quinta-feira, julho 14, 2016

Anel de Ouro: Cidades Históricas Russas- 1a.parte


Imagens feitas no percurso 

Anel de Ouro , que , na atualidade, é um dos destinos turísticos mais visitados na Rússia, principalmente por aqueles que vão a Moscou,  inclui um grupo de oito cidades históricas : Sergiev-Posad, Pereslavl-Zalesski, Rostov, Iaroslavl, Kostroma, Ivanovo, Suzdal e Vladímir. Visitei quatro delas, que dizem ser as mais interessantes - mas não tenho certeza disso. 

                                                               
Percurso...

A denominação Anel de Ouro  deve sua origem a Bichkov, um jornalista que, após visitar as cidades mencionadas acima, ligou-as no mapa da região e observou que resultava numa circunferência . Escreveu, então, sobre cada uma delas, um detalhado ensaio sob o título geral de Anel de OuroIsso foi há 45 anos. Aos poucos, entraram nos círculos turísticos - hoje, são destinos bem conhecidos e bem avaliados.  

...idem



Em um tour com 11 pessoas - mais guia e motorista - visitamos quatro  dessas famosas cidades medievais:   Valadimir, Suzdal, Rostov e Serguiev Posad. Estão próximas a Moscou - o que facilita a mobilidade e o aproveitamento do tempo. Para quem dispõe, entretanto, de tempo suficiente, acredito que o trem  seja  interessante meio de locomoção.








No primeiro dia, passeamos por Vladimir e fomos dormir em Suzdal, onde a visita iniciou-se, no mesmo dia, com o fantástico Museu da Madeira. De Suzdal , fomos a Rostov  e , depois, a Serguiev Posad, onde permanecemos por dois dias e , de lá, diferentes carros levaram-nos a diferentes aeroportos em Moscou. A empresa de turismo mostrou organização e eficiência.




As três fotos seguintes bem como as três foto acima são de Vladimir , a cidade, que foi fundada por Vladimir, o Amado por Deus (sic!), como é conhecido e sempre repetido o nome do fundador.  A cidade é belíssima , e seus arredores também. É a primeira do Anel de Ouro... ou a última. ( Desculpem! Não estou conseguindo legendar as fotos.)





É uma das mais antigas cidades da Rússia. Há contradições nos textos que se referem ao século de sua fundação - fim do século X ou início do século XII , o mesmo século em que Vladimir chegou a ser capital. Está distante 180 km de Moscou ( 3h30min em ônibus!) É uma das paradas da famosa Transiberiana. 









Suzdal está distante 38 km de Vladimir. Estradinhas difíceis! Gastamos h30min para percorrer essa pequena distância - ainda bem que considerei essa a parte  mais bonita do interior do País. Mantém arquitetura típica rural e fazendas bem organizadas. Também as igrejas e os monástérios antigos estão muito bem preservados.






Diz-se que a primeira menção à cidade é do ano 1024, no entanto as escavações arqueológicas afirmam que ela já existia entre os séculos VIII e IX. Suzdal tem o status de cidade-museu. Muitos monumentos da cidade estão na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade. 





Por ser um dos principais centros religiosos da Rússia, já inclui Suzdal no meu Curriculum Religioso ( aquele com todas as religiões, que pode ser importante na minha última viagem ! )ainda mais depois de ter visitado a Catedral da Natividade, o Monastério de São Salvador, a Catedral da Transfiguração e o Monástério da Intercessão - todos monumentais mesmo.





As quatro fotos seguintes são do Museu da Madeira, em Suzdal. Fiquei emocionada com a beleza de tudo o que vi nesse Museu, numa localização tão especial e com trabalhos tão extraordinários e tão representativos da história arquitetônica da região.É exemplo de cidade que soube atrair turistas com criatividade, simplicidade e valorização da cultura.



r













Continua no post seguinte.

"Arrumar a vida,pôr prateleiras na vontade e na ação.

Quero fazer isto agora, como sempre quis......"

Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.