quinta-feira, março 21, 2013

Roteiro de Viagem - 2013

Kavala, norte da Grécia
A viagem seguinte começa por Lisboa para aproveitar aquele maravilhoso vôo direto a partir de Porto Alegre. Teremos dois dias na capital portuguesa para adaptação, algo necessário para pessoas já antigas. Outro vôo, dessa vez para Funchal, a capital do Arquipélago da Madeira, esperando ver vários lugares em uma semana. É a primeira vez que visito essa ilha.
( Correndomundo, dezembro,2012.)

Santa Sofia, Istambul
Aproxima-se o início da viagem acima referida - e planejada  desde dezembro. Ronald e eu levaremos somente uma mochila e uma mala média, facilitando, dessa maneira, nossos deslocamentos por ar, água e terra. Acredito que a temperatura estará bem agradável, em especial no norte da Grécia e na Turquia, onde permaneceremos por mais tempo. Abril e setembro são os meus preferidos para viajar, seja primavera e outono ou outono e primavera.

Porto, norte de Portugal

Cuidei bem dos detalhes após haver planificado o roteiro geral. Imprimi, por exemplo, os trajetos de chegada e saída de cada cidade integrante desse roteiro. Sinto insegurança quando não sei por onde ando. Imprimi, ainda, mapas dos metrôs de todas essas cidades. Anotei a direção do metrô,  as estações onde devo descer  e as ruas a percorrer até o lugar que será visitado ou revisitado. Já economizei muito tempo e dinheiro fazendo assim.

Passeio de barco em Istambul

Comprei, por internet , tickets para 24 horas em hop on hop of em Funchal e Atenas. Costumo usar essa modalidade de transporte quando as atrações ficam distantes umas das outras ou quando vou a uma cidade pela primeira vez. Otimiza-se o tempo e não se está vinculado a um grupo único de pessoas ou a um programa fechado. Em geral , eu os compro na www.viator.com.br.

Cascais, Portugal
Em Kastraki, consegui a indicação do hotel que está mais próximo aos Mosteiros de Meteora e que tem um preço bem razoável. Se for realmente um bom hotel, publicarei, posteriormente,  informações completas. Farei o mesmo com os demais hotéis onde estou me hospedando pela primeira vez. Há outros em que confio porque os conheço bem.

Mercado de rua, no norte da Grécia

Os trechos internos mais longos - Lisboa/Funchal, Funchal/Atenas, Istambul/Lisboa -  faremos de avião também pela TAP. Faremos Atenas/Thessaloniki de trem, meu transporte preferido, com algumas paradas em lugares interessantes. De Thessaloniki para Kavala, iremos de ônibus, assim como de Kavala para Istambul.

Sintra, Portugal

Evitarei , desta vez, passeios que impliquem longas caminhadas.Tive uma queda e lesionei o menisco do joelho direito. Sinto dor. Por um lado, esse problema me entristece; por outro, agradeço que ainda posso caminhar bem e não preciso cancelar viagens...e, com elas, sonhos.

"Domina ou cala.
Não te percas, dando
Aquilo que não tens.
Que vale o César que serias?
Goza bastar-te o pouco que és.
Melhor te acolhe a vil choupana dada
Que o palácio devido."


Fernando Pessoa

quinta-feira, março 07, 2013

Por onde iremos II ?




Finalizada a preparação da segunda  viagem 2013/1, começo a preparar o retorno aos Estados Unidos. Lá, serão pouco mais de 120 dias de convívio com pessoas queridas e realização de viagens rápidas dentro e fora do país. Pensamos iniciar  essas escapadas por uma região que Ronald quer muito me mostrar - e  foi  sobre o planejamento  desse início que construí a charadinha, proposta, a seguir,  aos leitores do Correndomundo






Ronald e eu, faremos o percurso de carro, com paradas e visitas a algumas cidades. Atravessando o estado de Illinois, no seu  limite com Kentucky, visitaremos Cairo, durante três dias. De Cairo, iremos a Memphis, onde pensamos permanecer quatro dias. De Memphis, a Jackson ( Mississippi ), por outros três dias. Assim, iremos nos aproximando do Golfo do México, para estar , durante uma semana, entre Baton Rouge e New Orleans.





Por onde iremos? Basta indicar o(s) número(s) correspondente(s)  à (s) estrada(s) percorrida(s), na sequência em que a(s) percorreremos.





Tal como fiz outras vezes, haverá  presentinhos para três acertadores - com  sorteio entre os que acertarem, se o número for maior. Aqui mesmo, no blog, até o dia 25 de março próximo,  publicaremos os nomes dos premiados. Os minos serão enviados dos US, em maio, porque, em abril, estaremos na Europa. Desejo que memória,  mapas, guias de viagem e santo google os ajudem!

sábado, março 02, 2013

Torres: chegadas e partidas


"O ambiente é a alma das coisas ". Fernando Pessoa

Sempre me é difícil sair de Torres. Gosto daqui. A cada ano , sinto  saudades até antes de partir. Saudades da casa, dos objetos, das plantas, do ambiente, da paz.
Tenho sempre escrito que a vida é isso mesmo: uma sequência de chegadas e partidas. Neste ano, o intervalo da ausência será bem menor. Darei notícias.