domingo, abril 29, 2012

Irlanda do Norte : Belfast

Escultura à beira do rio.






































A Irlanda - uma ilha dividida em Irlanda do Norte, nação constituinte do Reino Unido, e República da Irlanda, país independente e soberano - tem uma longa e dolorosa história de enfrentamentos e lutas internas, que conhecemos através das notícias internacionais.

As principais cidades da Irlanda do Norte são Londonderry , a única cidade amuralhada das Ilhas Britânicas , com 1450 anos de história , e Belfast. Optamos por deixar  Londonderry - que os nacionalistas preferem chamar de Derry simplesmente - para uma outra viagem.

De barco, é claro, chegamos ao Porto de Belfast e , de táxi, fomos direto ao hotel. Faço um parêntese para acrescentar que os taxistas da Irlanda me fizeram lembrar os taxistas de Praga e de Budapest - tinhosos, como diz uma amiga minha , que gosta muito desse adjetivo.

Escultura próxima ao Titanic Quarter







































A bandeira irlandesa tem as cores verde e amarela.Vi, numa camiseta com essas cores, o texto seguinte: Não sou do Brasil. Sou da Irlanda do Norte.

Belfast não me impressionou favoravelmente à primeira vista. Pareceu-me  mesmo uma cidade sofrida que está tentando recuperar-se.

Há, entretanto, alguns lugares interessantes para visitar, como o Castelo de Belfast, o Castelo Canickfergus , Titanic Quarter, Odyssey Complex, City Hall e Queen´s University Belfast e a Grand Opera House. Os castelos são sempre interessantes de ver e de apreciar. O Odyssey é um grande centro cultural e de eventos, com muitos cinemas e restaurantes. O City Hall é bem bonitinho, com seus edifícios vitorianos e seus muitos pubs. A Universidade é imponente e tem bela arquitetura. A Grand Opera House , abriu suas portas em 1894, exibindo todo o seu luxo e suntuoso interior.



Mile e Ronald ( ao fundo, Titanic Quarter )




















O Titanic Quarter é bem interessante de ser visitado. Trata-se do maior centro interativo do mundo sobre o famoso navio,no lugar onde ele foi contruído, aqui, na Irlanda no Norte, em Belfast, nos estaleiros da Harland&Wolff. A construção do Titanic foi iniciada em março de 1909 e concluída 27 meses depois. Nessa construção do mais luxuoso e maior navio da época, trabalharam 1700 homens. Titanic partiu dia 10 de abril de 1912, com destino a New York, levando a bordo 2208 pessoas. Afundou dia 14 - 4 dias depois da partida - determinando , com isso, a morte de 1500 pessoas.


City Hall




















Ao contrário da República da Irlanda, cuja moeda oficial é o euro, na Irlanda do Norte, a moeda oficial é a mesma da Inglaterra. Uma vez tentei efetuar um pagamento com euro; além de o euro não ser aceito, parecia até que eu estava fazendo , com isso, uma declaração ideológica, tal a rejeição demonstrada. Apesar dos conflitos do passado e das posições diferentes que prevalecem, não se tem problema de mobilidade. Vai-se de uma Irlanda para a outra com bastante facilidade e passando por campos de emocionante beleza.








































Ensinei Pedro, meu neto, então com 6 anos, a rezar antes de dormir. Era uma oração simples que pedia ao Anjo da Guarda para protegê-lo. Na noite seguinte, Pedro acrescentara : Protege a mim, a minha mãe e a minha avó. A cada dia, passou a acrescentar mais pessoas, pedindo proteção ao anjo. Uma noite, surpreendeu-me acrescentando nomes de desafetos, seguidos da expressão não precisa. Dizia ele:  protege a Fabianinha; o Fernando, não precisa!  Lembrei-me dessa reza do Pedro, quando alguém me perguntou se devia ir a Belfast e eu respondi: Belfast, não precisa.


3 comentários:

  1. pedro6:04 PM

    eu me lembro de tudo isso

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:09 PM

    vó eu lembro disso kkkk to em casa, volto quarta pra escola. beijo

    ResponderExcluir
  3. Rosana8:54 PM

    Belas fotos e relato!
    Pedro, aprendi contigo o "não precisa"! hehe bj

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.