terça-feira, maio 02, 2017

Roteiros pela Europa : 2017


Espanha - Úbeda : Pela Paz e pelas Vítimas das Guerras

Um ano diferente, em mais de 10 anos. Permaneci no Rio Grande do Sul durante quatro meses. Foi 2017  o ano de rever lugares - Porto alegre, Alegrete, Rosário do Sul, Touro Passo, Livramento e Rivera - e de rever afetos - familiares e amigos. Está sendo um ano em que se cruzam e se entrelaçam dores e alegrias, notícias boas e notícias ruins. Como escreveu Fernando Pessoa : " É uma espécie de sonho / com a realidade ao meio," 



Copenhagem - Dinamarca:  Pequena Sereia 

" Guardo ainda, como um pasmo
Em que a infância sobrevive, 
Metade do entusiasmo
Que tenho porque já tive.." FP


Riga - Monumento às crianças deportadas

O mês de maio, no entanto, já me encontrou de mala pronta, agenda revisada, roteiro cuidadosamente elaborado, reservas feitas e decisões tomadas - a decisão principal, não deixar nada para depois, fazer agora o que desejo, embora me pareça impossível, neste tempo fugidio, nesta vida tão efêmera.


Dinamarca : Copenhagem

" Por mais que o Sol doure a face
Dos dias, o espaço mudo
Lembra-nos que isso é disfarce
E que a noite é que é tudo."



Espanha : Bilbao

Como venho fazendo há alguns anos, irei direto à Espanha, mais especificamente, a Madrid. Acomodada a bagagem, levando apenas uma mochila, começo por uma temporada de 18 dias na Sicilia, que me parece pouco italiana, mas me encanta pela história, pela arquitetura, pela culinária e, principalmente, pela diversidade histórico-cultural.


Alemanha - Berlin : Reconciliação

Na Escandinávia, ficarei concentrada na Noruega, vendo não somente Oslo e Bergen, mas também outras pequenas cidades. Na Alemanha, irei somente a Berlin, cidade fascinante e uma das minhas preferidas na Europa. Com duas amigas, programamos uma semana para percorrer o interior da França. Mais tarde, outra semana pelo interior da Bélgica.


Alemanha - Berlin

Todas essas pequenas viagens serão intercaladas por visitas a cidades do interior da Espanha, em que retorno por pura paixão - entre elas, Córdoba, Sevilha, Granada, Antequera, Valência, Alicante, Barcelona, Pamplona, Málaga, Toledo, Cuenca e outras mais. Nesse tempo, tentarei fazer jus a grande aventura de viver.


Espanha - Málaga : Henry Moore

" Quando eu era jovem, eu a mim dizia:
Como passam os dias, dia a dia,
E nada conseguido ou intentado!
Mais velho, digo, com igual enfado:
Como, dia após dia, os dias vão,
Sem nada feito e nada na intenção!
Assim, naturalmente, envelhecido,
Direi, e com igual voz e sentido:
Um dia virá o dia em que já não
Direi mais nada.
Quem nada foi nem é não dirá nada,"

Fernando Pessoa

Irlanda do Norte

2 comentários:

  1. marcialaguiar@yahoo.com.br7:42 AM

    Um passeio cheio de história, lindo. Um obrigado pela postagen. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Marcial. Fico feliz quando constato que meus parentes acompanham meu blog. Grande abraço, querido primo.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.