quarta-feira, março 11, 2009

Sobre meu Curriculum Religioso

Índia - Golden Temple

Não sou uma pessoa "seriamente" religiosa, mas estou ficando bem informada sobre Religiões. Na Índia, tracei onde nasceu Buda, onde Ele se iluminou e os principais Templos Budistas e Induístas.Como convém , fiz uma refeição no Golden Temple, o locus sagrado dos Sikhs, em Amritzia. Toquei na água de rios sagrados, como Ganges e Caverii, e de lagos sagrados, como o de Pushkar. Vi a estátua Gomateshwara, sagrada para os Jains. Conheci uma parte, ainda que pequena, do Caminho de Santiago...andando....de carro,é claro!


Local de Batismo de Santa Lídia : Grécia
Fui ao Templo de Kanchipuran - verdade que fiquei mais tempo comprando as famosas sedas locais do que orando. (Re)batizei-me no Rio Jordão. Visitei o Vaticano em Roma; a sede da Igreja Ortodoxa Grega em Istanbul; o Templo do Dalai Lama em Darmsala; o Centro Mundial da Fé Baha'i na Terra Santa. Fui a Fátima , a Lourdes, à Aparecida do Norte, à Medianeira de Santa Maria. Só casa da Virgem Maria, visitei três: em Éfesos, na Turquia; em Loretto, na Itália; em Nazareth, na Terra Santa. Fui a Salt Lake City, em Utah, e visitei, até onde me permitiram, o majestoso Templo dos Mórmons. Comprei doces conventuais em Portugal e na Espanha.Acompanhei procissões e romarias.


Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe no México

Andei por onde andou o Apóstolo Paulo de Tarso, no Norte da Grécia e o Apóstolo Tomé, no Sul da Índia. Visitei o Monte Sinai e a Antiga Macedônia, hoje parte do território de vários países: Norte da Grécia, Sul da Bulgária, Iuguslávia e Turquia.  Participei de Romarias da Terra e de procissões católicas no sertão ( Pe. Ramón, meu querido amigo, é testemunha disso!). No 2 de fevereiro , levei flores para Iemanjá. Fui a festas e a rituais de Candomblé durante os sete anos em que morei na Bahia. Visitei Assis, Padova, Ávila, Luján, Santiago de Compostela e dezenas mais de cidades de santas e santos. Comprei olho grego, figa, mão de Fátima e rosário.Li e reli a Bíblia antes de viajar para Egito, Israel e Palestina. 



Igreja das Carmelitas na República de Malta

Visitei centenas de Igrejas, Mesquitas, Sinagogas ,Templos, Terreiros. Fui benzida com brasas, com ramos verdes, com plantas sagradas. Fiz promessas e paguei-as. Inventei orações para turbulências aéreas e aprendi muitas simpatias antigasEscrevo esse relato para tranquilizar meus netos de que tenho um bom "Curriculum Espiritual" - o único curriculum que me interessa agora, porque pode contar pontos pós - vida na terra. E , se nada existir depois desta vida, fica a certeza de que me diverti muito em todas as viagens.



Catedral de Segóvia - Espanha

PS. Este texto é de 2009. Meu Curriculum Religioso cresceu muito nestes últimos 9 anos - ficou de fazer inveja a muito Curriculo Lattes! Pensei em atualizá-lo;  preferi, no entanto,  deixá-lo como estava naquele ano porque tive medo de ser chamada, urgentemente, para santificação

2 comentários:

  1. Anônimo7:11 PM

    Faltou Èfesos: Casa da Virgem Maria,Turquia.

    ResponderExcluir
  2. Já acrescentei - e fizeste eu me lembrar de outras. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.