quarta-feira, agosto 31, 2016

O Danúbio da Valsa

Danúbio em Budapest

Já escrevi que o Danúbio é um dos meus rios preferidos na Europa, assim como o Mississippi nos Estados Unidos. Johan Straus (filho) compôs  Danúbio Azul, valsa executada pela primeira vez em 1867, e que, na minha adolescência, eu pensava ser o Hino Nacional da Áustria. Quando descobri que não era Hino, descobri que mais pessoas também pensavam isso.


Danúbio na Hungria

Conheço, entretanto, pessoas mais ou menos da minha idade, pés de valsa juramentados, que sonham em assistir os tradicionais Bailes de Viena e dançar o Danúbio Azul - não é meu esse sonho, até porque não uso sapatos de salto alto, vestido longo, adereços...e nem sei valsear . Minha realidade é bem diferente,  Como sonho e realidade tantas vezes se aproximam - e não sou fiscal de sonhos alheios - transcrevo, a seguir, links para o bailes em 2017 ( em que eu , com certeza, não irei):


Danúbio entre Slovakia e Hungria

https://classicworld.at/viena/conciertos/baile-de-johann-strauss-kursalon-de-viena/?p=33&l=3&c=1&d=12&id=248
https://www.vienna-concert.com/events/es/75/Baile-Viena-2016.html
https://www.vienna-concert.com/events/es/75/Baile-Viena-2016.html


Curvas do Danúbio

Danúbio atravessa grande parte do continente europeu no sentido leste - oeste, passando pelo seguintes países: Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Hungria, Moldavia, Romênia, Sérvia, Slovakia e Ucrania. É o segundo maior rio da Europa, depois do Volga - quase 3 mil quilômetros de extensão.


Movimento turístico nas margens do Danúbio

Este rio, cuja altitude da nascente é de 1078 metros,  nasce na Floresta Negra, na Alemanha. Sua foz fica no Mar Negro, no Delta, em território da Romênia - país que está no meu roteiro para 2017. Os portos mais importantes do Danúbio são Viena, Belgrado, Budapest e Regensburg.


Ponte sobre o Danúbio, conectando Hungria e Slovakia

É interessante observar que  85 milhões de pessoas moram em cidades localizadas às margens do Danúbio, rio que é fronteira natural entre dez países. Há magníficos castelos às margens do Danúbio, sendo o Castelo de Bratislava, na capital da Slovakia,  o meu preferido. O mesmo rio está entre Buda e Peste, na capital da Hungria.


Budapest

Conforme o país por onde passa, este rio recebe  diferentes denominações, como, por exemplo, Donau, na Alemanha; Dunay , na Slovakia; Duna, na Hungria; Dunav, na Croácia. A raiz de seu nome, no entanto, vem do proto-indo-europeu : Danu, rio ou corrente.


Danúbio em Budapest - Ponte Branca

As cidades mais importantes localizadas em margens do Danúbio são: Ulm, na Alemanha, cidade famosa por ter a Catedral mais alta do mundo; Ingolstadt, Ratisbona e Passau, também na Alemanha; Lins, Krems e Viena, na Áustria; Bratislava, na Slovakia; Budapest , na Hungria; Vukovar, na Croácia; Belgrado, na Sérvia; Braila e Drobeta, na Romênia; Vidi e Ruse, na Bulgária.


Cruzeiro pelo Danúbio - 1994

O meu roteiro para Europa/2017 - com esboço ainda muito inicial - inclui mais algumas vistas do rio Danúbio, como as da Romênia, país que ainda não visitei, mas já iniciei coleta de material para estudá-lo devidamente. Aceito contribuições . Lá vou eu .... If God is willing.  


Castelo de Bratislava - 2006
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.