sábado, maio 14, 2011

Niagara Falls


Escrevi , algumas vezes, sobre a região dos lagos. Gosto muito dela. Era necessário, entretanto, conhecer o que a torna mais popular e famosa. Refiro-me às Cataratas do Niagara. Elas acontecem no ponto em que o Rio Niagara despeca 57 metros entre os lagos Erie e Ontário.






















O lago Erie , com 400 km de comprimento e 60 km de largura, tem a origem de seu nome na tribo indígena que vivia às suas margens. Os Eries , ou Povo-Gato, ficaram conhecidos por sua habilidade na pesca. Ele faz a fronteira entre Canadá e Estados Unidos. Um ponto interessante de visitar e o encontro entre o Rio Niagara com o Lago Erie, de frente para Buffalo, cidade americana.




















Gostei de ver que são reamente duas cataratas, porque, quando vai cair, o rio é repartido pela Goat Island. De um lado da ilha, fica a parte canadense; de outro, a americana. Por escadas,rampas e túneis, chegamos até o barco Maid of the Mist que leva os visitantes para perto da cascata, não sem antes ofertar um abrigo a cada um , considerando que a água respinga por todos os lados.A catarata canadense – Horseshoe Falls – tem forma de ferradura e mede 670 metros de largura e 57 de altura. A americana é bem menor.


Plantações de milho no Oeste




















Vi apenas as cataratas e uma vinícola em Niagara. Deixei de ver outras atrações ,como Jardim Botânico, cidadezinhas próximas e reservas. Verdade que não me emocionei com a pequena cidade de Niagara, famosa mesmo por ser lugar onde americanos e canadenses passam a lua-de-mel. A cidade resume -se, fora as Cataratas, a hotéis, a comércio e a restaurantes – estes caríssimos. Na vinícola, lembrei-me muito de Daudt e Maria, apostando que o vinho fabricado por ele é melhor e que a casa deles é mais bonita q a casa da vinícola. Sinceramente, eu esperava mais de Naigara. Talvez meu olho estivesse contaminado pela lembrança da Foz do Iguaçu. E , para se ver bem qualquer lugar, precisa-se de olho limpo, a fim de evitar comparações.Talvez seja saudades de casa.