segunda-feira, dezembro 27, 2010

Tunísia: El D'Jem

 


El D'Jem


Entre os maiores legados romanos que se pode visitar na Tunísia, está El D'Jem, um anfiteatro, o terceiro maior do mundo, só menor que o de Roma e o de Pádua. El D'Jem está na cidade púnica de Thysdrus, que ficou com os romanos na terceira guerra , no ano 146.


Thysdrus foi uma cidade rica e importante, tanto para os fenícios quanto para os romanos.Suas terras sempre foram excelentes para o cultivo de oliveiras - e o azeite de oliva, uma riqueza espalhada pela região. Hoje, Sahel, onde se situa El D'Jem,  é uma importante área turística tunisiana, com boa infraestrutura.

El D'Jem

Impressionante como esse anfiteatro está bem conservado, já que foi construído entre 230 e 238. Pareceu-me mais bem conservado que o Coliseu de Roma. As tomadas externas do filme O Gladiador foram feitas aqui. Saliente-se que a Tunísia toda já forneceu cenários para muitos filmes, entre eles  Guerra nas EstrelasO Paciente Inglês.


Com capacidade 35 mil pessoas, era o lugar onde os governantes recebiam seus convidados,especialmente os integrantes das caravanas que cruzavam o deserto para fazer negócios com outros países da região. A fera vinha em jaula, por um sistema de roldanas,  até o palco onde era solta na presença do gladiador que a enfentava. Há uma porta, pequena e discreta, por onde eram retirados os mortos.A arquitetura me encantou, mas a história do que ali se passava me deu náusea.

"Uma ave é sempre bela porque é uma ave
E as aves são sempre belas
Mas uma ave sem penas é repugnante como um sapo
E um montão de penas não é belo
Deste fato tão nu em si não sei induzir nada
E sinto que deve haver nele alguma grande verdade"

                                          Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Rica postagem,pois me trouxe muita luz, esclareceu-me algumas dúvidas.Gostei muito de que tenho lido em seu espaço.Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ,Marli. Hoje pretendo terminar de escrever sobre a Tunísia. Ainda não escrevi sobre alguns países da Europa,onde fiquei mais tempo neste final de ano . Que teu 2011 seja bem interessante. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.