sexta-feira, novembro 11, 2011

Lituânia : fotos e comentários breves

Costuma-se dizer que, na Lituânia, as três palavras mais usadas começam com a letra "B" : Biblia, Beer ( cerveja) e Basquete - não necessariamente neste ordem.






Tendo em vista meu Curriculum espiritual , fui  à Colina das Cruzes, local de peregrinação católica. Conta a lenda que , nesse lugar, antigamente, foram massacrados três franciscanos. Durante o período soviético, as cruzes eram arrancadas durante o dia e repostas durante a noite - nunca se soube quem fazia essa reposição.





Vilnius tem quarenta igrejas e mil e quinhentos edifícios históricos. A Catedral - neoclássica - é o centro da vida espiritual da Capital . É importante ver também a Capela de São Casimiro, edifício barroco de rara beleza , construído em 1623-1636.






O artesanato lituano é bem bonito  e original, com destaque para os bordados e as peças de âmbar - como este tabuleiro de xadrez.








Ainda me encantam e surpreendem a beleza das cores variadas de mármore, encontradas nas igrejas principalmente.







Penso na Lituânia como o País de um povo com identidade muito forte, embora tenha passado pelo domínio da Rússia, da Polônia, da França e da Alemanha - um País que não perdeu suas raízes históricas e tornou-se uma nação ultramoderna, bastante conhecida hoje na Europa.