sexta-feira, julho 18, 2014

Nada a ver....


Desde maio último, eu queria mostrar as fotos que fiz no Festival Internacional de Balonismo, que, anualmente, acontece em Torres. Queria também mostrar um  poema lindo de Fernando Pessoa, meu poeta preferido. Juntei-os hoje nesta página... com o título de Nada a ver - as fotos e o texto, é claro.


"Na noite terrível, substância natural de todas as noite,
Na noite de insônia, substância natural de todas as minhas noites,
Relembro,velando em modorra incômoda,
Relembro o que fiz e o que podia ter feito na vida.
Relembro, e uma angústia
Espalha-se por mimcomo um frio do corpo ou um medo.


O irreparável do meu passado - esse é que é o cadáver!
Todos os outros cadáveres podem ser que sejam ilusão.
Todos os mortos pode ser que sejam vivos noutra parte.
Todos os meus próprios momentos pode ser que existam algures,
Na ilusão do espaço e do tempo,
Na falsidade do decorrer.


Mas o que eu não fui,o  que eu não fiz,o que nem sequer sonhei;
O que só agora vejo que deveria ter feito,
O que só agora claramente vejo que deveria ter sido...
Isso é que é morto para além de todos os deuses,
Isso - e é hoje talvez o melhor de mim - é que nem os deuses fazem viver...


Se em certa altura
Tivesse voltado para a esquerda em vez de para a direita;
Se em certo mpomento,
tivesse dito sim em vez de não, ou não em vez de sim;
Se em certa conversa
Tivesse dito as frases  que só agora, no meio-sono, elaboro - 
Se tudo tivesse sido assim,
Seria outro hoje, e talvez o universo inteiro
Seria insensivelmente levado a ser outro também.


Mas não virei para o lado irreparávelmente perdido,
Não virei nem pensei em virar, e só agora o percebo;
Mas não disse que não ou não disse que sim, e só agora vejo o que não disse:
Mas as frases que faltou dizer nesse momento surgem-me todas,
Claras, inevitáveis, naturais,
A conversa fechada concludentemente,
A matéria toda resolvida....
Mas só agora o que nunca foi, nem será para trás, me dói.


O que falhei deveras não tem esperança nenhuma,
Em sistema metafísico nenhum.
Pode ser que para outro mundo eu possa levar o que sonhei,
Mas poderei eu levar para outro mundo o que me esqueci de sonhar?
Esses sim, os sonhos por haver, é que são o cadáver.
Enterro-o no meu coração para sempre para todo o tempo, para todos os universos.


Nesta noite em que nao durmo, e o sossego me cerca
Como uma verdade de que não partilho,
E lá fora o luar, como a esperança que não tenho, é invisível pra mim."


Partiu - Brasil, from Atlanta

Rei e Rainha ( peças de xadrez ) : tradicionais edificios de Atlanta

Organizo minha bagagem. Hora de partir de Atlanta para o Brasil. Foram boas as duas semanas que aqui passei. Conversei muito com meu filho - tão lúcido e inteligente; tão sensível e doce menino. Outra vez passeamos pela parte antiga da cidade e visitamos lugares interessantes - dispensamos o museu da coca-cola , a CNN e o Georgia Seaquarium . Como sempre, encantei-me com o verde das árvores e o colorido das flores.

Centro de Atlanta
Com Valéria, minha nora, além de visitar lugares interessantes, vamos  aos melhores locais de compra, tanto em Atlanta quanto em seus antigos bairros, hoje transformados em pequenas e bonitas cidades. Gosto de retornar às minhas lojas preferidas. Além do mais este é o único país - e Atlanta a única cidade -  onde vou às compras e de onde pago excesso de bagagem ao partir.

Teatro Fox : centro de Atlanta

Massimo, meu neto,  é um menino bonito e muito bem educado. Quase um bebê, já agradecia a Valeria a mamadeira que lhe era entregue. Um dia espirrei e, surpresa, ouvi dele um Deus te abençoe. Com ele, precisa-se de paciência apenas na hora de montar grandes peças de Lego!

Da janela do quarto ...

Hora de retornar. Urge planejar novas viagens , pois, como escreveu Fernando Pessoa:
O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.

