com.br/2012/09/foi-o-vinte-de-setembro.html

Folder da Exposição Agropecuária de Alegrete e mais algumas fotos

Costumo dar indicações de acesso ao lugar indicado nas postagens do Correndomundo. Aqui está!

"Não me perguntes onde fica o alegrete
Segue o rumo do teu próprio coração
Cruzarás pela estrada algum ginete
E ouvirás toque de gaita e de violão
Pra quem chega de rosário ao fim da tarde
Ou quem vem de uruguaiana de manhã
Tem o sol como uma brasa que ainda arde
Mergulhado no rio Ibirapuitã..."

Nico Fagundes e Bagre Fagundes



Atenção e Cuidados
Atenção e Cuidados 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.