domingo, novembro 13, 2016

Fontes de Lima

Fonte Mágica

É ótimo voltar a uma cidade e descobrir que ela tem novas e belas atrações - melhor ainda quando se trata de acréscimos aos espaços públicos. Em Lima, a novidade ficou por conta do Complexo de Fontes  Eletrônicas, inaugurada em 26 de julho de 2007.

Fonte Mágica

Conforme certificado do Guinness World Records , emitido em 2009 , lê -se : "O Complexo de Fontes maior do mundo em um Parque Público é o Circuito Mágico de Água, do Parque da Reserva de Lima, Peru, que conta com uma fonte de 80 metros de altura e 12 espetaculares cibernéticas numa conjunção de luz, cor, música e imagens".




Fonte com esculturas


As Fontes estão localizadas no Parque da Reserva, um espaço público harmonioso e bem cuidado, com 8 hectares, criado em 1929. Informações sobre telefones, horários, endereço, estacionamento e ingressos podem ser encontradas em : www.parquedelareserva.com.pe.



Parque da Reserva

Esse Parque foi construído em homenagem aos soldados que lutaram em defesa da cidade, na Guerra do Pacífico, em 1881. É Patrimônio Cultural da Nação e Ambiente Urbano Monumental. Seu desenho foi inspirado em parques europeus, mas com mesclas de estilo indigenista. É uma extensa área verde, curtida especialmente pela população local.


Visitantes no final da tarde...

O local é bastante utilizado como cenário para fotografias de casamentos e de aniversários de 15 anos. Infelizmente, no dia em que o visitei, as noivas não andavam por lá ...... bem que eu poderia ter aumentado minha coleção de fotos!  Havia, entretanto, filmagens e fotos do que me pareceu ser reunião de ex-alunos.


Fonte da Vida

Pelo seu alto custo, esse projeto municipal - grandioso e ambicioso - foi inicialmente rejeitado por parte da população que preferia que o orçamento dele fosse para saúde e educação. Hoje, dizem os peruanos com quem falei, construí-lo foi uma boa decisão já que se tornou um ícone da cidade e um símbolo de recuperação de espaços públicos da Capital.


Fonte da Ilusão

As 13 fontes recebem delicados e sugestivos nomes - Fonte Mágica, Fonte da Fantasia, Fonte da Ilusão, Fonte da Cúpula Visitável, Fonte Tanguis, Fonte da Harmonia, Fonte Arco-Íris, Fonte Túnel das Surpresas, Fonte Labirinto do Sonho, Fonte da Vida, Fonte das Tradições, Fonte Rio dos Desejos e Fonte das Crianças. 


Fonte das Surpresas

A Fonte Túnel das Surpresas foi a preferida de Pedro. Ele percorreu , por duas vezes, os  35 metros de comprimento dessa dessa fonte , caminhando por dentro de um túnel de água sem, entretanto, molhar-se. A mim , impressionou muito a Fonte Mágica com seus 80 metros de altura e a Fonte do Arco-Íris pela beleza das cores.


Fonte do Arco-Íris

Além das Fontes, há  bonitos monumentos no Parque e, no túnel que liga suas  duas divisões, há interessante exposição de fotos de projetos sociais, mantidos mantidos pelo Parque da Reserva - que é autossustentável. É uma das bonitas atrações de Lima - e recomendável para todas as idades.


Gostamos!
" Uns com os olhos postos no passado,
Vêem o que não vêem: outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, vêem
O que não pode ver-se.




Por que tão longe ir pôr o que está perto - 
A segurança nossa? Este é o dia,
Esta é a hora, este é o momento, isto
É quem somos, e é tudo.




Perene flui a interminável hora,
Que nos confessa nulos. No mesmo hausto
Em que vivemos,morremos. Colhe
o dia porque és ele."

Fernando Pessoa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.