domingo, agosto 20, 2017

Huelva: motivos para retorno

Ruas centrais de Huelva : todas exclusiva para pedestres

Situada no Sul da Espanha, integrada na Comunidade Autônoma de Andaluzia, com cerca de 150 mil habitantes, Huelva é uma cidade muito agradável - daquelas que a gente conhece e logo diz: eu moraria aqui! Fundada pelos fenícios, grande porto dos romanos, foi quase totalmente destruída por um grande terremoto, ocorrido em 1755. Hoje é uma bonita cidade com um grande porto comercial.


Precisa-se estar atento para ver os detalhes das portas e das janelas...

Ouvi de moradores que Huelva oferece  um clima agradável durante todo o ano, com temperatura média de 18 graus. Perguntei sobre a facilidade/dificuldade em sair da cidade - eu ainda um pouco traumatizada com a nossa chegada - disseram-me que, em menos de uma hora, chega-se aos aeroportos internacionais de Faro, Sevilha e, em um pouco mais de hora, chega-se ao aeroporto de Madrid. Hummmm...interessante lugar para morar!


Detalhe da Catedral 

A cidade oferece visitas a lugares agradáveis e bonitos, como a Praça das Monjas ( freiras ); a Igreja de São Pedro; o convento de Santa Maria de Gracia, das Ir. Agustinas; a Catedral de Nossa Senhora de la Merced; a Casa Colón e o Palácio do Congresso; o Bairro Rainha Vitória; a Igreja da Milagrosa; a Igreja da Concepção; o Grande Teatro; a Prefeitura, o Museu Provincial; a Praça de Touros e os Molhes da Cia. Rio Tinto.


Igreja de São Pedro

Várias dessas atrações de Huelva ficam próximas umas das outras. Em um dia de caminhada, fomos à Prefeitura, ao Convento Nossa da Graça, à praça das Monjas, à igreja da Concepção, à Igreja de São Pedro e à Zona Arqueológica que estão ambas muito próximas. Fomos, ainda, à Catedral e à Praça de Touros. Cansa-se um pouco...mas sobrevive-se bem.


Detalhe da Praça de Touros

Para quem gosta de comer bem ou de comprar algo diferente ou inusitado, Huelva é a cidade certa. A oferta de restaurantes, bares, cafeterias é grande e diversa. Diz -se que "tapear y comer en Huelva tiene la categoria de arte". Acredito que essa arte vem da qualidade da matéria prima. Ir a um mercado é festa para todos os sentidos. Visite, por exemplo, o Mercado del Carmen - pela manhã.


Eu pedi um simples sorvete....

Para compras, principalmente nestes dias de calor intenso, a cidade pode ser reconhecida mesmo como um Centro Comercial a Ceu Aberto - aberto mas não tanto porque porque têm as ruas uma cobertura que as protege do sol e diminui o calor. São muitos quarteirões de um comércio diversificado e, em geral,  de bom gosto: roupas, bolsas , sapatos, cerâmicas, armarinhos, peças exclusivas em antiquários e galerias de arte, livros, lojas especializadas em roupas para casamento, batizado,primeira comunhão e muito mais. Com juízo e sorte, não comprei nada!



Longa rua coberta - Centro Comercial a Ceu Aberto

Como se isso tudo não bastasse, Huelva tem um dos maiores patrimônios naturais, pois um terço de sua área de superfície está de fato e por lei protegida. Possui grandes parques naturais, como o Parque Natural da Serra de Aracena e o Espaço Natural de Doñana. Tem , ainda, 120 km de praia, sendo 80 km de praias sem urbanização. Infelizmente meu roteiro não incluiu essa parte extramuros do município.


Arquitetura admirável até para leigos...como eu!

Há muito mais o que ver, como um grandioso teatro, desses que só estamos acostumados a ver em cidades grandes; luminárias sobre esculturas belíssimas; rios e rias onde canoas tradicionais do século XIX oferecem passeios a praias mais distantes e museus que recordam a partida de Colombo para o Mundo Novo.


Grande Teatro de Helva

Provavelmente, grande parte das pessoas-leitoras da minha geração leu e emocionou-se com a narração lírica de Juan Ramón Jiménez Mantecón, denominada Platero y  Yo. Pois este admirável poeta espanhol, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1956, nasceu em Huelva, no ano de 1881.  Ele  assim  descrevia sua cidade natal: Huelva lejana y rosa - referindo-se ao singular crepúsculo rosado da região. 


Detalhe de uma luminária da Praça das Monjas

Isolda, minha amiga, e eu ficamos hospedadas no Hotel Eurostars Tartessos, reservado através do Booking.com. Bem localizado, excelente custo-benefício, é um hotel que posso indicar sem receio de errar. Retornamos a Madrid em um Alvia, trem que fez, diretamente, os 620 km entre Huelva e Madrid, em 3h50min. Trago comigo o desejo de retornar - como sempre - a toda a Andaluzia. E a saudade que sinto ...




"Traigo dentro de mi corazón,
como en un cofre que no se puede cerrar de tan lleno,
todos los sitios en que he estado,
Todos los puertos a los que he arribado,
todos los paisajes que he visto a través de las ventanas o portillas,
o de cubiertas , soñando,
y todo esto, que es tanto, es poco para lo que quiero."

Fernando Pessoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.