quarta-feira, novembro 04, 2009

Construção de projetos para 2010

Penúltimo mês do ano. Hora de projetar 2010. Os três primeiros meses não implicam muito tempo de estudo : espaços já conhecidos.
Para os meses seguintes, o projeto de uma visita demorada à China ocupa meu tempo maior de preparação e estudo. Começo sempre pela Geografia Física . Sinto a necessidade de situar-me no espaço. Ron, que esteve lá em 2009, ajuda-me, agregando muitas informações. Aos poucos, situo-me também no tempo, através de elementos da História. Faz-me falta um quadro de referências para ver melhor. A partir daí, a cultura e a arte tornam-se meus focos principais.
Prometo a vocês, Pedro e Massimo, que escreverei muito sobre esse país, que já me parece fantástico.
"Antes de nós nos mesmos arvoredos
Passou o vento, quando havia vento,
E as folhas não falavam
De outro modo do que hoje.
Passamos e agitamo-nos debalde.
Não fazemos mais ruído no que existe
Do que as folhas das árvores
Ou os passos do vento."
Fernando Pessoa