terça-feira, junho 22, 2010

Xi 'an - I






















Para mim , foi Xi’an a mais fantástica das cidades chinesas que eu vi. Eu pensava vir à China e visitar Xi’an, no Norte , por dois motivos: por integrar as Rotas da Seda e pelo Exército de Terracotta.. Não imaginava, entretanto, que ela fosse tão inesquecível. Xi’an foi capital da China, durante 11 Dinastias, por 4 mil anos, a partir de 2200 a.C. Hoje é capital da Shaanxi. Xi’an tornou-se uma metrópole supermovimentada por ser a extremidade oriental das Rotas – antigos trajetos comerciais entre a China, no Oriente, e o Império Romano, no Ocidente.        

          





















Esses trajetos influenciaram a China tanto na expansão comercial, quanto na adoção de estilos estrangeiros. Apesar do nome – expressão criada pelo Barão von Richthofen, no século 19 – as Rotas da Seda não negociavam somente essa fantástica e bela invenção chinesa, existente desde 1500 a.C.: negociavam também especiarias, prata, ouro, jade, lãs e até cavalos árabes.Agora, meu sonho de viagem passou a ser o percurso das Rotas da Seda. Devagar vou planejando. Devagar, mas não tanto pela minha idade - um dia eu chego lá!








Descobri, em Xi’na, entretanto, outros lugares fantásticos, como o Muro que cerca o centro da cidade, o Pagode do Pequeno Ganso e o Pagode do Grande Ganso. Os Pagodes tiveram sua origem na Índia, mas foram modificados, ao longo de 1500 anos, na China, tornando-se um dos elementos típicos da arquitetura chinesa.
























O Pagode do Pequeno Ganso, em 709, foi concebido para guardar os sutras, textos sagrados budistas, trazidos da Índia pela Rota da Seda. Sua altura é de 43 metros. Interessante que, em 1487, um terremoto provocou uma fissura de quase 30 cm no seu comprimento. No século seguinte, um tremor de terra “consertou”essa mesma fissura. Está num lugar de vista privilegiada. Vi ali monges budistas de diferentes países.






















O Pagode do Grande Ganso foi construído em 652, em memória da mãe do imperador Gaozong. Sua altura é 64 metros, sendo por fora de alvenaria e, por dentro, de madeira.No hall principal , três estátuas de Buda e dezoito Luohans , ou Arhats, discípulos de Buda, de quem se diz que, em razão da santidade, atingiram o nirvana ao morrer.






















Fora isso, a cidade é bonita, o convívio do novo com o tradicional é harmonioso - e muitos outros lugares e museus merecem ser visitados. O principal mesmo, para mim, continua sendo o Exército de Terracotta – que terão um texto especial, minha emocionada lembrança dele e meu desejo de tornar a vê-lo.



Um comentário:

  1. deve ser emocionante visitar lugares maravilhosos como esses... imagino uma sensação de atravessar as páginas dos livros de história... fantástico!

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.