sexta-feira, janeiro 06, 2012

Serra Gaúcha : Natal Luz

Canela: Natal de Sonhos
Está bastante fácil ir de Torres à Serra Gaúcha. Basta ir pela BR 101 até Terra de Areia, entrar na Rota do Sol e , depois, na RS 020. Estradas boas e com paisagens fantásticas - em torno de 170 km. 
Como faço na preparação de qualquer viagem, reservei hotel pelo www.booking.com . Surpreendeu-me  a dificuldade de encontrar vagas disponíveis nas muitas pousadas  tanto de Canela quanto de Gramado . Considero as pousadas bem mais charmosas e acolhedoras que os hotéis grandes.  Fiz a reserva, então, no Hotel Continental, que está com uma bonita decoração natalina. Esse hotel me  parece ter, como pontos fortes,  o parque em que está localizado e a presteza e gentileza dos funcionários da recepção. É um pouco difícil, entretanto, considerá-lo um cinco estrelas, principalmente pelo salão do café e  pelo banheiro do apartamento.

Pedro: Parque do Caracol
Nosso objetivo era mostrar para Pedro, meu neto de 12 anos, e para Cléber, meu sobrinho,  a iluminação de Natal das cidades serranas. Pelo  mesmo motivo, fizemos uma rápida visita a São Francisco de Paula, que está  com decoração natalina,  mais modesta que Canela e Gramado, porém criativa e de bom gosto. De tudo o que vi, deslumbrou-me a iluminação da Catedral de Canela. Lindíssima.Por si só, merece uma visita.

A Serra continua sendo uma bela opção para passeios, apesar do excesso de carros em circulação. Em Gramado, está difícil mesmo conseguir local para estacionar. Fora isso, apresenta atrações diversas para quem gosta de caminhar, comer bem, fazer compras, distrair crianças , experimentar clima agradável e ver  paisagens deslumbrantes. Neste período de hortênsias floridas, há um exagero de beleza por toda a parte. Uma pequena viagem, que pode ser feita com muito prazer - preferencialmente durante a semana.