segunda-feira, janeiro 03, 2011

Matmata

Casa Troglodita
Há 43 km ao Sul de Gabes, visitei Matmata. É um vilarejo a 650 metros acima do nível do mar, onde vivem 5 mil berberes em casas trogloditas, e que ficou famoso como cenário do primeiro Guerra nas Estrelas. Distante 15 km dali, está a Nova Matmata que oferece elementares condições de hospedagem e alimentação.

As casas trogloditas são construídas numa colina de arenito, seguindo o mesmo modelo há quatrocentos anos. Faz-se um buraco arredondado, que será o pátio central da casa – um pátio sem cobertura por onde entrará o sol. Ao redor desse pátio, são escavadas as diferentes partes da casa, como a cozinha e os quartos. Dar-se-á, ali, o controle natural da temperatura , que se manterá constante ao redor de 18 graus – no deserto essa temperatura chega a 50 graus.




Cenário de Guerra nas Estrelas
O turismo em Matmata é hoje fonte de renda. Além da venda de artesanato, pode-se escolher uma casa e visitar a família. Usualmente a dona da casa oferece aos visitantes um pão tradicional, dividido em pedaços, e um ponte de azeite de oliva com açúcar , onde o pão pode ser embebido. Tenho a memória do gosto daquele pão com azeite – o melhor que comi na minha vida. Excelente!

Matmata foi um dos lugares bem interessantes que visitei neste surpreendente país.