sexta-feira, novembro 13, 2015

Notícias Breves desde a Dinamarca


Pequena Sereia
A partir de Lisboa, num voo de 3horas pela TAP, chegamos a Copenhagem, a bela capital da Dinamarca, cujo nome significa Porto de Mercadores. Aeroporto bem sinalizado, com legendas em em dinamarquês e inglês. Do aeroporto à Estação Central, um táxi cobra ao redor de 50 dólares. De trem, paga-se cerca de 1 dólar - gasta-se menos em tempo e dinheiro.

Helsinger
Reservamos um hotel da cadeia Confort, localizado perto  do Metrô e da Estação Central de Trens - o que facilita muito nossa mobilidade. Apesar da temperatura de 14 graus e de  um ventinho enjoado, é bem agradável estar na Dinamarca, assim, no outono - eu a conhecia no verão somente. Cidade linda. Gente bonita e gentil. Muito o que ver e admirar.

Troca de Guardas no Palácio 
Viagem tranquila. Tudo bem...até o segundo dia, mais precisamente até o início da manhã do segundo dia, quando me transformo numa assustadora personagem de contos de terror. Uma reação alérgica faz-me caroços e hematomas no pescoço, nos braços nas costas e, por último, no rosto. Não posto fotos para não assustar criancinhas...ou amedrontar adultos!

Arte na rua: minha utopia
Assim que me vejo no espelho e me desespero com a coceira, telefono para meu Seguro de Viagem, que, em poucos minutos,  passa-me por e-mail, o endereço de um hospital, onde eu devia procurar o serviço de emergência. Zeli, minha irmã, e eu, imediatamente fomos de táxi  ao Righospitalet Infektionsmedicinsk Klinik. Atendimento impecável!

Outono!
Uma enfermeira me acompanha em todos os lugares em que preciso ir. O médico que me recebe,  um senhor supergentil e atencioso, examina detidamente as manchas, faz muitas perguntas e  fala da sua incerteza quanto à origem da reação alérgica. Poderia ser picada de inseto - o que se torna improvável porque minha irmã estava sempre comigo e não apresentava  nenhuma marca - ou reação a algum medicamento - só usei pela primeira vez um antiinflamatório - ou algum alimento....ou...ou...

Beleza e simplicidade
Eu não estava interessada  na causa...Queria logo um tratamento eficiente para diminuir a coceira e melhorar meu aspecto assustador. O médico - Dr. Sòren Thibo - para quem pretendo fazer rezas nas mais diversas religiões - vai até a enfermaria e retorna com medicamentos -  comprimidos e creme. Providencia um chá para que eu tome imediatamente três comprimidos. Procura tranquilizar-me , deixando comigo inclusive  celular dele caso eu necessitasse de atendimento urgente. 

Zeli, minha irmã.
Ao perguntar onde deveria efetuar o pagamento, a secretária da Emergência - Ebba Troels-Smith - informou-me que era free - portanto nada seria pago. Gostei. Aplicar para reembolso , no Seguro de Viagem, significa reunir e organizar comprovantes - e eu detesto fazer isso. 

Beleza dos parques dinamarqueses e ...
Saí comovidamente agradecida e fortalecida na minha convicção de que, apesar de tudo, a Humanidade é boa. Embora menos assustada e  assustadora, estou ainda com muitas marcas e inchaços no rosto e no corpo. Não foi preciso, entretanto, cancelar nenhum plano nosso. Realizamos passeios lindos, que contarei em breve. Bem que eu poderia ter passado sem essa...

.... e de suas esculturas.

"Um desejo,não de ser ave,
Mas de poder
Achar aqele voo suave
Ser o meu ser."

Fernando Pessoa

Cenário já de fim de outono...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.