quinta-feira, novembro 10, 2016

Lima/Peru: retorno sempre bom!


Porta de Igreja no Centro de Lima

Pela AVIANCA, fomos Pedro e eu de Porto Alegre a Lima, num vôo com 4h50min de duração. Viagem muito boa! Optei por um hotel no Centro Histórico. já que ficaríamos somente três dias, e eu queria mostrar ao meu neto a parte história da Capital do Peru e contar a ele um pouco da trajetória desta cidade, fundada às margens do rio Rimác, em 1535, pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro.

Admirável arquitetura dos balcões

Do aeroporto Jorge Chávez, em Callao,  ao Centro Histórico , onde está o Hotel Continental, o três estrelas que reserváramos, o percurso é de 11 km, percorridos em ...tempo indeterminado, porque o trânsito de Lima é infame . Pagamos pela corrida 55 soles ( moeda peruana ) - mais ou menos  60 reais. 

Belo Edifício da Defensoria Pública

Assim que chegamos ao hotel, apropriamo-nos de novos mapas e passamos a planejar o tempo de que dispúnhamos. Já que estávamos no Centro Histórico, melhor mesmo era visitar a praça uma das belas praças das proximidades - a escolhida foi a Praça de São Martin, inaugurada em 1921 para comemorar cem anos de independência. Belo lugar!



Praça San Martin...e o Próprio...

No centro da praça, está a estátua do General José de San Martin ( 1778 - 1850 ), o libertador da Argentina e do Chile que, junto com Simón Bolívar,  também libertador do  Peru. Ao redor da Praça, belos e históricos edifícios de influência francesa, como o famoso Hotel Bolívar, construído em 1924.



Pedro....ainda com sono....

As praças estão bonitas. É primavera  embora se afirme que o Peru só tem mesmo duas estações: verão e inverno. Faz calor, há muita  flores em canteiros limpos e bem cuidados. As outras duas vezes em que estive no Peru, hospedei-me em Miraflores já que o Centro me pareceu não muito limpo e bem cuidado.


Bolsa de Valores 
Desta vez, Pedro e eu estamos hospedados no Centro mesmo - e estamos gostando bastante. A cidade melhorou muito - com exceção do trânsito caótico, barulhento , perigoso. Impressiona-me a alegria e a gentileza com que os peruanos recebem os visitantes. Dizem eles que é preciso divulgar que o turismo no Peru é BBB : bom, bastante e barato. Concordo!


Palácio da Justiça



Peru conta atualmente com uma população ao redor de trinta e um milhões de habitantes. Lima, sozinha, tem cerca de onze milhões de habitantes. Além do Centro Histórico, é imprescindível percorrer Miraflores, San Isidro, Barranco e, havendo tempo, fazer algumas visitas a atrações que estão um pouco distante, como Pueblo Libre e Pachacámac.


Fantástica arquitetura do Centro Histórico

Continuarei a escrever sobre Lima. Há muito o que contar, como, por exemplo, o belíssimo Parque del Amor, onde um muro com mosaico, construído  no alto dos rochedos de Miraflores, traz lembranças nítidas de Gaudí e de Barcelona. Acrescente-se que o cenário desse Parque, com a visão linda do Pacífico, torna-se único e incomparável.


Parque del Amor

" Ter pressa é não saber chegar.
Vou devagar.
Vou devagar porque o que é sorte,
E o que é morte,
Não as busco, não as evito,
Vem-me buscar.
Por isso vou sob o infinito
Sem me apressar."

Fernando Pessoa


Pacífico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.