domingo, fevereiro 28, 2010

Macau e Hong Kong

Estou curiosa para conhecer esses dois lugares que me parecem fascinantes.
Portugal administrou Macau durante 400 anos, período que findou recentemente, em 1999, quando passou, então, a ser Região Administrativa Especial da China.
Estudando sobre essa parte da Ásia, que eu ainda não conheço, encontrei um texto interessante sobre a denominação de Macau.
"... nasce do nome de uma deusa chinesa, muito venerada pelos marinheiros e pescadores, chamada A-Ma ou Ling Ma. Segundo reza a lenda, um barco de pescadores que navegava pelos mares do Sul da China, num calmo dia de céu aberto, foi repentinamente surpreendido por um forte temporal. Com a embarcação à deriva, a esperança dos tripulantes estava quase perdida quando uma bonita jovem, que havia embarcado no último minuto, se levantou e ordenou à tempestade que se acalmasse. Miraculosamente, os ventos pararam de soprar e o mar tranquilizou-se. Todas as embarcações naufragaram, à excepção daquele barco de pescadores que chegaria são e salvo ao porto chinês de Hoi Keang. Depois de pisar terra, a jovem mulher dirigiu-se à Colina da Barra e ascenderia aos céus num halo de luz e perfume, para pasmo de todos os que a observavam. Séculos mais tarde, quando os descobridores portugueses ali chegaram e perguntaram o nome do lugar, os chineses responderam: A-Ma-Gao, a Baía de A-Ma. Palavras que depressa derivaram em Macau." ( http://wikitravel.org/pt/Macau )
O Centro Histórico de Macau é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade - e eu sou uma "perseguidora"de Patrimônios Mundiais. Falta-me, ainda, muito o que estudar sobre a região.

3 comentários:

  1. Oi tia!
    eu trabalho com a Ásia e não conhecia esta história. Vou indicar para os meus alunos! Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Melina,querida! Sobre a Ásia,em 2007 e 2008, vais encontrar vários textos sobre a Índia, país de que gosto tanto. Em 2009, vais encontrar sobre Egito e Israel.Bom trabalho! Sorte dos teus alunos.Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.