sexta-feira, junho 17, 2016

Sobre a Rússia - Introdução

San Petersburg
Em vôo compartilhado Air France/KLM e operado pela Flot, empresa russa, fiz Madrid/Paris/San Petersburg, com duração total superior a 5 horas + 2h na conexão francesa. Como viajei somente com bagagem de cabine, evitei o tempo de espera na esteira das bagagens - e o medo de que a mala se tivesse perdido.

San Petersburg
No aeroporto de San Petersburg, esperava-me o transfer. Fiz ali mesmo o câmbio de 100 dólares = 6500 rublos. Essa seria a cotação usual - 65 rublos por um dólar -  com a diferença de que , no aeroporto, cobram  taxa de câmbio - o que não paguei em outros locais. Para um euro, obtém-se 75 rublos. Aceitam-se, na maioria dos hoteis, lojas, restaurantes e táxis, tanto euros, quanto dólares. É preciso, entretanto, estar atento à cotação e ...aos cálculos feitos...


San Petersburgo

Esta é minha primeira viagem à Rússia, depois de uma tentativa frustrada de entrar pela Letônia: meu marido, como americano, precisava ter feito o visto dele nos Estados Unidos. Cidadãos brasileiros, no entanto,  não necessitam de visto  para até 90 dias de permanência - o mesmo que a maioria dos países europeus.

Pushkin

Salvo que se tenha um conhecimento de língua e de escrita russa - o cirílico é um pouco complicado para nós - aconselho a fazerem a primeira viagem à Rússia " empacotados" .  Mesmo em ambientes bastante turísticos, nem todas as pessoas falam inglês. Comprei, na Ktour, em Santa Maria, o pacote da Flot Viagens, denominado Duas Capitais da Rússia e Anel de Ouro, com duração de 10 dias - todos intensamente aproveitados.


Mais informações....em cirílico!!!

O alfabeto russo, assim, com 33 letras, existe desde 1918. Sua origem, no entanto, remete ao ano 863, quando os irmãos Cirilo, por ordem do imperador bizantino Miguel III, estruturaram um alfabeto para a língua eslava. A composição do alfabeto eslavo ou cirílico utilizou caracteres gregos e mais algumas letras hebraicas e árabes.


Fotografando a Sala dos Espelhos no Palácio de Catarina

Esse mesmo alfabeto cirílico serviu de base para a escrita de outros idiomas, em paises que, mais tarde, pertenceram a ex- União Soviética. Foi-me bastante agradável e proveitoso ouvir, reconhecer e voltar a usar palavras - especialmente as de gentileza - que eu conhecia do polonês, do eslovaco e do tcheco principalmente.


"Chove chuva...

...chove sem parar..."


Durante o tempo em que estive na Russia, a chuva foi bem mais presente do que o sol -  previsível já que a média anual é de quarenta dias de sol, principalmente ao Norte. A temperatura, nestes dias de primavera, oscilou entre 7 e 15 graus. Usei  muito um casaco corta-vento, que me protegia tanto da chuva quanto do frio. Contaram-me que, uma vez, no verão, a temperatura chegou a 35 graus. Também me contaram que, no inverno, a temperatura chegou a -35 graus....


Igreja Ortodoxa

Neste país, a maioria das igrejas são ortodoxas. Normalmente, o culto nessas igrejas têm duração de duas a três horas. Em dias festivos, esse tempo se amplia para cinco ou seis horas. As pessoas permanecem de pé ou ajoelhadas, não há bancos ou cadeiras para sentarem. As janelas são pequenas, não só para proteção do frio, mas também porque muitas vezes serviram como esconderijos para pessoas perseguidas. São muitas e de impressionante beleza tanto externa, quanto internamente.


Igreja em Moscou

A Rússia é bem servida de aeroportos. Como cheguei por San Petersburg, desci no Pulkovo, único aeroporto internacional. Fica a 20 km ao sul da cidade. De San Petersburg a Moscou, viajei no trem expresso Sapsan, que faz esse translado em, aproximadamente, quatro horas. Para retornar a Espanha, parti do aeroporto Sheremetyevo, localizado a 29 km a noroeste de Moscou, cidade que possui mais dois aeroportos : o Domodedovo e o Vnukovo.


Decidida a voltar logo,logo....
Minha previsão é de nove posts sobre a Rússia, escritos a partir de anotações e fotografias. Tenho mais de mil fotos em um pendrive. Não estou, como usualmente faço, levando o PC, porque viajo somente com mochila ( detesto malas - de bagagem também! rsrs). Em razão disso, as postagem estão sendo menos frequentes, porque intercaladas com outras viagens rápidas. Amanhã mesmo, irei para Granada e Antequera. Bom fim de semana! Leveza e paz.


Minha amiga Duda, companheira nesta viagem. Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.