terça-feira, setembro 26, 2017

Antuérpia: muito além dos diamantes...

Belíssima livraria em Antuérpia

Antuérpia é  a segunda maior cidade da Bélgica - tem ao redor de 500 mil habitantes -  só é menor do que Bruxelas. Conhecida como o maior centro mundial de lapidação de diamantes, com 70% de sua comercialização mundial. É também uma cidade portuária internacional - seu porto, um dos maiores do mundo, está localizado às margens do rio Escalda. 



Centro Histórico de Antuérpia

Situada ao norte da Bélgica, na região flamenga conhecida como Flandres, distante 43 km de Bruxelas, a ela se chega de carro, de ônibus ou de trem - trem belga ou holandês. Se a gente chega de trem, já pode fazer, na Estação Central, um fantástico  primeiro tour - interno e externo. É belíssima na sua arquitetura e decoração, onde foram usados 20 diferentes tipos de mármore. Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bQLCZOG202k



Estação Central de Trens

Mesmo para os visitantes, que não estão viajando de trem, é interessante ver a Estação Central de Antuérpia, incluída, muitas vezes,  entre as 10 mais bonitas do mundo. Construída entre 1895 e 1905, a pedido de Leopoldo II, tornou-se uma das primeiras atrações da cidade. Vejam, neste vídeo, parte de um filme feito no saguão da Estação :  https://www.youtube.com/watch?v=7EYAUazLI9k


Não é palácio ou igreja : é o saguão da Estação de Trens



Apelidada algumas vezes de Catedral Ferroviária, a imponente Estação de Antuérpia tem um saguão central com 185 metros de comprimento e um teto com  44 metros de altura. Sua beleza e imponência surpreende quem desce ali pela primeira vez. Confortável e bem organizada, com as informações de que necessita um viajante, que nela encontra também excelentes restaurantes e cafeterias bem como lojas diversas, incluindo, é óbvio, joalherias com acessórios caríssimos - bonitos de ver.



                                                      Joalheria próxima à Estação


Mesmo quando eu não conhecia a Bélgica e pouco sabia de suas cidades, Antuérpia já estava entre as cidades de que eu mais ouvia falar por ser  polo mundialmente conhecido  nos negócios com diamantes e joias. O mercado emprega diretamente 10 mil pessoas e gera bem mais do que isso em empregos indiretos. Os diamantes são muito caros e difíceis de trabalhar. Necessita - se de mão de obra altamente especializada, que tenha conhecimento, paciência e experiência. Antuérpia conta com esses especialistas - o que é importante na concorrência, especialmente  de indianos e chineses,  que começa a ganhar força. 



                      Rios de dinheiro em joias  ( atualmente usamos  " apartamentos " de $...)


A cidade é cosmopolita. Imaginem que pessoas de 174 nacionalidades vivem em Antuérpia. Não tenho a informação referente ao número de pessoas que passam lá  - tanto turistas quanto negociantes. Muitos eventos são/foram nela realizados. Em 1920, por exemplo,  a cidade organizou  e recebeu os VII Jogos Olímpicos da Era Moderna. Foi nessa Olimpíada que aconteceu a primeira participação de uma delegação brasileira.



                                                 Choveu. Esfriou. Pedro precisou de agasalhos. Fomos às compras...


Ir ao Museu da Moda da Província de Antuérpia  - MOMU - pode ser bem interessante para quem gosta do tema. Seu foco é a História da Moda e do Design. Compõem o acervo do MOMU  25 mil peças que vão do século XVI até os estilistas contemporâneos, incluindo grandes nomes  da Escola de Moda da própria Antuérpia. Nas proximidades do museu, estão as ruas que hospedam grifes famosas e conhecidas. 



                                                    Homenagem a Antoon van Dyck 


Antoon  van Dyck nasceu em Antuérpia, no ano de 1599. Foi um famoso retratista flamengo, que se tornou o principal pintor da corte de Carlos I na Inglaterra. Van Dyck foi bastante influenciado por Peter Paul Rubens, famoso pintor que viveu produtivo período nessa cidade. Rubem a ele se referia como o melhor de meus discípulos. Para Rubens  há também um magnifico monumento - com justiça, homenageado no lugar onde  deixou obras extraordinárias, como as que se encontram na Catedral.



                                                               Centro Histórico
                                                             

O nome da cidade  provém de uma lenda segundo a qual um gigante , denominado Antigoon, habitava e dominava a região, saqueava os barcos e cobrava  pedágio das pessoas que queriam atravessavar o rio Escalda - caso uma pessoa não pagasse o  pedágio cobrado, tinha as mãos cortadas e jogadas no rio.  Um valente guerreiro romano, Silvius Bravo, enfrentou-o, derrotou-o e cortou-lhe as mãos, jogando-as no rio. Antuérpia significaria mãos arremessadas.



                                                             Centro Histórico


Gostaria de retornar a Antuérpia porque chovia muito quando Pedro, Isolda e eu estivemos lá. Não foi uma visita completa como a cidade merece. Não sei se poderei voltar - já não faço planos com prazo maior do que seis meses. Gostaria também de visitar outras cidades da Bélgica, como Mons, Gante, Dinant, Louvain e Liège,,,mas, muitas vezes, a gente faz planos e Deus dá risada...




                                                     Shopping Stadsfeestzaal no Centro 


"... Nem tudo é dias de sol.
E a chuva, quando falta muito, pede-se...."

Fernando Pessoa




                                                             Centro Histórico


" ...E que se assim é, é porque é assim..."

Fernando Pessoa



                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.