sexta-feira, abril 24, 2009

Susan Boyle

Recebi de Ronaldo, meu querido amigo, a indicação de http://www.youtube.com/watch?v=j15caPf1FRk . Já havia lido notícias sobre a performance da cantora escocesa, transformada, de imediato, em famosa, principalmente pela internet, após sua apresentação no reality show Britain's Got Talent, em Glasgow. Confio nas informações e escolhas do Ronaldo, por isso fui ao youtube conferir. Emocionou-me muito a canção e a simplicidade de Susan Boyle. A canção, do musical Os Miseráveis, tem uma letra linda e ela, uma voz fantástica. Além de contribuir com a arte, cantando magnificamente, Susan contribuiu com o debate sobre contradições e sofrimentos gerados por uma cultura obcecado pela aparência. Contribuiu , ainda, para divulgar o texto belíssimo de "Sonhei um sonho".
"Sonhei um sonho
num tempo já acabado,
quando a esperança era grande
e viver valia a pena.
Sonhei que o amor
nunca morreria.
Sonhei que Deus perdoaria.

Eu era, então, jovem e destemido
e sonhos eram feitos,
e usados e desperdiçados.
Não havia resgate a pagar,
nenhuma música sem cantar,
nenhum vinho a saborear.

Mas os tigres vêm à noite,
com suas vozes suaves
como trovão.
Eles despedaçam suas esperanças,
e transformam seu sonho em vergonha.

E ainda assim
eu sonhei que ele viria para mim,
que viveríamos os anos juntos.
Mas existem sonhos
que não se realizam
e tempestades imprevisíveis.

Eu tive um sonho
que minha vida seria
Tão diferente deste inferno
em que estou vivendo,
tão diferente do que parecia.
Agora a vida matou o sonho
que eu sonhei ."

sexta-feira, abril 17, 2009

Pedro e eu





Pedro é filho da minha filha Fabiana. Tem 9 anos. É sensível, esperto e criança. Uma criança bem informada, atualizada ...mas uma criança. Talvez aí resida seu maior encanto. Gosto muito de conversar com ele. Amoroso, muito inteligente e bem educado. Um belo menino. Está visitando nossa Bela União. Como é curioso e observador, está atento a tudo que o rodeia. Brinca bastante com Gonçalo, filho de Ígor, meu sobrinho.
Encontrou os Legos da Infância de Gugu - encantou-se com os modelos antigos desse brinquedo. Sentiu falta dos bonecos e das armas, lamentavelmente os bonecos heróis e as armas agressivas de hoje. Vejo no Pedro de hoje a infância de sua mãe e de seus tios, a infância da Fabianinha e do Fernando, a passagem expressa da minha vida. Envelheço. Para não envelhecer, entretanto, só morrendo cedo . Deus me livre (bati na madeira três vezes). Estou muito bem aqui. Tenho saúde, amor à vida, ânsia de conhecimento e , o que é mais importante, senso de humor, pois, como escreveu Ludwig Wittgenstein:
Humor não é um estado de espírito, mas uma visão de mundo.

quinta-feira, abril 16, 2009

"A vida é assim..."


Há vinte dias, retornei à Bela União dos meus antepassados. Surgiram alguns problemas. Faltou água - seca terrível. Choveu. Faltou luz. Consertaram. Tive enxaqueca - três dias com dor-de-cabeça. Passou tudo felizmente.
Trabalho muito quando estou aqui. Rotineiramente, trabalho muito.Limpar, varrer, cozinhar, lavar, regar plantas, cuidar de jardim, colher frutas, dar comida para cachorros, gatos, patos e galinhas são atividades de todos os dias, atividades dessas que , como dizia minha mãe, a gente faz,faz, faz e , no fim do dia, parece que não fez nada. Só está cansada.Penso muito e escrevo pouco. Leio e estudo. Durmo cedo e acordo cedo também. Recebo algumas visitas, como a de Luís Carlos, meu primo , e Ely, sua mãe, pessoas tão agradáveis e gentis. Sei notícias de familiares e amigos através da internet. Olho cada flor que desabrocha. Reconheço a história de cada árvore. Relembro pessoas que por aqui passaram.
Poucos fatos me tiram dessa rotina. Renovei a CNH. Estive em Santa Maria muito rapidamente. Fui jantar e almoçar com Daudt e Maria, meus amigos-irmãos. Encontrei, no almoço, amigos queridos: Adalberto e Vera, Luís Antônio e Téssia, Hugo e Carmem, Márcio, Simone, Suzana, Afrânio. Lamentei não encontrar outros tantos amigos, mas precisava voltar logo.
Nos fins-de-semana, estou com Mile, meu irmão, e Igor, Lílian, Gonçalo e Isadora, meus sobrinhos . Convívio pleno e agradável.
Sinto saudades de meus filhos, principalmente da infância deles. Sinto saudade do que poderia ter sido e não foi. Vivo um período de nostalgia e de recolhimento – talvez mudança de rota, fechamento de ciclo ou o viver simplesmente.
Bem....vou arrumar a minha mala. As passagens já estão compradas.
"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim, esquenta e esfria, aperta e
depois afrouxa, aquieta e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa

terça-feira, abril 07, 2009

Recordações

"Momento imperceptível,
Que coisa foste, que há
Já em mim qualquer coisa
Que nunca passará?
Sei que, passados anos,
O que isto é lembrarei,
Sem saber já o que era,
Que até já o não sei.
Mas, nada só que fosse,
Fica dele um ficar

Que será suave ainda

Quando eu o não lembrar."Fernando Pessoa

Mi dispiace...!





Temos água na Bela União. Choveu 60 milímetros. Chuva forte , em alguns momentos , com granizo e ventania. E o vento fez alguns postes caírem e ficamos sem eletricidade, durante dois dias - e sem internet , é claro. Nada demais comparado com a situação de Abruzzo. Leio , com profunda tristeza, sobre o terremoto na Itália. Sei que minhas pessoas queridas, que vivem naquele país, nada sofreram diretamente. Todos nós, entretanto, sofremos com a perda e a dor de tantas pessoas e a destruição de lugares históricos. Coragem e solidariedade é o que podemos desejar e oferecer nesta hora.

sexta-feira, abril 03, 2009

O sertão nosso destes dias





















Faz já algumas semanas que não chove aqui, na Bela União. Terminou o março sem as "águas de março". As plantas mostram sinais evidentes de sofrimento - déficit hídrico, diria o Afrânio. Os gramados trocam o verde-vivo por um cinza-triste. Os campos começam a perder vitalidade e a escurecer. À noite, faz frio; durante o dia, calor. Lembro-me do sertão da Bahia - e recordo as dificuldades das gentes daquele lugar. Ontem fui à cidade buscar água potável para uso doméstico. Minha primeira leitura da manhã é a previsão do tempo, que não nos acena com chuvas para os próximos dias. Olho o céu azul - azul, sem nuvens, e a desesperança ofusca a beleza. Mas um dia vai chover, pois, como dizia "seu" Armando, desde que o mundo é mundo sempre choveu. Precisa-se de paciência.




















"Deus costuma usar a solidão
Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio,
quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio
para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo, para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida."

Fernando Pessoa