sábado, agosto 30, 2014

Bagagem: preparação

Torres/RS/Brasil - Foto: Fernando Menini

Há tempo, recorro a esta lista quando estou arrumando a mala - sempre no singular : duas malas ou mala grande nem pensar! E , com o passar dos anos, mais necessária a lista se tornou: nada de esquecimentos. Não costumo ampliá-la, mas posso diminuí-la dependendo por quanto tempo vai estender-se a andarilhada.
 
Torres/RS/Brasil - Foto: Fernando Menini
Começo pelos documentos. passaporte, seguro-saúde, passagens, reservas de hotel, carteira de vacinação ( muitos países não a exigem),carteira de habilitação, tours (se os comprei antecipadamente online) e telefones para urgências.
Torres/RS/Brasil - Foto: Fernando Menini
Eletrônicos: I Pad ou I Phone, com fone de ouvido, adaptador de tomadas ( tenho um tão múltiplo que até agora me serviu para qualquer país), pendrivers, câmeras ( costumo levar duas depois que roubaram minha mochila com tudo), baterias, cartões de memória e pilhas de reserva. 

Torres/RS/Brasil - Foto: Fernando Menini
Finanças: moeda do país - quantia pequena , em cash, para táxi ou despesas iniciais; cartões de crédito ( não esqueça de anotar os telefones em caso de perda ou roubo); porta - documentos, cartões, moedas maiores.

Torres/RS/Brasil - Foto: Fernando Menini
Higiene e saúde: lenços umedecidos, álcool em gel, protetor labial, shampoo, escova e pasta de dentes, fio dental, pente ( para quem dele necessita, é óbvio), cortador e lixa de unhas, desodorante, perfume ( melhor aproveitar e comprar no início da viagem). Os remedinhos constituem uma lista à parte e muito pessoal. Quanto mais o tempo passa, mais essa listinha  aumenta....

Torres/RS/Brasil - Foto: Fernando Menini
Vestuário e acessórios: o antigo conselho ainda é bem valioso. Ponha sobre a cama tudo o que gostaria de levar; reduza depois à metade. Costumo eleger duas cores básicas e , sobre elas, fazer composições. Uma mala pesada pode ser motivo de desavenças...e perdas de trem...Nem vou listar o que levo - mas é muito pouco. Incluo, ainda,  roupas tão usadas que posso abandonar , sem pena, pelo caminho ...trocando-a por uma nova.
Torres/RS/Brasil - Foto: Fernando Menini
É interessante levar um livro relacionado ao país a ser visitado - por exemplo, Saramago, se vai a Portugal...Leitura leve! Nada de leituras que faça você querer morder os habitantes locais. Leve mapas, agenda com dicas, endereços e sugestões, canivete ( sempre necessito de um para descascar frutas), capa de chuva + uma toalhinha para secar o rosto. Numa situação de chuva inesperada, comprei, por dois euros, uma capa plástica verde-caturrita-louca - a mais feia que conheci , mas era a única disponível naquela rua.

Torres/RS/Brasil - Foto: Fernando Menini
Outros tantos itens serão indispensáveis, dependendo do lugar para onde se viaja. Se for para a India,  por exemplo, leve garrafa para abastecer-se de água. Nas chamadas cidades livres do plástico, as garrafas são de vidro e não podem ser levadas. Acredito, entretanto, que o mais importante a levar são olhos limpos para não contaminar as imagens novas, comparando-as com outras já vistas. Cada lugar é único...como são as pessoas...
Torres/RS/Brasil - Foto: Fernando Menini
"Toda beleza é um sonho, inda que exista,
Porque a beleza é sempre mais do que é...."

Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.