quinta-feira, dezembro 19, 2013

A Gentil Alemanha e a Bela Frankfurt


Frankfurt 'a noite
Gosto tanto da Alemanha, que sinto vontade de pedir desculpas a ela por não falar alemão. Além de bonita, organizada, com pessoas educadas e gentis, tem uma história impressionante, que marca profundamente a história mundial - basta lembrar as duas guerras e a queda do muro de Berlim, com a reunificação do país. Mas, usando inglês e italiano, já percorri, inclusive viajando sozinha, grande parte desse país.
Criancas no Parque, apesar do frio e da neblina...
Tendo fronteiras com  Dinamarca, Polônia, República Tcheca, Áustria, Suiça, Holanda,Bélgica, Luxemburgo e França, torna-se um lugar privilegiado de onde se pode partir facilmente para outras visitas. Seu sistema de transporte, em especial os trens - minha paixão - facilitam a mobilidade dos viajantes. Com muitos contrastes geográficos e culturais, há sempre algo novo para ver e , em consequência, há sempre desejo de retornar.

Mercado de Natal 
Estou agora, mais uma vez, em Frankfurt. Conheci essa cidade como lugar de conexão, já que possui o segundo maior aeroporto da Europa e um dos maiores do mundo. É , ainda , hub (principal) da gigante Lufthansa. Comecei dormindo apenas uma noite aqui, para superar o cansaço das 12 horas de viagem desde São Paulo - no tempo da saudosa VARIG. Passei a gostar dela.

Adicionar legenda

Aos poucos, fui aumentando esse tempo de permanência 2, 3 e 4 dias. E , já nesta viagem, estaremos durante 5 dias. Do aeroporto Frankfurt Flughafen à estação central de trens - Hauptbahnhof - vai-se pelas linhas S8 ou S9 do S-Bahn, em 20 min e paga-se  3 euros. Se preferirem táxi, vai custar em torno de 30 euros. Costumo hospedar-me em hoteis próximos à  Hauptbahnhof . Custam menos, permitem acesso fácil às principais atrações da cidade e, embora a área tenha certa má fama, acho-a tranquila e sem problemas.

Uniao Europeia
Com 700 mil habitantes, a cidade tem um curriculum interessante, já que é considerada a capital financeira do país. É a sede do Banco Central Europeu. Tem  mais de 300 bancos e abriga a sede da Bolsa de Valores  - por isso é chamada algumas vezes de Bankfurt. Está entre as cinco maiores cidades do país, seguindo esta ordem :   Berlim, Hamburgo, Munique,Colônia e Frankfurt. A Feira Internacional do Livro de Frankfurt é reconhecida como a maior do mundo.

Rio Main
O rio Main soma beleza à cidade. É um rio totalmente alemão. Suas nascentes - duas - estão localizadas no norte da Baviera, na região Francônia. Até chegar ao rio Reno, passa por três estados. É navegável por 388 quilômetros, entre Bamberg e sua foz,  perto de  Wiesbaden, quando ele deságua no Reno.  A maior cidade ao longo do rio Main é mesmo Frankfurt. Há interessantes passeios de barco, que são oferecidos de março a outubro.

Mercado de Natal no Centro Historico
O Centro Histórico ( Romerberg ) é compacto e bonito. Sofreu grandes destruições durante a Segunda Guerra Mundial; ressurgiu, entretanto, com  vigor e beleza, ostentando praças, igrejas medievais e palácios, solidamente recuperados e muito bem conservados.  Tem um sistema de transporte fácil e eficiente. As atrações principais, no entanto, estão próximas umas das outras, o que permite , facilmente, percorrê-las a pé.


Imperdíveis as visitas  ao Romer, sede da prefeitura desde 1405 ; à Catedral Imperial de Frankfurt, consagrada a São Bartolomeu em 1239,  e  onde dez reis foram coroados; à Igreja de São Paulo, de 1833, que foi sede da Assembleia Nacional Alemã, em 1848; e à Casa de Goethe, o autor e poeta mais famoso da Alemanha - essa casa, com mobília original,  recebe, a cada ano, em torno de 100 mil pessoas.

Mercado de Natal em Romerberg
O mercado de Natal de Frankfurt, com mais de 600 anos,  é um dos mais antigos da Alemanha. Nele, há muito o que ver e ouvir e experimentar. Já o havia visitado em 2004. Gostei tanto que decidi retornar agora. Almoçamos e jantamos no mercado em meio a cores, luzes, sons, cenários e tudo o mais que remete a lembranças tradicionais desta época natalina. Há muito o que ver, comer e comprar no Mercado.

Foto de publicação sobre Mercado de Natal de Frankfurt
Comem-se salsichas, linguiças e carnes diversas, com batatas, chucrute, mostarda e raiz forte;  pães de mel, marzipam, crepes, geleias  e  tortas são uma verdadeira delícia. Para beber, além da tradicional cerveja, há o vinho quente de maçã, muito apreciado pela população  local...e por mim também.

Mas, se  a pessoa quer mesmo fazer compras, pode ir na Goethestrasse, onde se concentram as grifes caras e famosas, ou na rua Zeil - toda ela de pedestres - onde está o shopping futurista My Zeil, famoso pelo uso de luzes e transparências na sua arquitetura. Nesse shopping, é fantástica a oferta, em várias lojas, de produtos eletrônicos. Para  ir a My Zeil, pode-se usar trem ou metrô, descer na estação Hauptwache e caminhar durante 5 ou 6 minutos.

My Zeil
Deixando de lado as compras, é possível fazer um belo programa cultural nessa cidade com fama  de ser a que mais recebe executivos engravatados e apressados. Pode-se começar pelo Stadelsches Kunstinstitut, situado na região dos museus, para  admirar peças de Botticelli, Van Eyck e Rembrandt. Na mesma região, está o Deutsches Architekturmuseum  e o Deutsches Filmmuseum, mostrando interessantes enfoques da arquitetura e do cinema alemão.

Rua My Zeil, pedestres e comercio
Vale a pena ver também o Museu de Arte Moderna ( Museum fur Moderne Kunst) , o museu dedicado às esculturas ( Liebieghaus ) e o Museu de História, com importante acervo relacionado a Frankfurt. Pode-se, ainda, visitar a Igreja de São Nicolau, que tem um carrilhão, composto por 40 sinos, que toca canções alemãs duas vezes por dia, e a magnífica Catedral Imperial, construída entre os séculos 13 e 15 e já mencionada neste post.


Como se isso não bastasse , o clima de Natal agora é comovente pela beleza e grandiosidade. Há um gigantesco pinheiro muito bem decorado, muitas luzes em todos os prédios e  muita gente tranquila e bonita passeando ou comprando. Há muitas  tendas onde se pode comer e beber vinho ou cereveja e , no centro do mercado, está um  carrossel que encanta a todas as idades. Apesar do frio e desta neblina fininha.... é muito bom estar aqui. Como no filme de  Kirk JonesEstamos todos bem.

Pedro e o rio Main
"Sábio é o que se contenta com o espetáculo  do mundo,
E ao beber nem recorda 
Que já bebeu na vida,
Para quem tudo é novo
E imarcessível sempre."

Fernando Pessoa

PS. Textos a serem revisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.