quinta-feira, fevereiro 23, 2012

" Lá vou eu..."

Foto: Fabiana Menine

"Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo."
Fernando Pessoa


Metade da minha vida senti essa nostalgia de fim de temporada em Torres. É como se eu me despedisse de cada objeto de estimação, de cada planta, de cada cantinho da casa e do jardim, de cada lembrança nítida de pessoas amadas que por aqui passaram, em mais de trinta verões. A árvore grande da foto era pouco mais que um arbusto quando chegamos, com as crianças, para o primeiro veraneio. Ela está em muitas fotos, com meninos e meninas de diferentes idades : filhos, amigos dos filhos; sobrinhos, amigos dos sobrinhos; filhos dos amigos e, ainda,  afilhados e vizinhos. Muitas dessas crianças continuam aparecendo, agora com suas crianças. Como eu,  a velha árvore preserva seu espaço - perde pedaços , mas não perde identidade. Continua sendo uma aroeira.

11 comentários:

  1. joão ferretti5:16 PM

    Sempre quando estamos nos despedindo de algum lugar que voltaremos somente dentro de um ano, ou mais, vem a seguinte pergunta, será que no próximo ano estarei aqui novamente?
    é claro que sim, mas todos os anos passo por isso.....

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )6:10 PM

    De fato, João, sempre vem essa pergunta...e um dia ela será verdade!Torço que demore!!!
    Desejo que estejas bem. Teu filho é lindo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, Tia Aldema!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7:32 PM

    Deve ser realmente difícil despedir-se de um lugar desse hein tia?
    O importante são as lembranças e os os bons momentos aí vividos, que ficarão guardados na memória de cada um que teve a oportunidade de desfrutar desse "cantinho".
    Tenho certeza que cada despedida tem um gostinho especial!

    ResponderExcluir
  5. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )3:56 AM

    Obrigada,.queridos sobrinhos. Bom fim de semana para vcs.Beijos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:24 PM

    Aldema,soubeste expressar com muita ternura um sentimento que também toma conta de mim ao deixar meu recanto em Atlântida !
    Belo texto !
    Abraço,
    MT

    ResponderExcluir
  7. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )5:06 PM

    MT
    Obrigada.
    Sempre saio de Torres com medo de não retornar....e certa de que isso vai acontecer um dia...mas pode ainda demorar!
    Beijos e bom final de veraneio.

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo seu texto... Também eu e minhas crianças temos fotos de sua casa e desta aroeira. Foi o nosso primeiro verão em praia gaúcha, em 1984. Sou muito grata a você. Tenho lindas fotos dos meus 4 pequerruchos brincando neste jardim. Ainda esses dias revi essas fotos. Beijo, com saudades!

    ResponderExcluir
  9. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )4:28 AM

    Cleuza
    eu até poderia fazer uma " exposição de fotos " ( Crianças e Aroeira ). Foram muitas e todas lindas - como os teus pequenos.
    Saudades e beijos

    ResponderExcluir
  10. Aldema,
    Cada partida é um novo começo. Onde será que você vai agora? Sei que não sossega muito tempo no mesmo lugar. E isso é muito bom.
    Boas andanças!!!!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )10:56 AM

    Claudia, ainda estou sob o impacto do teu texto sobre o Peru. Belíssimo.
    Vou fazer umas "charadinhas" para onde irei no final deste mês...Aprendi isso contigo! Obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.