domingo, novembro 27, 2011

Os Fantasmas de Cesky Krumlov

.
Torre do Castelo























Em Cesky Krumlov, tanto o Castelo quanto a cidade, carregam a fama de abrigarem muitos fantasmas, fazendo com que lendas e histórias circulem pela região.A justificativa para as assombrações parece simples: além do Castelo, são trezentas casas tombadas e preservadas como eram há quinhentos anos no mínimo.Os habitantes da localidade apreciam conhecer e relatar histórias do além.De todas as que eu ouvi, retive algumas, talvez as mais interessantes pelo cenário e pelos estereótipos que sugerem.Uma dessas histórias refere-se a uma mancha, que se diz de sangue e que aparece no centro do palco barroco - perfeitamente conservado - do assombrado castelo.


Casas tombadas


















Conta-se que Evelyn , uma jovem bonita e virgem, atuava numa troupe teatral que ia apresentar-se no Castelo. Ela apaixonou-se por David, o galã do grupo. Ele, entretanto, a rejeitou. Evelyn , tomada por imensa dor, resistiu até a apresentação do espetáculo. No final do último ato, em pleno palco, enfiou uma faca no peito e , literalmente, partiu seu coração, já partido pela dor. A mancha de sangue nunca mais saiu do palco e a jovem Evelyn , com os trajes de sua última apresentação, passeia à noite pelo Castelo - podendo-se, às vezes, ver uma faca fincada no seu peito.
Chamarei de A Bela Dama de Branco a esta outra história.

Parede interna do Castelo























Vivia no castelo, no século XV,  Perchta von Rozemberk, uma jovem muito bonita e muito cortejada pelos jovens da região.  Seu pai, entretanto, decidiu que ela se casaria com um lorde da Moravia , Johann  von Lichtenstein. Casou para satisfazer a vontade do pai. Não foi feliz. O lorde revelou-se péssimo marido, tendo sido cruel com a pobre Perchta  ao longo da vida conjugal. Quando Lichtenstein estava no seu leito de morte, chamou a esposa e pediu-lhe  perdão por todos os maus tratos. Com muita mágoa e muitos ressentimentos acumulados, ela não o perdoou. O marido moribundo, então,  amaldiçoou-a , transformando-a na Dama de Branco, que vive vagando pelas salas do Castelo  e que costuma aparecer em festas e eventos importantes.  O Fantasma usa sempre um belo vestido branco e um detalhe premonitório que é bem importante:: tem sempre luvas longas. Se  as luvas forem brancas, é sinal de boa sorte para quem a vê. Se forem pretas, desgraça na certa.

Detalhes do Castelo


















Em determinado período , quando ainda não havia geladeira, o sal era um produto bastante valioso e , num país sem mar, mais valioso ainda se tornava..Residências abastadas tinham , no depósito de sal, um de seus espaços mais vigiados. Por essa razão, há , em Cesky Krumlov, uma casa mal assombrada . Dois guardas ali trabalhavam vigiando esse produto raro. O trabalho era bastante monótono e longo. Para passarem o tempo , os guardas costumavam jogar dados.

Pátio interno do Castelo


















Certa noite, um deles estava numa incrível maré de sorte e o outro, com muito azar. O azarado, tomado pela fúria, quis reaver o dinheiro perdido. O sortudo negava-se a devolvê-lo. Os dois, então, enfrentaram-se numa batalha feroz, até a morte de ambos. Contam que ainda hoje se ouvem, onde era a casa de sal, barulho de briga, vozes alteradas e gemidos dos guardas moribundos.

PS .Minhas desculpas por faltarem as fotos dos fantasmas  e , assim, dar mais veracidade às histórias , mas  fantasmas gostam da noite - e eu tenho medo de escuro e não costumo beber