sexta-feira, novembro 11, 2011

Lituânia : fotos e comentários breves




















Costuma-se dizer que, na Lituânia, as três palavras mais usadas começam com a letra "B" : Biblia, Beer ( cerveja) e Basquete - não necessariamente neste ordem.























Tendo em vista meu Curriculum espiritual , fui  à Colina das Cruzes, local de peregrinação católica. Conta a lenda que , nesse lugar, antigamente, foram massacrados três franciscanos. Durante o período soviético, as cruzes eram arrancadas durante o dia e repostas durante a noite - nunca se soube quem fazia essa reposição.






















Vilnius tem quarenta igrejas e mil e quinhentos edifícios históricos. A Catedral - neoclássica - é o centro da vida espiritual da Capital . É importante ver também a Capela de São Casimiro, edifício barroco de rara beleza , construído em 1623-1636.





O artesanato lituano é bem bonito  e original, com destaque para os bordados e as peças de âmbar - como este tabuleiro de xadrez.






Ainda me encantam e surpreendem a beleza das cores variadas de mármore, encontradas nas igrejas principalmente.






Penso na Lituânia como o País de um povo com identidade muito forte, embora tenha passado pelo domínio da Rússia, da Polônia, da França e da Alemanha - um País que não perdeu suas raízes históricas e tornou-se uma nação ultramoderna, bastante conhecida hoje na Europa.



4 comentários:

  1. Oi Aldema!

    Meu pai vai adorar ler esse post. Afinal, meu avô nasceu em Vilnus. Eles já estiveram lá. Eu, ainda não. Mas, quero ir no ano que vem.
    Tenha um ótimo feriado.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Aldema1:55 PM

    Fico feliz, Claudia, em pensar que teus pais - queridos! - vão ler este post e ver as fotos.
    Já foste à Irlanda e à Escócia? Minha próxima viagem é para esses países. Recém comecei as pesquisas para planejar a nossa ida em abril ( Ronald,meu irmão e eu). Bom feriado. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aldema,
    Meus pais fazem 50 anos de casados no dia 16 de dezembro. Claro que estarei lá para comemorar com eles e vou mostrar teu blog.

    Irlanda vou no próximo ano. Escócia já fui e amei. É um país lindo e cheio de lendas...Eu também pesquiso muito antes de viajar. Leio tudo, faço reservas, me organizo, estudo a história. Assim, a gente curte muito mais a viagem e entende o que está vivendo.

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Aldema7:04 AM

    Claudia,

    Preciso estar em Torres em dezembro.Estou com reforma em casa.Não fora isso, iria a SM comemorar com teus pais e te encontrar.
    Quero muito receber tuas "dicas"
    sobre a escócia.Vou procurar hoje no teu blog...
    Percebi que tu estudavas bem os países antes de viajar.Teus textos são bastante densos - e agradáveis de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.