segunda-feira, agosto 02, 2010

Shanghai


Shanghai ( Xangai)




















Das minhas remotas lembranças de criança de meio rural, que sonhava um dia "ver o mundo", surge Shanghai como minha única referência à China. Essa cidade aparecia, no meu imaginário infantil, cheia de mistérios, intrigas, crimes, bandidos e ...sem mocinhos. 





















Eu não imaginava, realmente, conhecê-la um dia. Quando comecei a ler sobre a China, já com o intuito de visitá-la, constava Shanghai da minha lista, antes mesmo de Pequim. Quando lá cheguei, senti um "respirar difícil", um aperto no estômago, um olhar que não dava conta de enxergar tudo o que eu queria. Encontrava, enfim, a metrópole que eu sonhara ver.





                                                     
















Não me decepcionei, mas assustei-me um pouco. Tive, no entanto, a certeza de que com ela não estabeleceria laços. Sua grandiosidade me dava um certo medo. Eu apenas a visitaria. Imaginem que 300 das 500 maiores companhias do mundo ( lista da FORBES) estão presentes em Shanghai, sendo cerca de 50 delas com sedes regionais. 


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 












Com 20 milhões de habitantes permanentes e 5 milhões que, diariamente, movimentam-se ali, apresenta-se até bem organizada, embora eu pense que jamais conseguiria mover-me, dirigindo um carro, naquele trânsito. Shangai, cujo nome significa acima do mar,  é uma das cidades de maior e mais rápido crescimento no mundo.





















Visitei a Cidade Velha, alguns templos, mercados e igrejas, o Jardim Yu Yuan, o mais famoso daqui. No bazar desse Jardim, muitas barracas onde, quem tem paciência para pechinchar - o que não é o meu caso, pode fazer boas e divertidas compras. Vi muitos chineses comprando passarinho frito, inteirinho!





















Passeei pelo Bund, avenida à beira -rio, com fantástica visão de prédios coloniais, e onde se pode caminhar vendo o movimento do rio e , de manhã cedo, vendo também muitas pessoas a praticar tai chi chuan. E, para completar, não é que estava-se realizando , na cidade, a Expo 2010, a mais bonita das Expos que eu já vi?





















OBS. Como estou com preguiça de escrever, deixo aqui o endereço de um site que tem as informações básicas sobre Shanghai.http://www.janelanaweb.com/viagens/shanghai.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.