segunda-feira, abril 04, 2011

Michigan

Bill e Ronald




















Já estive outras vezes em Michigan, um bonito Estado cercado pelos lagos Michigan, Superior, Huron e Erie e onde não se anda mais de sete quilômetros sem que se encontre ao menos um pequeno lago. Realmente, é a Região dos Lagos.
Aqui vivem Nina, minha cunhada, uma pessoa adorável, e Bill, seu marido, professor de jardinagem, aposentado de universidade. Eles estão casados há 60 anos. Os filhos estão pelo mundo, e eles curtem morar perto do Sister Lakes, numa casa grande, rodeada de plantas raras. Estar com eles é uma lição de bem viver.Os dois trabalham, como voluntários, em jardins públicos. No ano passado, Nina e eu pusemos, num grande canteiro de praça, 360 plantinhas, combinando vermelho e cinza. Ficou bem bonito nosso trabalho. No dia seguinte, precisei tomar alguns comprimidos de dorflex e cataflan.

Nina e eu



















Sempre desejei, entretanto, conhecer a Capital, Detroit, provavelmente porque gosto de carros e percebo a história dessa cidade vinculada à história da indústria automobilística americana. A cidade tem um milhão de habitantes e , atualmente, uma certa fama de violenta. Ninguém se dispunha a me acompanhar nessa visita. Pensei que não conheceria Detroit, não visitaria The Detroit Institute of Arts e não veria o mural grandioso de Diego Rivera, que retratou o processo de industrialização da cidade, com as duras relações entre operários e patrões. Até já estava conformada com essa lacuna nos meus itinerários de viagem. Favorecida pela sorte, no entanto, deixei para fazer, nos USA, o meu visto para o Canadá - e a cidade mais próxima de nós que concede esse visto, é ...Detroit! Ronald e eu estamos a caminho de lá – e , para minha alegria – de trem. Os trens americanos e suas estações merecem um texto à parte.

2 comentários:

  1. Oi Mae,

    Hoje tava lendo o teu blog e quando tu descrevia a regiao dos grandes lagos ai eu lembrei de algumas coisas da minha infancia. Lembrei que sempre quando estudava geografia ou historia no colegio eu muitas vezes pensava se um dia eu iria conhecer os lugares que eu estudava. O mesmo acontecia quando eu ficava olhando os guias de viagem.

    Hoje vejo que conheci muitos lugares destes que via nos mapas e nos livros de historia mas que existem muitos outros que ainda quero conhecer no mundo todo. As vezes hoje me pergunto se terei condicoes e se a vida ira me proporcionar essas coisas, espero que sim.

    A vida e uma luta diaria, e nessa luta diaria espero ter a oportunidade um dia de ir te visitar ai nos EUA e viajar contigo por alguns lugares que conheco e que sei que tu iria gostar muito.

    Te Amo
    Beijos
    Gugu

    ResponderExcluir
  2. Aldema5:11 PM

    Com certeza, meu filho, em pouco tempo vamos fazer outra viagem juntos. Eu lembro bem dos teus sonhos de viajar, sonhos que tinham viabilidade.Lembro dos meus sonhos de criança de meio rural, que nem cidade conhecia,mas que, através de mapas, via um mundo grande e também sonhava conhecê-lo.Tu vais viajar muito.Mereces. És uma pessoa generosa e ética -nunca percebi em ti maledicência ou inveja.Como diz o Pedro, tu realmente és DO BEM.Te amo muito.Bj

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.