domingo, maio 04, 2014

Malcesine, realmente uma das dez mais...

Centro de Malcesine
Há um tempo, numa dessas listas de dez mais, encontrei Malcesine - 3500 habitantes - como uma das dez cidades pequenas mais bonitas da Itália. Eu mal a conhecia, apenas passara de carro por ela uma vez em que contornei todo o Lago di Garda. Passei a querer visitá-la. Fui. Valeu cada minuto em que lá estive. É encantadora mesmo.
Chegada em Malcesine

Malcesine,distante a 150 km de Milano,  é o município da região do Veneto, mais ao norte de Verona. Pelos achados pré-históricos , sabe-se que foi habitada desde a antiguidade - nos restos de um acampamento romano, encontrou-se uma epigrafe que recorda a construção de um templo dedicado a Iris.No século XII, recebeu o estatuto de cidade.

Ancoradouro da cidade

É fantástico ir de carro por estradas sinuosas que margeiam o Lago e passam por galerias e túneis. Há bons restaurantes e hoteis pelo caminho. Há plantações de oliveira por toda parte e produtos regionais à disposição de curiosos e compradores...de azeite de oliva a licor de limão; de queijos a doces de frutas. E os cenários são realmente lindos.

Ruazinhas típicas de Malcesine

Desta vez, fomos, entretanto, de Sirmione a Malcesine, no barco que circula regularmente pelo Lago. São mais ou menos duas horas de viagem. Ao aproximar-se de Malcesine, o Lago se estreita, e as montanhas agigantam-se.   Um espetáculo daqueles de   "atirar beijinhos" à Natureza. Essa paisagem indescritível vai até Riva del Garda, passando por Limone Sul Garda.

Ruazinha no Centro Histórico
Bem se diz que tamanho não é documento! No final do século XIX, ocorreu uma grande transformação em Malcesine. O rio Aril passou a ser explorado para a obtenção de energia hidroelétrica. O curioso é que o Aril é considerado o rio menos extenso do mundo, pois mede apenas 170 metros de comprimento. A partir da Segunda Guerra Mundial, entretanto, o turismo passou a ser a base da economia do município - e outras transformações sucederam-se.
.
Escultura na praça principal
Todas as vezes que vi essa escultura, lembrei-me do que escreveu o meu querido amigo-irmão, Oscar Brisolara: 
"Mas as felicidades não se repetem. Surpreendem-nos, devagarinho. Mesmo que fosse possível reconstruir uma época, nós não seríamos os mesmos para revivê-la. A cada vez que somos tocados por um sentimento, reinventamos nossa maneira de sentir. A cada vez que nosso coração ama, reinventamos nossa forma de querer. A cada vez que nossos olhos veem, reinventamos nosso jeito de enxergar..."
Detalhe do Castelo Scaligero
Parece que o castelo de Malcesine foi construído pelos lombardos, no meio do primeiro milênio dC. É bem bonito. Há partes dele que parecem nascer da rocha pela semelhança de cor e material. Sua primeira função foi defender o primitivo porto de Malcesine. Foi destruído em  590 e reconstruído em 806. De 1277 a 1387, esteve sobre o domínio de Alberto della Scala - desse período, resultou-lhe o nome atual Castelo Scaligero.
Torre principal do Castelo
Os Visconti de Milano ocuparam o castelo de 1387 a 1403. A República de Veneza incorporou - o em 1405. Foram os venezianos e os austríacos que o adaptaram às exigências bélicas. Possuía uma grande porta que estava ligada a uma ponte elevadiça, especial para surpreender o inimigo. Hoje abriga algumas salas de exposição com material sobre a flora,a fauna e a geologia da região. Abriga também assustadoras histórias de fantasmas.Em 22 de agosto de 1902, foi declarado Monumento Nacional.

Subida para o Monte Baldo
O Monte Baldo é majestoso, bonito de ver, com mais de 2 mil metros de altura e com muitas atrações para todas as idades - no verão, para caminhadas principalmente; no inverno, para os esquiadores.  A subida até ele é feita por um teleférico, que faz paradas em duas estações: a primeira vai de Malcesine a San Michele, a quase 470 metros de altitude e tem uma extensão de 1512 metros de comprimento...

Foto de material publicitário : desconheço a autoria
A segunda vai de San Michele ao Monte Baldo e tem 1190 metros de altitude e 2813 metros de comprimento. Já escrevi, aqui no correndomundo, sobre meu ódio aos teleféricos. Algumas vezes, em situações extremas de curiosidade, posso até encará-los - mas evito, por pura covardia. Minha amiga fez o passeio completo ao Monte - eu fiquei traçando as ruazinhas históricas da cidade, vendo o castelo e a igreja principal e curtindo meu arrependimento por não ter ido.
Porta Oriental



Construída em 899 , a Porta Oriental servia para reforçar a muralha que cercava a cidade. Hoje um dos lugares mais fotografados nesta pequena cidade onde se encontram muitos hoteis de diferentes categorias, cafés, restaurantes, sorveterias e lojas bastante diversificadas. Programas para todas as idades também estão disponíveis: trilhas, paragliding, passeios em ferry, excursões de barco, visitas ao castelo, museus e igrejas belíssimas.

Igrejas bem cuidadas e recuperadas
É um encanto passear por Malcesine, um labirinto de ruazinhas estreitas e históricas, ornamentadas com flores, árvores e arbustos bem cuidados. No mês de abril, quando parece haver uma mescla de estações do ano, tem-se a primavera predominando na cidade - e as montanhas ainda com neve. Cenário inesquecível. Turismo para a família inteira. Vontade  de permanecer ali.
Centro de Malcesine
" Como o olhar , a razão
Deus me deu, para ver
Para além da visão -
Olhar de conhecer."

Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.