terça-feira, maio 27, 2008

Sicilia - Bagheria e Cefalu













































Ontem , de manha cedo, fui à Estaçao Central de Palermo, comprei um bilhete de ida e volta a Cefalu, já decidida a permanecer algumas horas em Bagheria, que fica no mesmo caminho. Eu tinha dois motivos para chegar nessa cidade: a exposição de Renato Guttuso, pintor siciliano, e a Casa dos Monstros, na verdade é a Villa Palagonia, um palácio barroco, que teve sua construção iniciada em 1715.
Demorei-me três horas em Bagheria, tempo maior vendo a exposição, que está no Museo Guttuso, na antiga Villa Cattolica. Alguns quadros não me encantaram; outros, amei de paixão – foram os que fotografei - e algumas fotos serão postadas aqui. A Vila dos Monstros , se não assusta, diverte e informa. É muito interessante a pequena igreja, o palácio, o intorno e o interno, enfim a arquitetura e a imaginação de quem a concebeu assim – http://www.villapalagonia.it/
De Bagheria , fui a Cefalu – uma hora de trem.
Cefalu é fantástica. Fotografia não dá conta de sua beleza. Construída entre o mar e uma montanha rochosa, muito próxima tanto de um quanto de outro, tem uma Catedral que impera no centro histórico. Muitos cafés, muitos restaurantes e lojas, muito turística a cidade. Linda mesmo.
Voltei à noite para Palermo. Exausta!