domingo, maio 06, 2012

Inglaterra: Stonehenge





Sempre me comovem os lugares onde vejo muitas pessoas visitando e muitas pessoas comovidas com o que estão vendo. Podem ser lugares religiosos, artísticos, históricos ou " de indagação" , como Stonehenge. Comovem-me as pessoas mais do que os lugares.

Esse sítio arqueológico pré-histórico, localizado nas planícies de Salisbury, Wiltshire, Inglaterra, há 100 km de Londres, recebe mais de 700 mil visitantes por ano. Está na relação da UNESCO como Patrimônio da Humanidade e muitas elocubrações circulam sobre sua origem e finalidade. Encontram-se divergências inclusive sobre sua data de início - fazendo uma média Stonehenge teria hoje em torno de 5 mil anos.

Sua estrutura teria sido construída em três etapas: o círculo externo, que tem 86 metros de diâmetro; o duplo círculo de pedras, em posição vertical, no centro do monumento; a separação do duplo círculo de pedras e a  construção dos dos trílitos.

A arquitetura sugere - dizem alguns estudiosos - estudos sobre o movimento do sol e da  lua. As quatro pedras de estação poderiam ter sido utilizadas como um observatório astronômico . Assim, o objetivo seria observar o nascer e o pôr do sol e da lua, tendo em vista a elaboração de um calendário das estações do ano.

Difícil estabelecer considerações mais objetivas sobre Stonehenge: por que o monumento foi construído, quem participou da construção, com que objetivos, em quanto tempo, com que estratégias...até por que , ao longo do tempo, esse monumento foi saqueado e depredado, pois   pedras foram retiradas para construções ou ornamentações e pedações foram retirados como souvenir. 

O mistério continua. Quem parece pouco se importar com ele são as pacíficas e bonitas ovelhas, que, placidamente,  pastam pelas proximidades ou até entre as diferentes partes do monumento, como vi numa belíssima foto - a foto que eu gostaria de ter feito.