terça-feira, novembro 22, 2011

República Tcheca : Cesk`y Krumlov

                            
      
Há cerca de 15 anos , visitei Karlovy Vary ( Cidade de Carlos) , fundada em 1350 e  localizada a oeste de Praga, a  140 km dela. Conta a lenda que Carlos IV  estava caçando nessa região quando deu pela falta de um de seus cães. Foi procurá-lo e o encontrou caído num poço de água termal. Descobria-se, assim, o que se tornou a grande riqueza da cidade, hoje com pouco mais de cinquenta mil habitantes. Chegou a ter mais de duzentas estações de água, a mais quente delas com água brotando a 72 graus C.



























Karlovy Vary é conhecida também pela porcelana que leva seu nome  e pelos cristais Moser. São realmente muito bonitos.Durante o domínio russo, a cidade teve a preferência dos poderosos do partido, que ali passavam temporadas de descanso e lazer. Após 1989, as belas casas desse bonito lugar foram devolvidas aos seus antigos donos.Eu fiquei de tão impressionada com essa cidade que pensei não ter nenhuma outra com tal exagero de beleza.





















Nesta viagem, descobri que Cesky Krumlov é tão bonita quanto Karlovy Vary e leva sobre esta a vantagem de ter um grandioso castelo do século 13 - Krumlovsky Zamek - situado no imponente bairro Latrán . O castelo,  principal ponto turístico da cidade , apresenta atrações externas - belíssimos jardins - e atrações internas as mais diversas, incluindo uma torre de onde se tem inesquecível vista da cidade. Internamente, é belo sim  , mas assusta um pouco - imenso, paredes de pedra, acústica perfeita, cores ocres, torres, portões e grades...tudo meio fantasmagórico.


                         


A cidade tem suas ruas,  estreitas e formadoras de labirintos,  com calçamento antigo, todo em pedra, o que contribui para a preservação da atmosfera medieval. Restaurantes, cafeterias, hotéis  e lojinhas ocupam prédios antigos e bem cuidados - a cidade só precisou de restaurações mesmo em 2002, após uma grande enchente. Quase abraçada por um braço do rio Vltava , a bem preservada Cesky Krumlov está ali, num ambiente ímpar, demonstrando força e delicadeza, segurança e permanência - realmente uma das apaixonantes cidades medievais da região.





















hoveu chuva mansinha no dia em que lá estive. Isso impossibilitou-nos de fazer um passeio de barco e olhar  a cidade sob outro prisma. Espero que me acompanhe por muito tempo a imagem das paredes e dos muros do castelo, das cores delicadas na forte estrutura da torre, dos campos que vi ao longe e das ruazinhas que partem da praça principal. Uma sugestão para quem planeja visitar a República Tcheca: alugue um carro e visite Karlstein, Kutná Hora , a cidade das pratas, Karlovy Vary e Cesky Krumlov. Para manter seu encantamento, use transporte público ou carro alugado. Evite usar táxi, meu único desgosto nesses anos que frequento a República Tcheca.                                                                                                                                                                        
                                                   

3 comentários:

  1. Hum!!! Bom saber. No início de 2012 pretendo finalmente conhecer a República Tcheca. Vou incluir essas duas cidades no meu roteiro.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Aldema5:15 AM

    Claudia,
    acrescento mais uma sugestão para tua viagem a esta região: as pequenas cidades da Slovakia. São lindas! Eu estou envolvida -deliciosamente - com o planejamento da viagem à Escócia e à Irlanda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Rosana7:12 AM

    assim convences qualquer um a visitar o leste europeu! rsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.