sábado, maio 03, 2008

Valle d' Aosta





Decidi , em Barcelona, arrivare a Torino, cidade em que eu já estivera, e permanecer, por dois dias, na Região de Piemonte a fim de conhecer o Valle d 'Aosta e a cidade de Aosta, uma parte da Itália em que eu não havia ainda estado. Nesta primeira foto, vê-se o Forte di Bardi.





Bela decisão. Bela recordação. O passeio ao Valle foi um dos mais bonitos que fiz ( meu Brunello di Montalcino!). Maravilhoso mesmo.








O Valle é fantástico. Está incrustrado na cadeia de montanhas dos Alpes. Essas montanhas ora se aproximam , ao estreitar-se o Valle, ora se afastam , quando ele se alarga. Elas mostram formatos e cores diversas : das brancas , cobertas de neve, às cobertas pelo verde-escuro dos pinus.




E são tantos os castelos e os fortes na região. Fantástico o Forte di Bardi, com uma vista imensa das proximidades. Visitei o Castelo de Fenis - conservado e bonito, como se pode ver na foto postada ao lado. Tem ali um Museu bem interessante.







A cidade de Aosta encanta. Capital da Província e originada de Augusta Pretoria( 25 anos a.C.), oferece muito o que ver aos visitantes ( http://www.regione.vda.it/ ).
Estupenda é sua arquitetura e sua história. E ainda estão , por todos os lados, licores, pães, massas, salames, queijos, cogumelos e artesanatos de madeira lindos que "enfeitam " as vitrines.
As informações estão em italiano e francês, evidenciando a forte e histórica relação dessa região com a França.
Tenho um desejo intenso de voltar a esses lugares. Pode ser que volte um dia. Sei que ficaria feliz em voltar.