terça-feira, junho 03, 2014

Seefeld in Tirol, bonitinha e pouco conhecida.

Centro de Seefeld in Tirol
Ninguem necessita de forte persuasao ou solidos  argumentos para me convencer  a visitar  uma cidade de que , ate entao, eu nunca ouvira falar. Basta despertar minha atencao com algum detalhe ou alguma informacao que atice minha curiosidade ... Foi assim que um amigo italiano, sem pretensao alguma, contou-me que gostava bastante de Seefeld in Tirol, onde costumava esquiar. Foi o suficiente. Passei a desejar conhece-la...e ja a visitei por tres vezes.

Centro de Seefeld
Muito perto de Innsbruck - uns 40 minutos de trem - a caminho da Alemanha, a viagem toda eh um agradavel passeio por montanhas, tendo, ao fundo, a vista do vale do rio Inn.A estacao de trens eh junto ao centro da cidade - se bem que o centro de Seefeldt eh a cidade toda. Pequena, pequena mesmo.Com muitos hoteis e restaurantes, que  sao bem recomendados, parece ter sido planejada para gente que gosta de esquiar e ver neve e montanhas.

E eh primavera...
Algumas cidades, como as da Costa Amalfitana ou as de Cinque Terre, parecem-me pequenos presepios, daqueles que, no Brasil, tentamos replicar com pedras, papeis pintados e amassados e muitos flocos de algodao. Seefeld in Tirol lembrou-me tambem um presepio. Imaginei a cidade no periodo natalino ... ou como um cenario para contos de fada.

Bonitos os telhados

A cidade, que sem os esquiadores, seria um belo vilarejo, localiza-se numa planicie com vista privilegiada para vales e montanhas - algumas montanhas parecem nascer no espaco urbano. Predominam aqui as construcoes tipicas do Tirol. As casas, em geral pintadas de branco, com madeira que reveste parcialmente as fachadas, tem telhado inclinado, varandas e janelas. Sao ornamentadas com plantas e flores lindas.

Mesmo no gelo...amor-perfeito...
Seefeld in Tirol eh uma cidade famosa para a pratica de esportes na neve. Algumas competicoes olimpicas e campeonatos mundiais , pricipalmente de esqui cross-country , foram realizadas nesta cidade. Ha bastante investimento em hoteis. Informaram-me que o Hotel Helga e a Pensao Krinserhof  sao excelentes. Tambem ha bons restaurantes. Como fizemos um bate-e-volta  desde Innsbruck, apenas almocamos  -  e almocamos muito bem no Plangger Delikatessen.

Minha amiga Odete Bernardi

Para quem, como eu, nao curte trilhas nem esportes na neve - nem esporte em lugar nenhum - sugiro uma caminhada pela cidade e o delicioso ar de montanha.  Vale mesmo reservar um dia para Seefeld in Tirol , nao esquecendo que, na Alemanha ( Bavaria ), tambem ha uma cidade com o nome de Seefeld.

Seefeld, o do Tirol.
" O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."     Fernando Pessoa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.