quarta-feira, novembro 30, 2016

Fernando Botero, orgulho da Colômbia.

Monalisa - 1978

" Cuando se observa un cuadro, es importante reconocer de donde procede el placer. Para mi es la alegria de vivir unida a la sensualidad de las formas. Por esto, mi problema es expresar sensualidade por medio de formas."   Fernando Botero 



El Estudio - 1984


Imprescindível, em Bogotá, uma visita - na emblemática Candelária - ao Museu Botero, que fecha somente às terças-feiras e tem entrada gratuita. Ali estão 123 obras suas em óleo, aquarela, pastel e , além do mais, interessantes esculturas.



Una Familia - 1989


Fernando Botero , o maior, mais conhecido  e mais divulgado artista colombiano contemporâneo, fez escolhas bastante próprias, criando um estilo que pode ser facilmente reconhecido . Quem nunca encontrou reproduções de suas gravuras  nos mais diversos países e lugares ?



Hombre a Caballo - 1990


Penso que Botero - pintor figurativo, não realista  - não pinta pessoas obesas...Ele pinta - e esculpe - figuras volumosas, sejam pessoas, frutas, flores, animais, objetos. O ideal estético, que nutre suas criações, tem a ver com formas e volumes - e a leveza que delas se pode extrair.


Pedro e ... Mujer delante de una ventana - 1990


Fernando Botero nasceu em 19 de abril de 1932, em Medellín, cidade em que estão expostas e constituem grande atração turística as 23 esculturas doadas por Botero à cidade natal. A sua Monalisa, simpática e gordinha, é uma das reproduções mais distribuídas e vendidas por toda a Colômbia.



Madre Superiora - 1996


Fez um curso em Madrid e depois foi para Firenze, onde aprofundou a reflexão intelectual e a dimensão filosófica da arte, mas ainda não havia definido bem a estratégia estética para seu trabalho.Foi, entretanto, na Itália, que começou a desenvolver o estilo que marcaria o conjunto de sua obra.


Courbet - 1994


" Cuando se es joven, se quiere combinarlo todo; yo también; quise aunar el color de Henri Matisse, la construcción de Pablo Picasso , la pincelada de Vincent Van Gogh. " Essas são palavras de Botero que informam sobre sua trajetória no contato com obras europeus.



La Monja





































No Museu Botaro, podem ser vistas obras do acervo pertencente ao pintor além de encontrar ali trabalhos magníficos de Monet, Renoir, Van Gogh, Salvador Dalí,  Picasso e outros. Importante é o reconhecimento de que Gabriel Garcia Marques e Fernando Botero deram intensa visibilidade à cultura atual da Colômbia e da América Latina. Como Botero afirmou: um artista só é universal se está enraizado na cultura de sua paróquia.



En el Parque - 1999


O Museu Botaro - junto ao admirável Museo de Arte del Banco de la República, que mostra, em 3500 obras, a história da arte colombiana - é um belo espaço para passar-se horas agradáveis, almoçar ou tomar um café colombiano; ver a arquitetura do prédio; caminhar pelo florido jardim interno e admirar, com calma, o estilo boteriano e as obras que ele mesmo colecionava. Imperdível.


Jardim interno do Museu Botero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.