sábado, setembro 03, 2016

Noivas de Agosto/2016

Espanha, Madrid , Parque Buen Retiro

Quem acompanha o Correndomundo sabe da minha coleção de fotos de noivas. Como já contei, 
era uma coleção bem maior, mas, por patetice minha, eu levava o PC e o HD externo na mesma mochila que me foi roubada, na estação de trens, em Bruxelas. E lá se foram centenas de fotos. 



Espanha, Madrid, Parque del Buen Retiro
Recomecei-a há um ano. Hoje, posto fotos que fiz no mês de agosto - as de maio/junho deste ano foram postadas anteriormente. Reconheço a má qualidade delas - câmera muito simples, fotógrafa idem. Vale dizer que as pessoas são passíveis de reconhecimento apenas quando peço - e recebo - autorização   para mostrá-las. Valem essas fotos,  no entanto, pelo cultural  rito de passagem  ...e pelos modelitos.


Polônia - Wroclaw  


Em agosto, não rolam tantas cerimônias de casamento como acontece em maio e junho. Conta
a lenda que o mês de maio, antigamente,  tornou-se  o mês dos casamentos por ser o início da primavera, após a dureza do inverno europeu, e ser, por isso,  o mês que usualmente tomavam banho... e aproveitavam esse acontecimento - do banho - para casar.




Entrega de Presentes - Catedral de Posnan 



Interessei-me por esta cerimônia de casamente porque percebi que os convidados chegavam à Catedral trazendo caixas, sacolas, pacotes. Concluí que estavam levando presentes aos noivos. Quis saber a hora e o lugar em que seriam entregues. A cerimônia foi longa, com missa e músicas lindas. Ao término, na frente da Igreja, houve um desfile de cumprimentos e entrega de presentes diretamente à noiva. 


                                                             Polônia, Posnan, Catedral

O casamento seguinte foi na belíssima Igreja Franciscana, barroca, século XVII. Cerimônia bonita, órgão e coral esplêndidos, decoração elegante  e  coreografia que eu ainda não conhecia. Exatamente na hora cheia, entrou o noivo aconpanhado de quatro rapazes, todos muito bonitos. Chorei. Lembrei-me de meus filhos...


                                       Noiva e madrinhas esperando a hora exata da entrada


Assim que entraram o noivo e seus quatro acompanhantes, que se postaram do lado esquerdo do altar, entraram, então, as quatro madrinhas, usando vestidos da mesma cor, com tecidos e modelos diferentes, e permaneceram do lado oposto ao dos padrinhos.


Polônia , Posnan. Entrada das madrinhas
Na sequência, a entrada da noiva com o pai - sinceramente, achei padrinhos e madrinhas mais bonitos que a noiva. Enquanto acontecia a cerimônia, já que eu não falo polonês, usei o tempo para fazer fotos da Igreja. Esperei por desejar ver a coreografia final, que foi bem bonita pela precisão dos movimentos: homens e mulheres, que entraram separados, saíram formando pares.



Polônia, Posnan. Entrada dos padrinhos


Lembrei-me agora de ter visto algo diferente em um casamento no norte da Grécia: o noivo entrou com um belo ramalhete de flores, que ofereceu à noiva quando ela chegou ao altar - ela não levava o tradicional bouquet. Lembrei-me também de ter perdido uma foto espetacular porque saí sem a câmera: encontrei, descendo as escadas do metrô, os noivos e o fotógrafo, certamente a caminho de bons cenários para fotos. 


                                                 Torres : belo cenário by Fátima Marcanth
 "Nunca busquei viver a minha vida
A minha vida viveu-se sem que eu quisesse ou não quisesse.
Só quis ver como se não tivesse alma
Só quis ver como se fosse eterno.
....................................................

Como uma criança antes de a ensinarem a ser grande,
Fui verdadeiro e leal ao que vi e ouvi."

Fernando Pessoa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.