segunda-feira, julho 07, 2008

Anandpur Sahib





















Uma pequena cidade, distante 75 km de Chandigarh, foi minha próxima visita, depois de três horas de viagem – portanto com uma média de 25 km/h. Anandpur Sahib possui um conjunto de fortes que servia para proteger a rota de Delhi a Lajore - mais tarde Lajore passou a fazer parte do Paquistão.É conhecida como Cidade dos Templos Sikhs, abrigando inclusive uma das quatro sedes principais do Sikismo – as outras três estão em Amritsia. 























Encantei-me com o Fatehgarh Fort e com o Templo que está junto a ele . Nesta cidade, realiza-se um Festival ( mar/abr) que eu gostaria de ver: o Hola Mohalla, quando os descendentes dos guardas pessoais dos Gurus Sikhs fazem apresentações para demonstrar suas habilidades marciais, como , por exemplo, as exibições de esgrima. Pena que a visibilidade não era boa e a minha máquina fotográfica não é “ uma brastemp” porque a visão das colinas Shivalik é estupenda - e eu gostaria de tê-la fixado.























De Chandigard a Dharmsala, foram dez horas de viagem, com dificuldades de encontrar café ou banheiro. Num momento de urgência, cheguei num bar e perguntei a um velho senhor de barbas brancas se poderia usar o banheiro. Ele foi muito gentil e indicou o amplo espaço de mata que semicircundava sua casa. Usei, assim , um belo banheiro com ampla visão das montanhas do Himalaya.






















Faltando 40 km para chegar a Dharmsala, Fabrício telefonou-me, avisando que estava com a chave do Hotel , já que era aniversário do Dalai Lama e , por isso, em Mc Load Ganj tudo estava fechado. Como é estrada de montanha, esses 40 km foram percorridos em 2h20min. Uma alegria imensa chegar a Mc Load, encontrar Fabrício, ver montanhas enfeitadas para o aniversário ilustre e rever amigos e lugares tão bonitos. As pessoas daqui perguntam por Gugu e mostram- se felizes porque voltei. Sinto-me feliz também.

PS. Hoje amanheceu chovendo. Talvez nao seja possivel viajar amanha para Chamba Valley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.