segunda-feira, setembro 03, 2012

Pequenas Viagens, grandes conhecimentos!

Antiga Casa de Governo em Vandalia























Mover-se no mundo não implica apenas grandes viagens. Implica mover-se até onde é possível, considerando todas as interferências e dificuldades de tempo, gosto e dinheiro. Mover-me , para mim, é vital. Quando morava  em Alegrete, era uma festa ir a Quaraí, São Francisco, Uruguaiana e todas as demais cidades dos arredores. Ir a Artigas, Rivera e Paso de los Libres, então , tinha o sabor de uma viagem internacional. Morando em Santa Maria, organizei um programa para conhecer a região central - e gostava muito de subir a serra nos finais de semana.









































Trabalhando, durante um ano,  na UPF, amei visitar muitas cidades que eu não conhecia, como Serafina Correia e Selbach.  Nos seis anos em que fiz assessoria,  na SEC e na UFMS, em Campo Grande, ao programa de formação de professores-índios, tive dois fantásticos companheiros de andarilhagem - os  doutores Gilson Martins e Marina Vinhas. Conheci todo o MS, da Cabeceira do Pantanal às suas maiores e menores cidades.























Em Roraima, nem se fala! Nos dezessete anos em que viajei a trabalho para lá, conheci cada canto daquele maravilhoso Estado, desde quando era Território. Em Rondônia, fiz maravilhosas viagens de barco pelos rios Madeira e Marmoré. Inesquecíveis. Também visitei muitas cidades lá, nos intervalos das aulas de cursos em que atuei. O mesmo aconteceu com muitos outros Estados. Morar  na Bahia foi, então,  uma bênção especial. Deixei lá amigos, afilhados e meu filho caçula. Trouxe saudade e muito conhecimento dessa parte do Brasil. Foram sete anos de venturas e aventuras.



Capitólio de Springfield




















Há vários países que conheço razoavelmente , como a Itália por exemplo. Quando eu queria demonstrar, aos próprios italianos, que a conhecia muito bem, dizia : conheço até Tolfa - levada pela minha amiga Lídia -  o que ocasionava surpresa ou  a pergunta: onde fica essa cidade? Tudo isso  é para contar que , nos Estados Unidos, também continuo fazendo listas de cidades que conheço ou que desejo conhecer. Tarefa difícil já que, só em Illinois, são 1174 cidades. Estou, entretanto, lutando para conhecê-lo bem, com a diversidade - geográfica, histórica e cultural - de cada estado, que mais parecem países dentro de um grande país.



Abraham Lincoln - Springfield




















Uma das minhas últimas andarilhagens foi a Vandalia, uma pacata e pequena cidade com um bonito passado histórico.  Em 1819, o Congresso doou terras para o novo estado de Illinois, destinadas à localização de sua capital. A área, bastante  arborizada,  da margem oeste do rio Kaskaskia foi  a escolhida, e muitos trabalhadores começaram logo a tarefa de construir ali  uma cidade.
Vandalia tornou-se a  capital de Illinois em 1820.




Naperville - Illinois




















Durante o governo do estado, no tempo em que esteve  localizado em Vandalia, os legisladores promulgaram um ambicioso programa de obras públicas e promoveram  o desenvolvimento econômico e cultural da região. Foi em Vandalia que Abraham Lincoln iniciou sua carreira como político e advogado. Mais tarde, por questões de poder político, a capital de Illinois foi transferida para Springfield, onde se encontra até hoje.








































Depois de cinco meses nos Estados Unidos, estou organizando minhas bagagens para partir. A primeira bagagem é pesada e carregada de afeto em forma de presentes. A segundo não pesa, mas é muito grande, carregada de informações, bonitas lembranças e tentativas de aprofundar a compreensão deste mundo diverso e complexo.



Ronald e Daniel, seu pai adotivo.



















Acredito, entretanto, que informações , conhecimentos e experiências pouco servem se não nos ajudam a ser gente melhor - gente boa mesmo, principalmente sem preconceito com pessoas ou povos.


"Não quero a noite
senão quando a aurora
A fez em ouro e azul se diluir.
O que a minha alma ignora
É isso que quero possuir."


Fernando Pessoa


Ronald e  sua irmã  Nina


8 comentários:

  1. Tia Aldema, foi ótimo ter acompanhado esses quatro meses de vocês aí nos USA, é como se nós, os leitores aqui do Blog, estivéssemos de carona. Essa viagem realmente deve ter superado as expectativas, pois os lugares, além de lindos, sempre mostram-se personagens de algum momento da história dos USA. Posso dizer que muito do meu 'despertar' para as viagens devo a vocês, portanto torço para que nunca deixem de viajar, fazendo com que mais pessoas descubram esse prazer imenso que é andarilhar! No mais, desejo uma ótima viagem de retorno, estamos ansiosos aguardando novas histórias! Grande beijo and a huge hug to Ron!

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )5:30 PM

    Obrigada,Fábio, pelo teu comentário.
    Quero muito conversar contigo quando chegar aí. Quero te contar nossos próximos projetos.Ron está sempre lembrando de ti qdo. vê lugares interessantes.
    Beijos da tia

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que gostavas de ir na minha Terra, a pequenina São Chico. Então estás voltando aos pagos? Que bom.
    Me deu saudades de Roraima, ao ler teu post. Fiz Projeto Rondon lá no Campus da UFSM. Isso há quase 40 anos. É muita coisa. Sei que mudou muito, pois tenho amigos residindo lá.
    Um grande beijo e uma boa viagem.

    ResponderExcluir
  4. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )9:18 AM

    Sim, Luci, estou voltando aos pagos,embora não por muito tempo.Hoje é dia de arrumar o que levo e o que deixo para o próximo ano.A vida é assim: chegadas e partidas de todo o tipo e o tempo todo. Qual a tua próxima viagem?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Lindo o texto, Aldema . Adorei acompanhar toda a tua viagem .
    Bom retorno para vocês.
    Abraços
    MT

    ResponderExcluir
  6. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )6:00 PM

    MT

    Gostei de ser " acompanhada" por pessoas maravilhosas durante este tempo nos US. Obriga mesmo.
    Agora é descansar uma semana e amadurecer os novos projetos de viagem.
    Gostaria que me visitasses em Torres.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Aldema,

    Fiquei emocionada ao ler esse post. Muito bom ser querido e querer bem aqueles que fazem parte da nossa vida.
    Ótimo regresso ao Brasil.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  8. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )12:40 AM

    Claudia, querida, que imagino agitada, doce, sensível e forte,

    obrigada pela mensagem. Já estás de volta também?

    Bom planejamento para a viagem seguinte.

    Beijo

    Aldema

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.