domingo, janeiro 04, 2015

Segóvia: mito e misticismo

Catedral

Visitei Segóvia a primeira vez que vim à Espanha...e passei a visitá-la cada vez que venho aqui. Uma vinda a esse País sem uma ida a Segóvia, Patrimônio Mundial da UNESCO, parece-me incompleta.É a cidade mágica e lendária da Espanha, talvez pelo mito de que foi fundada por Hércules ou pelo filho de Noé.

Ao fundo, a Serra de Guadarrama
Segóvia é  pequena e linda -  com menos de  60 mil habitantes - toda  em tons de terracota e arenito, contornada pelas colinas de Castilha e tendo , ao fundo, a Serra de Guadarrama, que estava hoje branquinha de neve. Foi fundada por Celtiberos e depois ocupada pelos romanos em 80 a.C. Tornou-se uma importante cidade da Hispânia romana.

Pedro e o Aqueduto ao fundo


El Acueducto é o símbolo mais conhecido de Segóvia. Uma admirável obra de engenharia, com 894 metros, feita com 20 mil blocos de granito e sem uso de argamassa. Foi construído, primeiramente, pelos romanos no século I. Impossível não se impressionar com a grandiosidade dessa obra.

Aqueduto de Segóvia
É composto de 163 arcos, atingindo, no seu ponto mais alto, que é a Plaza del Azoguejo, a impressionante altura de 20 metros. Foi , provavelmente, erguido, no seu total, no ano de 50 d.C. Devia fazer parte do sistema de aquedutos e canais subterrâneos que traziam , para Segóvia, água de montanhas a mais de 15 km.

O aqueduto na sua parte mais alta
Há uma lenda que explica sua origem. Morava em Segóvia uma menina muito bonita, que carregava água das montanhas e sofria com isso. Um dia, propôs um pacto ao Diabo. Se ele conseguisse um meio de transportar a água, em troca ela entregaria sua alma a ele. Arrependeu-se depois. Chorou muito, pedindo a Deus que lhe recuperasse a alma.

De diferentes pontos de Segóvia, pode-se ver o aqueduto.

O Diabo - certamente com seus muitos empreiteiros, imagino eu - estava construindo o aqueduto quando Deus decidiu ajudar a menina. E o fez impedindo que o Diabo colocasse o último bloco de granito. A obra, assim, ficou inconclusa, e a alma prometida não lhe foi entregue. Deus, entretanto, achou o aqueduto tão perfeito e bonito, que decidiu conservá-lo - como  está até hoje.

Detalhe do Alcázar de Segóvia
Em poucas cidades e podem ver três magistrais monumentos, caminhando com tranquilidade, enquanto se vêem lojinhas com artesanatos originais e interessantes. Segóvia é assim. Como se não bastasse a grandiosidade do aqueduto, tem toda a grandiosidade e beleza do Alcázar e da Catedral - e muitas outras atrações.

Detalhe do Alcázar de Segóvia
Localizado na Praça da Rainha Victoria Eugenia, com uma bonita vista dos campos de Segóvia tanto no fundo quanto nos lados, o Alcázar , fortificado desde o tempo dos romanos, é um protótipo de Castelo de contos de fada.
Pedro no Alcázar
Conta-se que seu projeto inspirou Walt Disney para a construção do castelo da Bela Adormecida. Pode ter sido mesmo, porque suas grandes torres , cobertas com chapeus de bruxa, feitos em ardósia, lembram muito contos de fada.Impressiona também o desenho  e a profundidade do fosso que o circunda.

Alcázar de Segóvia
O nome alcázar, de origem árabe ( al - qasr ) significa forte. Foi reconstruído nos séculos XIII e XIV, mas sofreu um grande incêndio em 1862. A reconstrução do original , dizem que um pouco exagerada, conservou as esculturas dos 52 reis que lutaram durante a Reconquista. Do alto de uma de suas torres, pode-se ver a localização do centro histórico de Segóvia , bem no topo de uma colina, facilmente vista do castelo - o que facilitava sua defesa.

Parte da Catedral de Segóvia
 A antiga catedral de Segóvia estava localizada em frente ao Alcazar. Era de estilo romano e dedicada a Santa Maria.Na Guerra das Comunidades, em 1521, ela  foi bastante danificada.O rei Carlos V propôs às autoridades eclesiásticas que um novo templo fosse construído - um templo que espelhasse a fé e a religiosidade do povo segoviano.

A seriedade do Pedro na frente da igreja....
As obras começaram m 1525. Para reduzir o custo, houve aproveitamento de algumas peças da antiga catedral, como o coro, o claustro e a belissima pia batismal cuja foto está aqui. Um folheto da Catedral explica que o estilo e a cronologia definam-na como a última catedral gótica, mas que a concepção de espaço vinculam-se a uma estética renascentista.

Pia batismal
Há muito o que ver e admirar no interior da Catedral. Nada menos do que 20 capelas estão distribuídas internamente - todas magnificas.Encontram-se , nelas, muitas grades belíssimas, procedentes da catedral antiga; entalhes , pinturas, tapeçarias, esculturas e até uma pequena coleção de vestimentas eclesiásticas antigas, com delicados e ricos bordados.


Bela coleção de modelitos
Segóvia, entretanto, não tem somente a Catedral, o Aqueoduto e o Alcázar para encantar turistas e visitantes. Há muita igrejas, uma casa-museu, monastérios, museus, praças, jardins e o bonito Convento das Carmelitas Descalças. Há muitos hoteis, restaurantes, bares e cafeterias. De 24 a 29 de junho, comemora-se , com grandes festas - shows, touradas e desfiles - São João e São Pedro. A festa de São Frutos (sic!) , padroeiro de Segóvia, é comemorada dia 25 de outubro.

Muitos turistas diariamente
Independente de datas especiais, para mim todo o dia é dia de Segóvia. Se existe uma cidade com especial magia, podem crer , é ela. Ainda este ano, pretendo retornar à Espanha para uma longa temporada - Segóvia que me aguarde!

Trem rápido: Madrid - Segóvia = 28 minutos


"Não basta abrir a janela
Para ver os campos e o rio.
Não é bastante não ser cego
Para ver as árvores e as flores.
É preciso também não ter filosofia nenhuma.
Com filosofia não há árvores: há idéias apenas.
Há só cada um de nós, como uma cave.
Há só uma janela fechada e todo o mundo lá fora
E um sonho do que se poderia ver se a janela se abrisse,
Que nunca é o que se vê quando se abre a janela."


Fernando Pessoa

 
Ruazinhas ...

Um comentário:

  1. Gracias. Segovia es una ciudad increíble. Visitar Segovia es una ciudad maravillosa. Es descubrir un lugar único con su historia y su magia.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.