sexta-feira, novembro 02, 2012

Calama: descobrindo o Atacama




















O Chile não está dividido em estados. Divide-se em 15 regiões, representadas por números romanos e cortadas, sequencialmente, de norte a sul. O Deserto de Atacama, com  2440 m acima do nível do mar , é o mais alto  e mais seco deserto  do mundo e está localizado na II região do Chile, que tem como capital Antofogasta, importante cidade costeira. Voamos pela Austral Airlines, de Santiago a Calama, em 2h20min , num vôo em que diversas línguas podiam ser escutadas.






















Sendo o Chile um país compridinho, implica que fomos do centro para o norte, na direção de Arica, cidade do próprio Chile, da Bolívia e do Peru. Depois do deslumbramento inicial por tudo o que se via através da janela do avião, aconteceu o pouso que nos pareceu, ao início, no meio do nada e de lugar nenhum. Era o pequeno aeroporto de Calama, a empoeirada  segunda maior cidade da região. Estávamos, portanto , no deserto.





















Custou-me acostumar os olhos à paisagem. Era tudo surpreendente. A primeira sensação foi de sede, muita sede - não sei se pela secura mesmo ou pela emoção da chegada. Um carro, que já nos esperava, levou-nos a San Pedro do Atacama, que seria a  base para, a partir daí, viajar e conhecer lagoas, vulcões, dunas, formações rochosas estranhas, tudo com textura e colorido de plasticidade perfeita.




 




















Embora já tenha viajado por desertos em outros países, como Tunísia, Marrocos, Egito, penso que minha sede maior provinha do queixo caído e da boca aberta pelo deslumbramento do que enxergava - como esta ponte sobre um rio onde , em algum momento, teve água.

























"Se às vezes digo que as flores sorriem
E se eu disser que os rios cantam,
Não é porque eu julgue que há sorrisos nas flores
E cantos no correr dos rios...
É porque assim faço mais sentir aos homens falsos
A existência verdadeiramente real das flores e dos rios."

Fernando Pessoa


2 comentários:

  1. Essa viagem deve ser de uma beleza natural incrível. Sempre vejo fotos lindas do Deserto de Atacama.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Essa viagem deve ser de uma beleza natural incrível. Sempre vejo fotos lindas do Deserto de Atacama.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.