segunda-feira, novembro 09, 2015

Breves notícias desde Lisboa


Minha declaração de amor ao Tejo..
Viagem tranquila de Porto Alegre a Lisboa . Foi possível deitar e dormir...porque sobravam muitos lugares no avião. Chegamos, no hotel, ao meio dia.  Zeli e eu passeamos até o início da noite.Com temperatura de 23 graus e árvores cor de outono, a Capital Portuguesa estava linda de ver...

Cores de novembro
Para a gente se sentir mesmo em Portugal, é necessário, além de traçar o Rossio, comer um Pastel de Belém ou um Travesseiro de Sintra ou um Bolo de Rei. Antes disso, um bacalhau com natas ou com grãos. 

O verdadeiro Pastel de Belém...em Belém.
Às visitas tipo " Cartão Postal" ocuparam nossos dois dias seguintes - Mosteiro dos Jerônimos. Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Parque das Nações, Estação Oriente, João do Grão, além de outros monumentos, praças e avenidas.

Detalhe dos Jerônimos
Hora de incursionar pelo País. Começamos com um bate-e-volta de nove horas pela Rota dos Templários. Imperdíveis as visitas ao Castelo de Ourém, ao Convento de Cristo  - em Tomar - e ao Castelo de Almourol.

Detalhe do Castelo de Ourém
Em Tomar, visitamos  a Igreja  Santa Maria do Olival  e o magnífico Convento de Cristo, ambos construídos pelos Templários. Almoçamos no Restaurante Sirius,  que tem atendimente simpático e impecável,  ambiente agradável,boa  relação custo/beneficio ( +ou- 20 euros por pessoa ) e  uma
comida deliciosa.

Filé de bacalhau recheado com legumes e verduras
Comemos  bacalhau  recheado, como prato principal. Estava muito bom. As entradas, entretanto, eram de comer  chorando e pedindo mais, como dizem os portugueses. O destaque foi a  pera bêbada cozida no vinho do Porto, fatiada e servida com requeijão e molho com pimenta rosa...de provocar vários hummms! Vale ter o endereço: restaurantesirius@gmail.com.

Adicionar legenda
A Rota dos Templários, com seus castelos primorosos e suas Igrejas,  terão postagens próprias, aqui mesmo no  correndomundo...logo que eu dormir tudo! Agora é impossível...

Convento de Cristo em Tomar
Ainda teremos dois dias para traçar Lisboa e , depois, partiremos para Copenhagem, também em voo direto pela TAP. Enfim, estamos bastante bem. Sentimos, obviamente, saudades da família e dos amigos - gostaríamo muito que estivessem conosco, nesta viagem tranquila e  bonita.
Zeli e ...por - do - sol no Tejo

Colina do Castelo de Almourol


"Aqui onde se espera
 - Sossego, só sossego -
 Isso que outrora era,

Aqui onde, dormindo,
- Sossego, só sossego -
Se sente a noite vindo,

E nada importaria
- Sossego, só sossego -
Que fosse antes o dia
....................................
Que mais quer quem descansa
- Sossego, só sossego -
Da dor e da esperança..."


Castelo de Ourém

Castelo de Almourol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.