Massimo e seus amigos de quatro patas...

quarta-feira, julho 16, 2014

" I have a dream..."


Martin Luther King Jr National Historic Site.

Duas pessoas mundialmente conhecidas nasceram e viveram  grande parte de suas histórias em Atlanta, capital da Geórgia, no sul dos Estados Unidos:   Martin Luter King Jr ( 1929 - 1968 ) e Margaret Mitchell ( 1900 - 1949 ). Ela, jornalista e escritora; ele pastor da Igreja Batista e líder do movimento pelos direitos civis dos afro-americanos.

Martin Luther King Jr National Historic Site.

Desta vez, não visitei a casa de Margaret Mitchell, importante ponto turístico da cidade. Conhecida como a autora de O Vento Levou... - Gone with the Wind - livro , com mais de mil páginas, que relata a guerra civil norte-americana e que se transformou num dos clássicos do cinema , tendo como diretor Victor Fleming e como protagonistas Vivien Leigh ( Scarlett O'Hara  ) Clark Gable ( Rhett Butler ) e Leslie Howard ( Ashley Wilkes ).

" E o Vento Levou..."
Mas, com meu filho e meu neto, passamos algumas horas visitando o Martin Luther King Jr National Historic Site - um lugar bonito, simples, comovente, que relembra a história deste ícone da defesa dos direitos civis e um dos mais conhecidos defensores da mudança social não violenta no século XX. Ali, belos e coloridos murais contam sua magnífica e heroica trajetória.

Martin Luther King , Jr : formatura

Filho e neto de pastor da Igreja Batista, este ganhador do Nobel da Paz, estudou na Universidade de Boston, de 1951 a 1955, onde concluiu o doutorado em Teologia. Liderou, juntamente com Coretta Scott King, sua esposa, muitos movimentos , como, por exemplo,  o boicote à companhia de transporte , em Alabama, por exigir que os negros dessem os seus lugares aos brancos e ficassem de pé ou sentados na parte de trás dos ônibus.

Mural com cenas históricas
Em 1955 , entretanto, Rosa Parks, costureira negra norteamericana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, negou-se a levantar e dar seu lugar a um homem branco. Foi presa e, em razão disso, foram desencadeados muitos protestos e confrontos - e o Boicote, que durou um ano e dezesseis dias, só terminando quando a Corte Suprema tornou ilegal a discriminação racial no transporte público.

Centro Histórico MLK
Do muito que falou e escreveu, parece mesmo que foi I have a Dream... o texto de King que ficou mais conhecido mundialmente. " Eu tenho um sonho em que imagino um mundo onde as pessoas já não estão divididas por raça..." É parte do discurso , pronunciado por ele, na Marcha sobre Washington,DC, em 1963, com a participação de 250 mil manifestantes. Pressionado, em 1964, o Congresso dos Estados Unidos promulgou a Lei dos Direitos Civis.

Mahatma Gandhi no Centro Histórico MLKJ
Martin Luthrer King, Jr era forte adepto da não violências, posição que se consolidou, ainda mais, depois de sua visita à India e a influência que recebeu de Mahatma Ghandi. Sobre violência e não violência, King escreveu: "Através da violência você pode matar um assassino, mas não pode matar o assassinato. Através da violência você pode matar um mentiroso, mas não pode estabelecer a verdade. Através da violência você pode matar uma pessoa odienta, mas não pode matar o ódio. A escuridão não pode extingüir a escuridão. Só a luz pode."

Grandes paineis contam sua história
Não gosto de fotografar pessoas sem que elas a isso me autorizem - e há momentos que me parece uma invasão de privacidade até mesmo pedir essa autorização. Enquanto percorríamos os diversos jardins e espaços do Centro, vi muitas famílias, com muitas crianças atentas, recebendo de seus país explicações sobre monumentos, esculturas e murais. Não as fotografei - por mais que o desejasse fazer. Era a História sendo contada...

