quarta-feira, julho 16, 2014

" I have a dream..."


Martin Luther King Jr National Historic Site.

Duas pessoas mundialmente conhecidas nasceram e viveram  grande parte de suas histórias em Atlanta, capital da Geórgia, no sul dos Estados Unidos:   Martin Luter King Jr ( 1929 - 1968 ) e Margaret Mitchell ( 1900 - 1949 ). Ela, jornalista e escritora; ele pastor da Igreja Batista e líder do movimento pelos direitos civis dos afro-americanos.

Martin Luther King Jr National Historic Site.

Desta vez, não visitei a casa de Margaret Mitchell, importante ponto turístico da cidade. Conhecida como a autora de O Vento Levou... - Gone with the Wind - livro , com mais de mil páginas, que relata a guerra civil norte-americana e que se transformou num dos clássicos do cinema , tendo como diretor Victor Fleming e como protagonistas Vivien Leigh ( Scarlett O'Hara  ) Clark Gable ( Rhett Butler ) e Leslie Howard ( Ashley Wilkes ).

" E o Vento Levou..."
Mas, com meu filho e meu neto, passamos algumas horas visitando o Martin Luther King Jr National Historic Site - um lugar bonito, simples, comovente, que relembra a história deste ícone da defesa dos direitos civis e um dos mais conhecidos defensores da mudança social não violenta no século XX. Ali, belos e coloridos murais contam sua magnífica e heroica trajetória.

Martin Luther King , Jr : formatura

Filho e neto de pastor da Igreja Batista, este ganhador do Nobel da Paz, estudou na Universidade de Boston, de 1951 a 1955, onde concluiu o doutorado em Teologia. Liderou, juntamente com Coretta Scott King, sua esposa, muitos movimentos , como, por exemplo,  o boicote à companhia de transporte , em Alabama, por exigir que os negros dessem os seus lugares aos brancos e ficassem de pé ou sentados na parte de trás dos ônibus.

Mural com cenas históricas
Em 1955 , entretanto, Rosa Parks, costureira negra norteamericana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, negou-se a levantar e dar seu lugar a um homem branco. Foi presa e, em razão disso, foram desencadeados muitos protestos e confrontos - e o Boicote, que durou um ano e dezesseis dias, só terminando quando a Corte Suprema tornou ilegal a discriminação racial no transporte público.

Centro Histórico MLK
Do muito que falou e escreveu, parece mesmo que foi I have a Dream... o texto de King que ficou mais conhecido mundialmente. " Eu tenho um sonho em que imagino um mundo onde as pessoas já não estão divididas por raça..." É parte do discurso , pronunciado por ele, na Marcha sobre Washington,DC, em 1963, com a participação de 250 mil manifestantes. Pressionado, em 1964, o Congresso dos Estados Unidos promulgou a Lei dos Direitos Civis.

Mahatma Gandhi no Centro Histórico MLKJ
Martin Luthrer King, Jr era forte adepto da não violências, posição que se consolidou, ainda mais, depois de sua visita à India e a influência que recebeu de Mahatma Ghandi. Sobre violência e não violência, King escreveu: "Através da violência você pode matar um assassino, mas não pode matar o assassinato. Através da violência você pode matar um mentiroso, mas não pode estabelecer a verdade. Através da violência você pode matar uma pessoa odienta, mas não pode matar o ódio. A escuridão não pode extingüir a escuridão. Só a luz pode."

Grandes paineis contam sua história
Não gosto de fotografar pessoas sem que elas a isso me autorizem - e há momentos que me parece uma invasão de privacidade até mesmo pedir essa autorização. Enquanto percorríamos os diversos jardins e espaços do Centro, vi muitas famílias, com muitas crianças atentas, recebendo de seus país explicações sobre monumentos, esculturas e murais. Não as fotografei - por mais que o desejasse fazer. Era a História sendo contada...

Igreja Batista Ebenezer

" Memphis, juntamente com New Orleans e Nashville, constituem as três cidades mais importantes da música norteamericana. A cidade é conhecida também pelas suas lutas em defesa dos direitos civis dos negros - mais de 60% da população - e dos trabalhadores. Enfrentou muitas lutas nos anos 60 e, em 4 de abril de 1968, assassinaram aqui o mais proeminente líder da luta contra o racismo, Martin Luther King, Jr.  O Museu Nacional dos Direitos Civis está hoje no prédio do Motel Lorraine, local onde ocorreu o assassinato - o quarto 306 está preservado como era quando o crime aconteceu." http://www.correndomundo.blogspot.com.br/search/label/Memphis
Roseirais e flores diversas no Martin Luther King Site
" A derradeira dimensão de um homem  não é a posição que defende em momentos de comodidade e conforto, mas a posição que defende em tempos de desafio e controvérsia. " Martin Luther King, Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.