sábado, outubro 05, 2013

Ohio : muito prazer!

Ohio : Cincinnati
Illinois, Indiana, Ohio, Michigan, Wisconsin e Minnesota são os estados que integram a região dos Grandes Lagos. Desses estados, faltava-me conhecer Ohio, razão por que se tornou o objetivo desta viagem de dez dias - tempo insuficiente para o que eu gostaria de visitar. 

Rest area na I-70
Os  estados dessa região devem ser percorridos de carro, apesar de haver algumas linhas de trem da AMTRAK. Excelentes rodovias interestaduais, com agradáveis áreas para descanso, ligam cidades grandes e médias e dão acesso a estradas vicinais de onde se podem avistar bonitas paisagens, chegar a cidadezinhas calmas e ver cenas rurais bucólicas. A região se diz a parte mais americana do país. Um entre cada cinco americanos nasceu aqui. Maldosamente, entretanto,é chamada por alguns flyover territory , aludindo a passagem New York/Los Angeles.

Acesso a Ohio via Kentucky
É interessante a diversidade econômica deste estado -  o que pode ser visto a partir mesmo das estradas. Como um dos maiores produtores agrícolas dos Estados Unidos, destacam-se suas fazendas, com  grandes celeiros e parques bem cuidados. Nem só de áreas agrícolas, no entanto, vive Ohio. Sua área industrial é bem desenvolvida - grandes empresas internacionalmente conhecidas são vistas aqui.

Chagall no Museu de Arte de Cincinnati
 Do ponto de vista cultural, Ohio também é relevante: excelentes  museus, galerias de arte, teatros, criações arquitetônicas e apresentações de orquestras e grupos de dança. O movimento de turistas é constante, sendo Serpent Mound ( 800 a.C ) um dos lugares mais visitados. Dois filmes feitos em Ohio são bem nossos conhecidos: The Rainmaker, dirigido por Francis Coppola, e Rain Man, com Dustin Hoffman e Tom Cruise  Registre-se, ainda, que Thomas A. Edison  e Neil A. Armstrong, a primeira pessoa a pisar na Lua, nasceram em Ohio.
Jardim Botânico em Columbus, capital de Ohio.
As cidades principais de Ohio são Columbus, a capital, com 800 mil habitantes; Cincinnati , que sugiro visitá-la sem pressa, pois oferece muitas atrações; Cleveland, segunda mais populosa, com cerca de 400 mil habitantes, localizada na margem sul do lago Erie e que tem sua economia com ênfase no setor financeiro, de seguros e nas áreas de advocacia e saúde. Infelizmente não me foi possível visitar Cleveland desta vez. Estivemos somente em Dayton, Columbus e Cincinnati.

Explosão da Semente - exposição em Cintinnati

Nota-se , em Ohio - que completou 210 anos em 2013 - o orgulho de ser conhecido como Terra Mãe dos Presidentes. Pudera! foram sete os presidentes americanos que nasceram nesse estado: Ulysses S. Grant, Rutherford B. Hayes, James A. Garfield, Benjamin Harrison, William McKinley, William Howard Taft,  e Warren G. Harding. Um oitavo, William, Henry Harrison , morava em Ohio quando se tornou presidente. Este título , entretanto, é disputado com o estado de Virgínia, onde nasceram  oito presidentes americanos.

Acesso a Columbus
Com a visita a Ohio, ainda que incompleta, pois gostaria de ter visitado Cleveland, ultrapassei o convívio com a metade dos 50 estados deste país. Ultrapassei também os quatro meses de permanência aqui, previstos para 2013. Hora de pensar na organização da bagagem, a pior parte do retorno de um lugar onde é bastante conveniente fazer compras - e compras parece um dos esportes preferidos desta parte do mundo. Como usualmente acontece, termina-se um roteiro já com planejamento iniciado para o ano seguinte.Como tenho escrito, vai faltar vida para tudo aquilo que eu apreciaria fazer. Tudo bem.

Museu de Arte de Cincinnati

"Para todos nós descerá a noite e chegará a diligência.Gozo a brisa que me dão e a alma que me deram para gozá-la, e não interrogo mais nem procuro.Se o que deixar escrito no livro dos viajantes puder, relido um dia por outros, entretê-los também na passagem, será bem. Se não lerem, nem se entretiverem, será bem também. "
Fernando Pessoa

Um comentário:

  1. Gostei muito de acompanhar toda esta viagem de vocês.Abraços e bons preparativos para a volta .
    MT

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.