Igreja Batista Ebenezer

" Memphis, juntamente com New Orleans e Nashville, constituem as três cidades mais importantes da música norteamericana. A cidade é conhecida também pelas suas lutas em defesa dos direitos civis dos negros - mais de 60% da população - e dos trabalhadores. Enfrentou muitas lutas nos anos 60 e, em 4 de abril de 1968, assassinaram aqui o mais proeminente líder da luta contra o racismo, Martin Luther King, Jr.  O Museu Nacional dos Direitos Civis está hoje no prédio do Motel Lorraine, local onde ocorreu o assassinato - o quarto 306 está preservado como era quando o crime aconteceu." http://www.correndomundo.blogspot.com.br/search/label/Memphis
Roseirais e flores diversas no Martin Luther King Site
" A derradeira dimensão de um homem  não é a posição que defende em momentos de comodidade e conforto, mas a posição que defende em tempos de desafio e controvérsia. " Martin Luther King, Jr.

terça-feira, julho 08, 2014

Paxton: agradecimentos

Amanhecer em Paxton
No final de maio, cheguei, desta vez sozinha, no interior da pequena e acolhedora Paxton. Apesar da ausencia tao dolorosa de Daniel e Ronald, foi - me confortavel o acolhimento afetivo e gentil da familia. Sinto-me realmente em casa, cercada por pessoas queridas, objetos conhecidos, paisagem sempre igual.

Daniel e Ronald
No meu quarto, livros, roupas e objetos meus e de Ronald. Organizo detalhadamente tudo. Embora eu pretenda voltar no ano que vem, sei que nada do que foi sera... Todos da familia procuram me auxiliar na solucao de questoes burocraticas e planejam atividades que tornem mais leve minha permanencia - sem Ronald pela primeira vez. Investem no meu retorno `a casa da familia todos os anos...Prometo retornar. 

Kupferschmid' s House

Lora, com invejavel vitalidade, eh amorosa e prestativa; Anna e Keneth sao cuidadosos e gentis; Judah, agora um menino grande, jah com carteira de habilitacao, continua doce e disponivel. Sharon, Randy e Pam ajudaram-me, com afeto e solidariedade, a passar por momentos de muita dor. Meu  agradecimento e meu afeto a toda a familia Kupferschmid.

 
Lora e eu

O Memorial Service for Ronald Dean McKinney estara, na minha memoria, como um dos momentos mais comoventes da minha vida. Emociono-me quando lembro daquele escoces, na gaita-de-foles, executando o Toque de Silencio, enquanto um telao projetava imagens de Ronald no exercito, e uma bandeira do pais me era entregue.

Toque do Silencio
Emociono-me quando penso nas mensagens de parentes e amigos , que testemunharam amor e respeito ao meu marido  e disseram da saudade que ele deixou. Quero escrever a cada uma dessas pessoas , para externar minha gratidao . Agradeco muitissimo a Kevin e Sherry, Vicki e Shanna Ferrel, Randy e Candy Rigglemann, Brinda e Daiana, Patricia e Mike Tipsord, Tim Roth e Familia, Dave e Kitty . Agradeco aos familiares e amigos do Brasil que tambem enviaram mensagens e testemunhos.

Vicki e Candy - queridas amigas

"Ron e eu nos conhecemos numa festa de Natal, em 2005.Trocamos cartas, mensagens e decidimos nos reencontrar em 2009.Vinte dias depois, o querido Kevin Haiser fez nosso casamento, na casa da familia Kupferschmid.Vivemos integralmente cada dia durante 4 anos, 6 meses e 20 dias ( completariamos hoje 5 anos de casados). Tivemos um tempo pleno de harmonia, cuidado mutuo, afeto e companheirismo.Em janeiro, seu generoso coracao parou.Ficou sua lembranca e a forte dor  de sua ausencia."

Memorias

Ja estou no Brasil, procurando  valorizar o presente deste presente que, cotidianamente, recebo: a vida. Aprendi que a tristeza vem sem ser chamada, mas que a alegria precisa ser buscada no dia a dia. Pela memoria de Ron, quero buscar a alegria de viver porque acredito que ele gostaria de me ver bem.

Memorias

"Ter pressa eh nao saber chegar.
Vou devagar.
Vou devagar porque o que eh sorte,
E o que eh morte.
Nao as busco, nao as evito.
Vem-me buscar.
Por isso vou sob o infinito
Sem me apressar.

Se eu for depressa, nunca chego.
Devagar,vou
Com o meu ser e com sossego:
Existo,estou."

