sábado, julho 02, 2016

San Petersburg : de ver...rever...e ver...

Sala dos Espelhos - Palácio de Catarina

A lista das minhas 10 cidades favoritas ( nunca divulgada porque sou volúvel!) aumentou para 11....e San Petersburg foi para as primeiras posições. Harmoniosa, porque é toda linda; majestosa, com igrejas, museus, monastérios, palácios, pontes, teatros admiráveis; surpreendente, com elementos arquitetônicos e natureza bem combinados; colorida, com delicadeza e bom gosto...histórica, acolhedora, apaixonante. Enfim, com gosto de quero mais...quero a ela retornar.

Da janela do Hotel, minha primeira visão...

Ao chegar ao hotel - Ambassador - impressionaram-me uma constatação e  uma imagem. A constatação de que se tratava de uma cidade sem arranha-céus, com bonita vista panorâmica, apesar da neblina fininha; a imagem, Santo Isaac, imponente igreja ortodoxa. Logo aprendi que , em San Peter, como é carinhosamente chamada a cidade, e de resto em toda a Rússia, tudo o que parece ouro é ouro - o Vaticano, a partir daí,  pareceu-me meio pobrinho...


Santo Isaac e a altura dos edifícios

Essa igreja pode receber, simultaneamente, 14 mil pessoas. É a quarta maior do mundo - menor apenas que a de São Pedro, em Roma; São Paulo, em Londres; Santa Maria del Fiore,em Firenze. Tem altura de 101 metros, comprimento de 111 m  e largura de 97,6 m. Está circundada por 112 colunas monolíticas de granito...Foi construída entre 1818 e 1858 com 40 tipos de pedras diferentes. Acredito nem se precisar de mais dados para demonstrar sua magnitude.



Igreja do Salvador em .....
...Sangue Derramado





















Conhecida como Veneza da Rússia, em razão de suas pontes, canais rios e ilhas - o que considero uma injustiça com as duas, com Veneza e com San Petersburg, uma vez que são únicas e com identidade muito forte - a cidade e um exagero de beleza. Basta citar Hermitage - post anterior - Catedral de Sâo Salvador em Sangue Derramado, Fortaleza de São Pedro e São Paulo, Igreja de San Nicolás  e tantos outros locais para serem visitados e admirados.


Monumento histórico e artístico : São Salvador em Sangue Derramado

Este Templo - São Salvador em Sangue Derramado -  Foi construído no local onde, em 1881, a explosão de uma bomba terrorista feriu mortalmente o imperador  Alexandre II que na Glória de Deus está - a denominação canônica completa é essa! Tem 7 mil metros quadrados de mosaicos! É um belo e majestoso monumento histórico e artístico. Esteve abandonado. Foi recuperado em 1990 e aberto ao público em 1997. Nos tempos soviéticos, chegou a ser transformada em depósito de batatas - dai por que o chamam algumas vezes de São Salvador sobre Montes de Batatas.


Do rio Neva, vista da Fortaleza e Catedral de São Pedro e São Paulo

Outra visita imprescindível é  à Fortaleza de São Pedro e São Paulo, origem e núcleo da Cidade. Totalmente de pedra, contam que foi bem difícil conseguir material suficiente para tão grande obra - mas essa era a determinação e a prioridade de Pedro, o Grande. Ele havia decidido construir uma cidade totalmente de pedra. Chegou a ser proibida a construção de edifícios de alvenaria no restante da Rússia. Assim os mestres-pedreiros eram todos, por ordem do czar, enviados para as margens do rio Neva.
Estátua de Pedro , o Grande.

Estranha e bastante controvertida essa estátua de Pedro, o Grande, cujo autor é Mikhail Shemiákin. As enormes mãos de Pedro estão de cor bem dourada, porque as pessoas costumam tocá-las. Sua cabeça é desproporcionalmente pequena em relação ao corpo - toda ela muito diferente da imagem de edificador e vencedor, sempre apresentada.Está localizada no centro da Fortaleza. Seus joelhos parecem feitos para receber as pombas de esculturas...


Detalhes da Fortaleza
Para estar totalmente concluída, a construção da Fortaleza levou mais de um século. Iniciada em 1703, na Ilha Zaychy, como base militar para San Petersburg, foi, na realidade, prisão política, até 1917. Alexei, filho de Nicolau II, foi um dos prisioneiros famosos deste local - assim como Dostoiévski, Górki e Trótski. Cruel que chamavam o espaço em frente à prisão de Praça de Dança: com muitos pregos fincados no chão, fazia com que os prisioneiros se movimentassem muito para não serem feridos - parecendo, assim, que estavam dançando.


Idem
Catedral da Fortaleza


O principal edifício da Fortaleza  é a Catedral de São Pedro e São Paulo. Está mesclada com tradições da arquitetura religiosa ocidental - como o relógio na torre - e com tradições da antiga arquitetura religiosa russa - em todo seu interior. Em 1720, Pedro, o Grande, adquiriu em Amsterdam um grande e sonoro carrilhão - ficou danificado com o incêndio de 1756, mas 20 anos depois, voltou a soar. Tradicionalmente, na Fortaleza, até os dias atuais, um canhão é disparado ao meio dia. Tradições na Rússia constituem-se presenças fortes.



Parte da Fortaleza

A Catedral é o panteão dos imperadores russos. No túmulo de Pedro, estão os estandartes de regimentos que com ele combateram na Guerra do Norte - de 1700 a 1721. Em 1998, foram transportados e sepultados os restos mortais do último imperador russo Nicolau II e dos membros de sua família, fuzilados todos em 1918. RIP


Um jazigo real...

Na postagem seguinte, escreverei sobre Pedro , o Grande, e Catarina, a Grande ( ou a maior ainda)...Li que " Pedro pode ter construído San Petersburg, mas foi Catarina que a fez brilhar."


Detalhe do interior da Catedral

" Uns com os olhos postos no passado,
Veem o que não veem: outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, veem
O que não pode ver-se.

Por que tão longe ir pôr o que está perto - 
A segurança nossa? Este é o dia,
Esta é a hora, este é o momento, isto
É quem somos, e é tudo.

Perene flui a interminável hora,
Que nos confessa nulos. No mesmo hausto
Em que vivemos,morremos. Colhe
o dia porque és ele."

Fernando Pessoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.