terça-feira, janeiro 04, 2011

Djerba


Chegada a Djerba
Distante cinco quilômetros do continente e cento e vinte quilômetros da Líbia, Djerba é uma ilha fantástica , situada no Golfo de Gabes. É a maior do Norte da África. Pode-se chegar a ela por barco ou usando Kantara, uma antiga ponte romana, feita para ligar o continente à Ilha. É conhecida por suas praias lindas, seu clima agradável e sua riquíssima história.

Celebrada na Odisséia como a Terra dos Comedores de Lótus. Segundo a lenda, Ulisses esteve em Djerba e aqui perdeu parte de sua equipe porque eles, alimentamdo-se de flor de lótus, oferecida pelos nativos, esqueciam a Pátria Mãe e passavam a desejar viver na ali para sempre.
Ghriba - antiga Sinagoga

Djerba foi administrada por Carthago e , em seguida, passou a ser administrada pelos romanos. A riqueza da Ilha vinha do peixe, do óleo de oliva ,da cerâmica e, hoje, também do turismo, principalmente de europeus. A maioria da população é sunita - os Sunitas pertencem à corrente que se considera sucessora direta do Profeta Muhammad Maomé.

Vive ,ainda, aqui uma pequena população hebraica, que , há cerca de dois mil anos, ergueram a Sinagoga Ghriba, hoje importante meta de peregrinação e conceituado centro de estudos avançados para rabinos. Ghriba é muito bonita. Seus mosaicos são de rara beleza.
Hotel em Djerba-piscina e praia
Em Houmt Souk , a cidade mais importante e capital da Ilha, fiquei encantada com as cerâmicas e seus preços muito baratos. Comprei apenas um pequeno pratinho. A produção de cerâmica concentra-se Guellala, reduto do povo berbere. Encontram-se em Houmt Souk ( souk quer dizer mercado) muitos artigos em couro, tapetes, mosaicos, cachimbos entalhados, jóias e uns potes de barro, com os quais se pescam polvos, há mais de três mil anos, desde o tempo dos Fenícios . Encontram-se,aí também, uma boa produção de tâmaras, azeitonas e figos.
No filme Guerra nas Estrelas, o deserto do planeta Tatooine, ninho de piratas e contrabandistas, teve seu cenário em Djerba.
Nesta Ilha se encontram o Mar Mediterrâneo e o Saara, o maior deserto do mundo. A zona turística, onde estão localizados os grandes hotéis, tem espaços lindos, em que as piscinas formam um belo conjunto com o mar e o céu, tudo de uma inesquecível combinação de azul