Fernando Pessoa

terça-feira, julho 01, 2014

Atlanta: do cotidiano `as descobertas

Magnolia ainda em botao
Como Atlanta eh parte de meus itinerarios anuais ha dez anos, ja escrevi sobre ela outras  vezes. Alem do crescimento anual de Massimo, meu neto,  sempre ha mais novidades ou descobertas. Da permanencia de encantos, refiro o verde das grandes arvores - com destaque para a magnolias floridas - a beleza dos jardins e o colorido das flores. Uma cidade lindamente verde.

"Verde que te quero verde..."
Ver meu neto levantar cantarolando para ir `a escola, nao tem preco. Este eh o periodo de ferias escolares de verao, mas as criancas, que assim o desejam, podem continuar a frequenta-la,  fazendo parte do Summer Camp. Perguntado sobre isso, Massimo escolheu a permanencia diaria no ambiente escolar com um programa diferenciado, embora muitos conteudos sejam ludicamente desenvolvidos. Alguns vezes, ele chega em casa, euforico, com fotos que a escola manda, onde ele estah tocando em cobras ( ihhhhh ), sapos e tartarugas.

Massimo no Summer Camp
Com Valeria, minha  nora, conheci o bairro dos coreanos, no leste da cidade. E lah a melhor padaria e doceria que encontrei nos Estados Unidos. Primeira vez (juro!) , em quatro meses, que a minha dieta foi interrompida e agredida, com um cafeh excelente e um pao feito com massa suave no sabor  e delicada na textura, recheado com chocolate e coberto com amendoas fatiadas. Dos deuses.

Doces e paes coreanos
No mesmo bairro coreano, fomos a uma clinica especializada em reflexologia. Lugar bonito, cores suaves, musica ambiente adequada, atendimento perfeito - a hora deve ser marcada com bastante antecedencia. A cada hora cheia, nove atendentes encaminham e acompanham, individualmente, as nove pessoas que estao aguardando, para uma outra sala que acomoda exatamente esse numero de clientes.

Bairro coreano em Atlanta
Acomodados todos, os atendentes se retiram, em fila, organizadamente, e voltam com bacias de agua morna onde os nossos pes ficam imersos durante uns cinco minutos. Retornam, novamente , os atendentes e envolvem os pes em grandes toalhas brancas. As bacias sao retiradas e alguns cremes sao usados para massagear  - muito bem - cada parte do peh. Nessa hora...dormi. Acordei quando os coreanos se retiraram e voltaram com algo semelhante a martelinhos de madeira...para uma sessao de batidinhas nos pes e nas pernas...Encantei-me com a perfeicao e sincronicidade dos movimentos. O som me lembrou berimbau...

Massagens coreanas
Apos isso, fomos orientadas a por pernas para cima e cabeca quase onde estavam os pes. Foi o gran finale! Uns 10 minutos de excelente massagem no rosto, na cabeca e no pescoco. A penumbra, a musica,a harmonia e a delicadeza de todos, deu-me vontade de pedir para dormir ali por um tempo... Sai pensando em retornar . Foi exatamente uma hora de atendimento perfeito; e o custo,  trinta dolares.

Esculturas de arame no aeroporto d Bloomington
Depois de quase dois meses, organizo-me para retornar ao Brasil . Hora das comprinhas - comprinhas mesmo. Considero levar presentes a mais concreta - e pesada - demonstracao de amor. Quem carrega bagagem sabe muito bem a que estou me referindo. Neste periodo, muitas liquidacoes de roupas de verao. Precos bons ateh para nos...imaginem para os europeus. Muitas ofertas, muitas tentacoes...A cada momento, vem-me a lembranca de pessoas para quem eu gostaria de levar presentes. Preciso manter-me centrada no tamanho das malas. No final, tudo se resolve.

Massimo Menini Trindade
"Durmo,desperto e sozinho
Que tem sido a minha vida?
Velas de inutil moinho - 
Um movimento sem lida.
Durmo, desperto e sozinho.

Nada explica nem consola
Tudo esta certo depois.
Mas a dor que nos desola,
A magoa de um nao ser dois
Nada explica nem consola"

Fernando Pessoa

Paxton ao amanhecer